Título: Um Dia 

Autor: David Nicholls
Edição: 1/2011
Editora: Intríseca
Páginas: 416
ISBN: 9788580570458

Um Dia, escrito por David Nicholls, é um livro bastante profundo e intenso, do tipo que fixa na mente (e também no coração), e o faz refletir. 

No enredo somos apresentados à Emma Morley e Dexter Mayhew. A história deles dá início no dia 15 de julho de 1988. Ambos haviam acabado de concluir suas respectivas graduações, e a festa de formatura parecia o momento perfeito para uma aproximação. Mas eis que o destino reserva algo que vai além de apenas uma noite juntos. Dex e Em tornaram-se grandes amigos... o tipo de amizade que nem a distância poderia separar; o tipo de amizade que dificilmente encontramos. Uma mescla de amor, companheirismo, lealdade, e uma boa pitada de paixão, sentimento na qual eles acreditaram ter se perdido com o tempo, já que ambos seguiram caminhos diferentes. 

Vinte anos. Vinte anos de decepções, conquistas, amores não correspondidos, drogas, bebidas, fracassos, alegrias, surpresas, emoções. Independente de estarem juntos ou não, ambos viveram tudo isso juntos, em um laço singular e aparentemente inquebrável, onde, de forma relutante, eles mesmos não conseguiam enxergar o sentido de tanto sentimento. 

A obra é dividida em cinco partes, e possui ao todo vinte e três capítulos bem completos, densos e  instigantes. Cada um deles se refere aos fatos ocorridos na data 15 de julho de cada ano, em uma espécie de tempo cronológico, indo de 1988 a 2007. Vale salientar que, por ser uma descrição e narração dos acontecimentos daquela determinada data, o capítulo torna-se um pouco extenso por vezes. Contudo, a leitura é tão estimulante, que você mal percebe com exatidão o foliar das páginas, que acaba fluindo de forma rápida e ao mesmo tempo penetrante.

É importante frisar, porém, que existem muitos fatos durante os anos descritos. A leitura flui levemente sim, mas também de forma atenta. Este é o tipo de livro na qual você procura aproveitar cada trecho, cada passagem. Perder uma simples frase pode dar a sensação de vazio, de que algo ficou para trás. É importante que você se deixe levar, e que dê espaço para que a história invada sua vida de forma plena, coisa que o autor soube fazer lindamente. 

Um Dia é original, diferente, emocionante e visceral. Acaba se encaixando de forma assustadora com a vida de muito leitor afora – inclusive com a minha. Você passa a fazer parte da história, acaba se emocionando, sentindo raiva de certas ações, e, como bom leitor, tenta dar uma solução simples e rápida aos problemas um tanto banais, mas inevitáveis na vida desses dois grandes protagonistas. Um enredo arrebatador, que surpreende, te pega desprevenido, e te choca.

Além desses pontos importantes, também gostaria de enfatizar que os personagens da trama foram muito bem elaborados. Não apenas o Dexter e a Emma, mas também os personagens secundários, como o Ian, os pais dos Dex, a Sylvie e Jasmine (na qual vocês saberão melhor quem são assim que fizeram a leitura), por exemplo. Todos são muito bem colocados e descritos.

Outra coisa importante é que... bem, preparem-se! Vocês se surpreenderão. Talvez acreditem que não, mas fatos totalmente inesperados irão acontecer, principalmente nas últimas cem páginas. Reviravoltas e muitas coisas mais te esperam, podem apostar (essa sou eu atiçando a curiosidade alheia!)! E, após isso, você reflete... porque, acreditem caros leitores, o enredo fixa em sua mente, deixando marcar sem iguais.

Por fim, quero acrescentar que foi extremamente difícil falar sobre um livro tão bom. É de fato complicado transparecer uma opinião acerca de um livro tão diferente (e semelhante à vida), dotado de uma pluralidade incomum que acabou me pegando desprevenida, e me proporcionando uma imensa satisfação. Provavelmente minha resenha não ficou à altura da narrativa de David Nicholls, mas, mesmo assim, espero que eu tenha sido clara o bastante para dizer que Um Dia é um livro maravilhoso e indescritível, na qual todos deveriam ler.

Trecho:
''Emma se imaginou passando a noite no barulhento sofá de couro preto modulado de Dexter, a cabeça girando por conta do álcool e de sua confusão, e decidiu que a vida já estava complicada demais. Tomou uma decisão firme, o tipo de decisão que vinha tomando quase diariamente naqueles dias. Chega de dormir fora, chega de escrever poesias, chega de perder tempo. Era hora de dar sentido à vida. Hora de começar de novo. ''
Pág. 79
 (Nota: Excelente!)

8 Comentários

  1. Que lindo :D
    Estou louca para ter esse livro :)
    Muito emocionante, já que me falaram muito dele rsrsrs"

    Beijos, prima :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Puxa, amei a resenha. Tudo que Francielle falou é a mais pura verdade! Particularmente, Um dia se tornou um dos melhores livros do ano. Atualmente é meu filho predileto, mas não por ser clichê. Clichê é algo que não existe nesse livro. Vale muito a pena mesmo. Bela resenha, Fran! :D

    ResponderExcluir
  3. sem palavras pra esse livro! Fazia um bom tempo que não lia algo TÃO BOM! É do tipo de livro que eu amo. Dá pra se divertir e sofrer lendo. Dá pra viver o livro. Eu gosto de ler e poder dizer 'isso acontece'. 'Um Dia' é excelente, e por isso é best seller.

    beeeijão Fran ♥

    ResponderExcluir
  4. Deve ser muito bom mesmo esse livro *-*
    Acho que vou acabar vendo o filme primeiro, ta meio difícil de conseguir o livro =/
    Ameiii a sua resenha!

    Bjs...
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran!
    Que resenha foi essa? Incrível!
    Confesso que não gosto da capa desse livro, mas vejo tantas resenhas ótimas dele que tenho uma vontade imensa de lê-lo. Sem contar que quero assistir o filmes também, mas primeiro ler KLJDSLKJDS ou seja, irei lê-lo de qualquer forma, ainda mais depois da curiosidade que tu despertou em mim com a resenha JKDSJAS

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me parece ser bom
    Sempre tem comentarios positivos ao seu respeito

    Participe!
    http://migre.me/695u1

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ótima resenha de um ótimo livro! Como você falou, o leitor se identifica com o livro, acho impossível não acontecer isso com todo mundo, já que trata dos problemas de vida que todo mundo passa/passou/passará. Realmente Um Dia foi uma das melhores coisas que li em 2011!

    ResponderExcluir
  8. A obra parece ser muito envolvente, é bem o tipo de leituras que me deixam em profundo êxtase. Fiquei louco pra ler... Adorei a indicação, e parabéns pelo trabalho.

    Beijos ;)

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!