"...A Cultura Popular é um magnífico tesouro que enobrece a alma do nosso país, encantando e dando lenitivo aos nossos corações. Ela abrange um elenco de manifestações que fazem parte do cotidiano do povo; um relicário de valores expressivos que vão se perpetuando através das gerações, e alimentando a memória viva da nação. Aqui, daremos enfoque especial a uma das principais expressões culturais da nossa população, a Literatura Popular..."

Parte da obra constante do Livro “O Reino Encantado do Cordel – A Cultura Popular na Educação”, de Rubenio Marcelo.


Olá, pessoal!
Hoje trago um assunto que nem sempre é discutido ou comentando na blogosfera e que talvez muitos não conheçam o real significado ou o que há de interessante. Falo da Literatura de Cordel, grande registro importante do pensamento e cultura populares.  



 O que é

Uma manifestação cultural e artística, transmitindo através da escrita cantigas, poemas e histórias do povo por esse próprio povo. Daí vocês perguntarão o porquê do nome “cordel”. Esse termo teve origem em Portugal, visto que os livretos antigamente eram expostos em varais e com barbantes, como roupas.
A Literatura de Cordel no Brasil teve uma ascendência não muito harmoniosa. O Cordel na oralidade buscava em demasiado uma forma estrutural. Os primeiros repentistas não tinham uma métrica a seguir, quanto menos número de estrofes. Apesar disso, a rima mantinha-se constante, de modo que o interlocutor respondia rimando a última palavra do seu verso com a última do parceiro:


Repentista A - O cantor que pegá-lo de revés
Com o talento que tenho no meu braço... 
Repentista B - Dou-lhe tanto que deixo num bagaço
Só de murro, de soco e ponta-pés.

Origem
Datam do século XII as primeiras manifestações de literatura popular ocidental. Encontrou-se referência em peregrinos no sul da França com caminho à Palestina e no Norte da Itália com caminho à Roma. Nesse momento eram passadas histórias e versos, ainda que primitivos em sua estrutura.

A Literatura de Cordel no Brasil
Devido à chegada tardia da “tecnologia” da época, somente no século XX o Brasil obteve apogeu em suas produções populares. O Cordel é composto em maior porcentagem pela poesia popular, porém, a prosa aparece ainda mais na forma oral passada de geração em geração.
Como é uma manifestação muito mais cultural do que intelectual, destaca-se em regiões onde a cultura é mais valorizada e delineada. Aqui no Brasil essas regiões são a Nordeste e a Sul.

Grandes autores da poesia popular brasileira

Leandro Gomes de Barros
João Martins de Athayde
Cuíca de Santo Amaro

Atualmente a literatura de cordel é escrita em composições que vão desde os versos de quatro ou cinco sílabas ao grande alexandrino. Até mesmo os princípios conservadores defendidos pelos nossos autores ortodoxos referem-se a uma tradição brasileira e não portuguesa ou espanhola. Os textos dos autores contemporâneos apresentam um cuidado especial com a uniformização ortográfica, com o primor das rimas, com a beleza rítmica e com a preciosidade sonora.

E aí, galera?! O que acharam do tema?
Comente com críticas e sugestões, fico no aguardo!

Uma ótima quarta à todos ;)

3 Comentários

  1. adoro literatura de cordel :) meu pai trabalha num museu chamado casa do sertão, que, obviamente, tem bastante lá... ótimo tema! vc é estudante de letras, né? pq só letras pra formar gente com uma erudição geral tão legal :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Isa!
    Adorei o post, muito bacana!

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!
    Já tinha estudado (bem vagamente) sobre literatura de cordel no colegial.
    Fico imaginando os livros pendurados no varal, devia ser legal heheheeh
    Adorei a foto dos livrinhos :}

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!