Recentemente, o Universo fechou parceria com a Fabiane Ribeiro. Além de Escritora ela também é Médica Veterinária. Como autora nacional, já possui dois livros publicados no mercado literário, intitulados de Corações em Fase Terminal* e Xadrez* , respectivamente. Eu, claro, não perdi tempo e fiz uma entrevista com a nossa autora parceira, e adoraria compartilhar isso com vocês.  :)  Mas antes, gostaria de dizer que ficamos muito felizes com a oportunidade que a nós (falo em nome de todo o blog) foi dada. Desejamos muito sucesso à Fabiane (que por sinal é muito simpática), e quero avisar aos nossos leitores que em breve teremos resenha de um dos livros dela aqui no blog, então fiquem ligados! Vamos à entrevista, então?


Universo: Fabiane, conte-nos um pouco sobre você. Como começou sua relação com a escrita?
Fabiane Ribeiro: Eu sempre amei ler e escrever, mas confesso que nunca sonhei em ser escritora. Eu estava no quarto ano de faculdade de Medicina Veterinária, quando fiquei doente e parei os estudos por um tempinho. Nessa época, em meio a momentos difíceis, escrevi dois livros. Um deles é o romance “Xadrez”, minha primeira obra publicada. Desde então, a literatura passou a fazer parte da minha vida e dos meus sonhos. Eu diria que sou alguém que acredita, acima de tudo, que cada um tem um caminho a trilhar, que o fará contribuir de alguma forma com o mundo. Então, resumindo, tento passar algo de bom através de histórias e personagens. Sou médica veterinária e escritora, apaixonada pelos animais e pelas palavras.

Universo: Você já imaginou algum dia ter a chance de publicar romances seus?
Fabiane Ribeiro: Sinceramente, não. Como eu disse, foi algo que surgiu em minha vida e eu não poderia ser mais grata a tudo que aconteceu até hoje. Mas, às vezes, me pego pensando em como tudo mudou desde que comecei a escrever há quase três anos. Eu não imaginaria que fosse publicar meus romances.

Universo: Qual a sensação vivida ao término da sua primeira obra? E como foi sua entrada no mercado literário?
Fabiane Ribeiro: É indescritível! É a boa e velha sensação de dever cumprido, mas multiplicada! Sinto-me muito feliz sempre que termino um novo trabalho, mas também fico ansiosa para que os leitores possam ter a chance de lê-lo logo, o que geralmente acaba demorando um pouco.
A entrada no mercado é sempre complicada. Encontrar uma editora comercial, que tivesse interesse em “bancar” a edição do “Xadrez” foi bem difícil. Sou muito ansiosa e esperei por um ano até receber meu “sim”, então foi complicado esse processo de espera. Entretanto, agora também está sendo um desafio. Estou com duas obras publicadas, batalhando a cada dia para conquistar leitores e fazer meu nome ficar conhecido. Creio que esta etapa que estou vivendo seja a mais desafiadora.

Universo: Fale um pouco sobre os romances que você já publicou. Conte-nos também o que no geral te inspira.
Fabiane Ribeiro: ''Xadrez'' é a história de uma garota de oito anos que vive na Inglaterra do pós-guerra. Ela é separada dos pais e passa a viver uma nova e dura realidade, com um novo casal. Entretanto, o último presente que ela ganha do pai é um jogo de xadrez. Em sua nova vida, ela passa por momentos muitos difíceis, mas devido à sua fé inabalável, pessoas especiais cruzam seu caminho para ajudá-la. Uma dessas pessoas é Pepeu, que passa a ser seu companheiro para as partidas de xadrez, salvando-a da solidão. E devido à ligação que o jogo representa entre ela e os amados pais, que estão distantes, ela passa a sonhar com um Reino Xadrez, no qual é livre, onde faz amizade com as peças do jogo, que também a ajudam nas dificuldades de sua nova vida.
Meu segundo livro é ''Corações em Fase Terminal''. Ele conta a história de Cátia, uma dependente química que, após quase acabar com a própria vida, acorda em uma nova realidade, com o coração preso e manchado em uma caixa, e uma imagem real de si própria presa a um espelho repugnante. Sua missão passa a ser cuidar de seu coração, assim como todos naquele estranho lugar. No caminho ela encontra lições sobre: família, amizade, amor (sim, tem romance!), separações, escolhas, e descobre que as respostas para sua cura estão e sempre estiveram em seu interior.
O que me inspira é a vida! A minha inspiração vem de tudo ao meu redor, tudo o que já vivi, e tudo o que estava vivendo no momento em que escrevi o livro.

Universo: Qual dos seus livros precisou de um tempo maior para ser finalizado? E por quê?
Fabiane Ribeiro: Xadrez. Primeiramente, por ele ser mais longo, e também porque ele era mais detalhado e denso. Eu tenho alguns livros escritos, mas falando especificamente dos dois publicados, o Xadrez levou sete meses para ser concluído (ele tem 384 páginas), e o Corações em Fase Terminal foi um desafio que lancei a mim mesma, de escrever um livro em uma semana (ele tem 117 páginas).

Universo: Você possui um momento certo para escrever? Ou simplesmente não há uma rotina exata? Fale-nos sobre.
Fabiane Ribeiro: Eu escrevo sempre que dá tempo, mas quando começo um livro, tento focar-me o máximo possível nisso. Gosto muito de escrever durante a noite, mas nem sempre é possível. Porém, gosto de já ter tudo esboçado. A escrita final só acontece quando as ideias estão prontas.

Universo: Há algum projeto em mente? Se possível, fale um pouco sobre. Se não, conte-nos um sonho como escritora.
Fabiane Ribeiro: Sim, muitos. Tenho mais de 30 livros esboçados! Eu estava iniciando alguns projetos que envolvem drama e suspense, mas não sei qual será meu próximo livro publicado, pois já tenho outros prontos, esperando a hora certa para a publicação.

Universo: Gostaria, por favor, de deixar algum recado para os leitores do blog?
Fabiane Ribeiro: Agradeço a oportunidade e o espaço para divulgar meu trabalho no blog. E quero dizer para todos os leitores: vivam seus sonhos e não deixem nunca de acreditar que a vida nos reserva boas surpresas!

www.fabianeribeiro.com.br
www.reinoxadrez.blogspot.com
@fabiribeirovet
 


*Os links levam às respectivas páginas de cada livro no skoob.

3 Comentários

  1. Fran \Õ/
    Adorei a entrevista :D
    Os livros da Fabiane são bem legais espero um dia ter a oportunidade de lê-los.

    Beijos :*
    Natalia http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei a entrevista e eu morro de vontade ler os livros da Fabiane Ribeiro.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela parceria com a Fabiane!
    Adorei a entrevista, ela parece ser super simpática.
    Depois quero ler as resenhas... :d

    Beijos
    http://livrosetsurus.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!