Olá, blogueiros e leitores assíduos! õ/
Finalmente estamos dando início ao nosso Book Blogger Hop, uma coluna bastante conhecida e super querida por todos. E, claro, nós do Universo Literário não poderíamos ficar de fora dessa. :) Então vamos lá?
O Book Blogger Hop é um meme criado pelas meninas do Murphy's Library. Toda semana elas lançam uma pergunta sobre o universo dos livros, e cabe à nós, blogueiros, responder a mesma de forma clara, expressando nossa opinião acerca do assunto discutido.
A pergunta desta semana é:
Qual sua opinião sobre clichês?
Fran: Clichê é algo que acabamos encontrando inevitavelmente em grande parte das narrativas. Mas o que torna o livro realmente chato é o excesso de seu uso. Entretanto, se o autor souber articular isso de forma que torne sua obra diferente, certamente encontraremos um enredo denso e cheio de surpresas, o que com certeza nos dará uma grande satisfação. O que não rola, pelo menos para mim, é algo relativo e repetitivo, que tenha se tornado previsível demais dentro do contexto, sem mais.
Isa: Acho que é inevitável a maioria das histórias não terem ao menos uma pontinha de clichê... É claro que é bacana vermos o fim seguindo aquela trajetória já implícita na nossa mente. Interessante é o autor de cada obra saber sair do clichê quando necessário ou até mesmo brincar com ele, notar que está fazendo uso do mesmo e se utilizar disso em prol de uma narrativa com grandes surpresas. Afinal, deve-se levar em conta uma forma de não prejudicar o teor do que ele estava se propondo a transmitir na sua criação.
E vocês, o que acham a respeito dos ''clichês''? :)
Eu acho que clichês são meio que inevitáveis, já que com tantos livros que temos hoje em dia, é bem difícil encontrar um com um tema 100% original.
ResponderExcluirAs vezes é até necessário pra um desenrolar da história que a gente queira, como a Fran disse, o ruim é o excesso do uso! (:
Beijinhos
Michelle, Minha Bagunça
É bem por aí mesmo. Nós temos uma tendência meio arrogante a condenar todo e qualquer tipo de clichê a priori, mas a gente não percebe que é praticamente impossível redigir uma obra completamente isenta desses lugares-comuns. A chave, como vocês mesmas disseram, é saber balancear essas banalidades com sacadas inteligentes e inesperadas: é daí que surgem os bons romances.
ResponderExcluir=*
Livros, letras e metas
Muitos livros hoje em dia a maioria são clichês, mais as vezes isso é usado demais.
ResponderExcluirMuito interessante essa pergunta. *-*
Beijos meninas :*
Natalia.
# musicas, livros e blábláblá