Eric Arthur Blair, sob pseudônimo de George Orwell, nasceu no dia 25 de Junho de 1903, em Motihari, Índia. Filho de Richard Walmesley Blair, funcionário do Departamento de Ópio do Serviço Civil Indiano, e Ida Mabel Blair, de origem francesa, cresceu na Birmânia, tendo também duas irmãs: a Marjorie, cinco anos mais velha, e a Avril, cinco anos mais jovem. 

Mudou-se para a Inglaterra muito jovem, e quando completara cinco anos de idade, passou a frequentar um internato em Henley-on-Thames, onde Marjorie já havia sido matriculada. Tratava-se de um convento católico dirigido por irmãs Ursulinas francesas, exiladas de seu país de origem após o ensino religioso ter sido banido de lá em 1903. Sua mãe queria que ele fosse educado em uma escola privada, mas a família não era rica o suficiente para pagar as taxas, fazendo-se necessário que conseguisse uma bolsa de estudos. 

Na escola São Cipriano, posteriormente, Blair conheceu Cyril Connolly, que também se tornaria um escritor notável e que, como editor da revista Horizon, publicou muitos dos ensaios de Orwell. Enquanto esteve na escola, Blair escreveu dois poemas que foram publicados no Henley and South Oxfordshire Standard, um jornal local que ficou em segundo lugar (atrás de Connolly) no Prémio de História Harrow, onde teve o seu trabalho elogiado pelo examinador externo da escola, e ganhou bolsas de estudo para o Wellington College e o Eton College, dois dos mais distintos internatos ingleses. Porém, em 1922, recusou a bolsa para a universidade, voltando assim à Índia para trabalhar na polícia imperial.

A vida enquanto policia imperial trouxe responsabilidades consideráveis para o jovem Blair enquanto a maioria dos seus conhecidos estava na universidade na Inglaterra. Quando ele foi enviado para Twante como oficial sub-divisional, era responsável pela segurança de cerca de 200.000 pessoas. No final de 1924, foi promovido a Assistente de Superintendente Distrital e enviado para Sirião, mais perto de Rangum. Em setembro de 1925, foi para Insein, onde se localiza a segunda maior prisão de Burma. Em Insein mantinha "longas conversas sobre todos os assuntos possíveis" com uma amiga jornalista, Maria Elisa Langford-Era, que observou o seu "senso de justiça absoluta nos mínimos detalhes".

Em Abril de 1926, mudou-se para Moulmein, onde morava a sua avó. No final daquele ano, foi para Katha onde, em 1927, contraiu dengue. Ele tinha o direito de voltar para Inglaterra naquele ano e, devido à doença, foi autorizado a voltar para casa ainda mais cedo, em julho. Enquanto estava de licença na Inglaterra no ano de 1927, reavaliou a sua vida e demitiu-se da Polícia Imperial Indiana com a intenção de se tornar escritor. A sua experiência como policia em Burma inspirou o romance Burmese Days (1934) e os ensaios "A Hanging" (1931) e "Shooting an Elephant" (1936).
Acabou, assim, retornando à Inglaterra em 1928. Vivendo na pobreza - chega mesmo à mendicância -, vagando por Londres e Paris até meados de 1930. Em 1933, publica seu primeiro livro, Na Pior em Paris e Londres.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Orwell trabalha como correspondente de guerra para a BBC. Em 1945, publica A Revolução dos Bichos, até hoje sua obra mais popular. 

Ao longo de sua trajetória, George Orwell conquistou espaço como escritor e jornalista inglês, tornando-se um marco por sua inteligência perspicaz e bem-humorada. Considerado talvez o melhor cronista da cultura inglesa do século XX, Orwell se dedicou a escrever ficção, artigos jornalísticos polémicos, crítica literária e poesia

George Orwell morreu em 1950, aos 46 anos de idade, na Inglaterra, em consequência de uma tuberculose. 

Bibliografia
Romances:
• Dias na Birmânia - Burmese Days (1934);
• A Filha do Reverendo - A Clergyman's Daughter (1935);
• Mantenha o Sistema (O Vil Metal) - Keep the Aspidistra Flying (1936);
• Um Pouco de Ar, Por Favor! (Na sombra de 1984) - Coming up for Air (1939);
• A Revolução dos Bichos (O Triunfo dos Porcos) - Animal Farm (1945);
• 1984 (Mil Novecentos e Oitenta e Quatro) - Nineteen Eighty-Four (1949).

Livros de Não-Ficção:
• Na Pior em Paris e Londres (Na Penúria em Paris e Londres) - Down and Out in Paris and London (1933);
• A caminho de Wigan - The Road to Wigan Pier (1937);
• Lutando na Espanha (Homenagem à Catalunha) - Homage to Catalonia (1938).

2 Comentários

  1. Eu preciso ler um livro dele urgentemente! Muitas amigas minhas são apaixonadas por ele e eu não sei o motivo. HUAHAU.
    Adorei as informações do escritor e o post!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Alguns livros desse escritor me tem o interesse :)
    E ótimo saber mais sobre ele *-*

    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!