E para fechar o mês com chave de ouro, nada melhor que mais uma edição do Adaptações Literárias\Õ/
O AL da vez tem como foco um recente lançamento do mundo cinéfilo, que muitos, inclusive, esperevam com fervor. Os motivos? Muitos! Saibam um pouco mais abaixo...


O Adaptações Literárias 
consiste em apresentar, discutir e argumentar sobre filmes que deveriam ganhar vida nas páginas físicas dos livros. Coluna ofertada uma vez por mês pelo Roger.


Filme: Sombras da Noite (DARK SHADOWS)
Direção: Tim Burton
Estrelando: Johnny Depp como Barnabas Collins
Helena Bonham-Carter como Julia Hoffman
Eva Green como Angelique Bouchard

Em Dark Shadows, Tim Burton se aventura no mundo vampiresco. Traz sua mulher e seu amigo, Johnny Depp, no papel central, interpretando Barnabas Collins, um jovem rapaz que após quebrar o coração da bruxa Angelique (a maravilhosa Eva Green), é amaldiçoado a se tornar um vampiro pelo resto da eternidade. Com a premissa de ser uma comédia/suspense (?), Dark Shadows acaba se tornando muito mais com o decorrer do filme, tornando-se uma poderosa e grandiosa história sobre o amor. Com personagens bem distintos e excêntricos, facilmente você, telespectador, se identifica com algum deles – ou pelo menos, com um pouco de cada. Após um prólogo explicando a origem da família e como se tornaram bem-sucedidos, fundando até uma pequena cidade com o seu nome, a história começa a entrar no seu clima quando a empregada Angelique tem seu coração partido por Barnabas, seu amor não correspondido, revelando ali sua premissa. Mal sabia Barnabas que Angelique seria uma bruxa e o amaldiçoa tirando do mesmo o seu verdadeiro amor e, por fim, transformando-o em vampiro, fazendo a cidade toda o condenar pelo o que se tornou, enterrando-o próximo as florestas. Duzentos anos depois (ou 196, para ser mais preciso como Angelique), uma equipe realizando obras na floresta acaba encontrando o caixão de Barnabas e o tirando-o de seu loginquo castigo. Ele retorna para a sua mansão e se depara com descendentes preguiçosos e astutos.
 
O porquê de que Dark Shadows se tornaria um ÓTIMO livro é o seguinte: seus personagens. Foram eles quem mais me chamou a atenção no filme. Tirando o próprio vampiro Barnabas, acredito eu, todos os outros não são tão caricatos. Cada um deles tem seus defeitos e virtudes, e, em conjunto, nos mostram o quão maravilhosa é a família Collins, apesar dos pesares. E isso inclui até mesmo a psiquiatra Dra. Hoffman, que apesar de não levar o nome da família, já foi contaminada pela Síndrome Collins.
 
Enfim... Tim Burton nos apresenta mais um bom trabalho... bem gótico, bem dark, não fugindo ao seu estilo. Mais uma obra visualmente deliciosa de se apreciar. E se preparem, pois acredito que vem uma continuação por aí.

Rogério Gerson.

10 Comentários

  1. Poxa, ia ser bem legal se o filme se tornasse um livro mesmo, até porque pelo o que eu vi do trailer, o personagem do Johnny é super engraçado!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que esse filme tinha um livro, sabe quem é o autor?

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  3. Eu estou doida para ver o filme e a série em que foi inspirado.
    Só pelo que eu pude conferir pelos resumos já posso imaginar que daria um livro fantástico.
    Beijos ♥
    sweetasodile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mais uma parceria entre Johnny Depp e Tim Burton, só por isso eu já assistiria. :q
    Eu tô louca pra ver o filme!


    Beijos! :)
    http://livrosetsurus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. chave de diamante

    muito bem fechado o mes

    e voltei aos blogs
    dessa vez sem pausas

    beijosssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Ok, eu não entendi se Dark Shadows foi ou não foi um livro, mas enfim, eu sei que foi uma série bem antiga \o/ Pelo menos pelo que me falaram né u.u
    Adorei o post simplesmente pelo fato de que estou completamente apaixonada pelo filme sem nem mesmo tê-lo assistido, pois é, sou estranha. Enfim, quero muuuuitão ver o filme e se existir um livro vou comprá-lo com certeza.
    Tem post novo lá no blog, dá uma passadinha lá?
    Beijos.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. livro do filme? que legal, eu to maluca pra ver o filme, agora então, maluca pra ler o livro, deve ser bem mais legal que o filme é sempre mais detalhado.

    ResponderExcluir
  8. Eu ADORO Tim Burton e estava super ansiosa para conferir Sombras da Noite. O filme não me decepcionou em nada. É lindo, visualmente falando, como tudo que Tim Burton faz, e tem aquela mistura perfeita entre humor e terror como só o diretor sabe fazer.
    Realmente o filme poderia ser um bom livro, pois seus personagens poderiam ser mais aproveitados, como provavelmente eram na série de TV na qual o filme foi inspirado, mas depois de ver a história pelos olhos de Tim Burton acho que seria muito dificil ler um livro sem ter o aspecto visual.
    Que ótimo se vier uma continuação por aí!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Rogério!
    Também estou bastate curioso sobre esse filme.
    Abçs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  10. Desde do comecinho, quando se falava que teria o filme, eu tenho visto fotos e, recentemente, o trailer e minha vontade de vê-lo fica cada vez maior. E o fato de ter um elenco muito bom, despertou mais ainda meu interesse, até pq todos sabem que uma parceria de Tim Burton, Helena Boham-Carter e Johnny Depp é sempre boa :)

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!