Olá, blogueiros e leitores assíduos!  õ/

Finalmente estamos dando início ao nosso Book Blogger Hop, uma coluna bastante conhecida e super querida por todos. E, claro, nós do Universo Literário não poderíamos ficar de fora dessa.  :)  Então vamos lá?
  

  Book Blogger Hop é um meme criado pelas meninas do Murphy's Library. Toda semana elas lançam uma pergunta sobre o universo dos livros, e cabe à nós, blogueiros, responder a mesma de forma clara, expressando nossa opinião acerca do assunto discutido.

A pergunta desta semana é:
Qual sua opinião sobre clichês?
Fran: Clichê é algo que acabamos encontrando inevitavelmente em grande parte das narrativas. Mas o que torna o livro realmente chato é o excesso de seu uso. Entretanto, se o autor souber articular isso de forma que torne sua obra diferente, certamente encontraremos um enredo denso e cheio de surpresas, o que com certeza nos dará uma grande satisfação. O que não rola, pelo menos para mim, é algo relativo e repetitivo, que tenha se tornado previsível demais dentro do contexto, sem mais.

Isa: Acho que é inevitável a maioria das histórias não terem ao menos uma pontinha de clichê... É claro que é bacana vermos o fim seguindo aquela trajetória já implícita na nossa mente. Interessante é o autor de cada obra saber sair do clichê quando necessário ou até mesmo brincar com ele, notar que está fazendo uso do mesmo e se utilizar disso em prol de uma narrativa com grandes surpresas. Afinal, deve-se levar em conta uma forma de não prejudicar o teor do que ele estava se propondo a transmitir na sua criação.



E vocês, o que acham a respeito dos ''clichês''?  :)

3 Comentários

  1. Eu acho que clichês são meio que inevitáveis, já que com tantos livros que temos hoje em dia, é bem difícil encontrar um com um tema 100% original.
    As vezes é até necessário pra um desenrolar da história que a gente queira, como a Fran disse, o ruim é o excesso do uso! (:
    Beijinhos
    Michelle, Minha Bagunça

    ResponderExcluir
  2. É bem por aí mesmo. Nós temos uma tendência meio arrogante a condenar todo e qualquer tipo de clichê a priori, mas a gente não percebe que é praticamente impossível redigir uma obra completamente isenta desses lugares-comuns. A chave, como vocês mesmas disseram, é saber balancear essas banalidades com sacadas inteligentes e inesperadas: é daí que surgem os bons romances.

    =*
    Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  3. Muitos livros hoje em dia a maioria são clichês, mais as vezes isso é usado demais.


    Muito interessante essa pergunta. *-*

    Beijos meninas :*
    Natalia.
    # musicas, livros e blábláblá

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!