"Incendiário", obra de Chris Cleave, autor de "Pequena Abelha", mostra a dor de uma mulher inglesa de classe média baixa que perde o marido e o filho num atentado promovido por Osama Bin Laden, porém o escritor evitou o maniqueísmo. Em vez de simplesmente satanizar o terrorista e líder da Al Qaeda, Cleave leva o leitor a questionar as relações entre Oriente e Ocidente através do sofrimento de sua protagonista e narradora.
Esta mulher, cujo nome nunca é revelado, tinha no filho e no marido os seus únicos vínculos familiares. Eles estão no estádio onde acontece a final de futebol entre o Arsenal e o Chelsea, os dois mais populares times de futebol ingleses. Ela assiste à explosão pela TV e, arrasada, resolve escrever para o terrorista. "Incendiário" é construído como uma catarse desta personagem: o fluxo contínuo de narrativa, quase sem vírgulas e pontos, deixa isso bastante claro. Em um trabalho minucioso, Cleave também cometeu erros gramaticais propositais, deixando pistas do grau do baixo grau de instrução de sua personagem. A baixa escolaridade, aliás, amplia o impacto de suas descobertas em meio ao luto. Seu anonimato também mostra como ela é uma sem nome num mundo em que as identidades estão cada vez mais esgarçadas.

Olá, pessoal! 
Hoje a indicação está "MUITO bem indicada". Tendo esse livro na minha wishlist, não pude deixar de, ao passar os olhos, não indicá-lo aqui. Através do fato da comparação e questionamento acerca das relações ocidentais e orientais, posto que nos dias atuais são nutridas de preconceitos e até mesmo certa rejeição por parte de alguns, Chris Cleave nos leva à uma historia de reflexão e, acima de tudo, intercontextualidade.
A característica intrínseca da história é mostrar também que não é algo que aconteceu pura e simplesmente, e sim, passar a imagem de que é uma narrativa que poderia muito bem se aplicar à qualquer família, trajetória, pessoas, independendo de suas origens ou classes sociais. Se sente o medo, a incerteza, a emoção e todos os sentimentos da personagem. Certamente um livro que transmite mensagens valiosas.

Com uma dinâmica assim, quero logo, logo ler e poder trazer à vocês uma prazerosa resenha.

Um abraço e boa semana à todos vocês! ;)

2 Comentários

  1. Sou louca para ler o Pequena Abelha, está na minha lista à séculos, mas sempre vou deixando para depois. Esse parece ser bacana também, e o nome não me é estranho mas creio estar confundido com outra coisa.

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu ainda não li Pequena Abelha? Mas morro de vontade!!
    Tá na minha lista interminável faz tempo.. Um dia eu leio! \o/
    Muito boa sua indicação, não conhecia esse livro, acaba de ir pra lista também ;)

    Beijos

    http://livrosetsurus.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!