Sob o pseudônimo de Bento de Luca, Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida cederam uma entrevista ao Universo na qual tratamos como foco sua relação como escritor e com o mercado literário. Para quem não sabe, Marcelo Siqueira Silva nasceu em 1987 em São Paulo, onde se formou em Naturopatia. Na mesma cidade, seu primo, Gustavo Costa de Almeida Siqueira, nascido no ano de 1986, formou-se em Gestão Ambiental. O interesse por escrever surgiu logo cedo, e não tardou para que definissem similar estilo dentro do gênero Fantasia. Ambos criaram diversos contos e histórias durante nove anos e, no ano de 2009, resolveram iniciar um novo projeto, a trilogia O Príncipe Gato.  Possuem a forte crença de que existem histórias com o potencial de criar conceitos e despertar nossas emoções; histórias estas a serem contadas, celebradas e recordadas.




Confiram mais abaixo:

Universo: Meninos, conte-nos como começou a relação de ambos com a escrita. Como surgiu a ideia da criação de um pseudônimo e, por conseguinte, de escreverem juntos?
Bento de Luca: Crescemos juntos e sempre compartilhamos das mesmas ideias! Esse desejo de criar um universo só nosso, de escrever um livro, surgiu na infância. Foi algo que cresceu dentro da gente ao mesmo tempo. Assim que terminamos o ''O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo'' resolvemos adotar o pseudônimo por acreditar que o nosso livro, o nosso projeto, possuía uma única mente! Sendo assim, ''Bento de Luca'' pode ser encarado também como um personagem! O Marcelo não escreveu o livro, nem o Gustavo... mas sim: Bento de Luca!


Universo: Como funciona o processo de escrita de vocês? Há uma divisão ou uma mescla na criação do enredo?
Bento de Luca: Não temos grandes dificuldades para escrever em dupla, ao contrário do que possa parecer. Tudo é desenvolvido por duas mentes de uma forma tão sincera – não sei se é a melhor palavra – que é como se fundíssemos nossas essências em um único ideal. Parece poético até, mas é a melhor forma de explicar. Essa mesma sensação de unicidade que acabou culminando em um único pseudônimo, como citei na resposta anterior. Falando na prática: Com o roteiro pronto, dividimos os capítulos; cada um escreve um, mas todos os capítulos, de todo modo, acabam passando pelas mãos dos dois – acrescentando alguma passagem, mudando, retirando algum trecho... No final ainda sentamos juntos para ler, revisar e fechar tudo, sempre buscando a ''escrita homogênea'', para que o leitor não sinta uma discrepância nas narrações.

Universo: Vocês imaginavam que o livro publicado se tornasse tão querido no âmbito literário?
Bento de Luca: Até o presente momento o feed back que estamos recebendo não poderia ser melhor! Estão surgindo dezenas de resenhas pela internet, extremamente positivas. Recebemos muitos comentários nas redes sociais, como facebook e twitter, além de vários e-mails! Estamos bastante empolgados com essa receptividade calorosa. No entanto, há muito trabalho pela frente. Publicar um livro, embora difícil, é apenas um degrau atingido. Ganhar destaque e se manter na mídia é uma escalada infinita!

Universo: Qual a sensação ao término da primeira obra? Foi complicada a entrada no mercado literário?
Bento de Luca: Olha, a sensação é maravilhosa! É como trazer um filho ao mundo, prepará-lo da melhor forma, e ficar ansioso para saber se ele irá crescer e prosperar como você espera. Entrar no mercado literário é uma jornada mais complexa do que a do próprio Príncipe Gato em busca da Ampulheta do Tempo (risos). Enviamos o nosso livro para mais de 20 editoras... Felizmente, após 1 ano e meio de muita procura, fechamos contrato com a editora Novo Século, sob o selo ''Novos Talentos da Literatura Brasileira''! E assim o Príncipe Gato comemorou a conquista!

Universo: Vocês usufruem de algum momento de inspiração? Há algum momento exato para escrever? Ou, ainda, possuem como inspiração um autor específico?
Bento de Luca: Seguimos a linha da Literatura Fantástica. Ela é que move nossa inspiração... Não poderia deixar de citar: J. K. Rowling ''Harry Potter'', J. R. R. Tolkien ''Senhor dos Anéis'', C. S. Lewis ''As Crônicas de Nárnia''... São muitos livros e autores literalmente fantásticos! Aqui no Brasil citaria: André Vianco, Eduardo Spohr e Raphael Draccon! Tem muitos autores nacionais de alta qualidade surgindo por aqui... Isso é realmente uma grande vitória! Não existe um momento exato para escrever, precisamos apenas nos ''conectar''... Livros, filmes, músicas, e nossas vivências é que formam a base da nossa inspiração!

Universo: Além da trilogia O Príncipe Gato, há algum outro projeto futuro em mente? Se sim, falem um pouco sobre.
Bento de Luca: Nosso foco no momento está voltado para a trilogia ''O Príncipe Gato'', em terminar os próximos dois volumes, mas com certeza não pararemos depois disso. Novos projetos com Bento de Luca (Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida) surgirão. Temos alguns projetos ''solo'' que seguem a linha da Literatura Fantástica, que estão apenas esperando o momento certo para ''nascer''!

Universo: Vocês gostariam de deixar algum recado para os leitores do blog?
Bento de Luca: O contato com os leitores é muito importante e iremos preservá-lo da forma mais completa possível. Entrem em contato conosco através do Facebook (Bento de Luca), Skoob (Bento de Luca), Twitter (@oprincipegato), pelo e-mail (contato@oprincipegato.com.br), ou ainda pessoalmente nos eventos que estivermos participando. Todo o feed back é de extrema valia! Podem mandar sugestões, críticas, elogios; é tudo muito válido! Acessem também o site oficial: www.oprincipegato.com.br Nosso muito obrigado ao blog ''Universo Literário'', e até a próxima!


Bento de Luca é parceiro do blog, e nós estamos participando do book tour O Príncipe Gato. Portanto, aguardem, porque em breve tem resenha do livro para vocês...

Um abraço, e até mais!

10 Comentários

  1. Parabéns pela entrevista! Gostei muito das respostas do autor!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. Oii Fran...
    Eu sempre tive interesse na obra. Acho que cada vez mais estão surgindo novos autores brasileiros, com estórias maravilhosas que mereçem serem lidas e apreciadas.
    Acho que esse espaço que 'nós' blogueiros damos para entrevistas, etc, ajuda muito na divulgação do trabalho dos escritores.
    E é fantástico ver os carinho dos escritores pelos seus leitores.
    Cada vez mais eu me apaixono por esses autores brasileiros.

    Abraços Fran!!!
    Ronaldo - Livro sobre Livro
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a entrevista Fran!
    Que bom que os autores brasileiros estão começando a ficar em evidência né?
    Beijo

    Ana Caroline
    Nosso Clube do Livro

    ResponderExcluir
  4. Oiiii Fran : ) Tudo bem? Eu não conhecia nenhum dos dois, mas gostei bastante da entrevista. Muito bem elabarora. Os meninos responderam super bem. Bjos e bom fim de semana.

    http://www.soentrenosmulheres.co.cc/2012/06/votem-em-mim-no-concurso-crazy-for-you.html

    ResponderExcluir
  5. Faz muito tempo que estou querendo ler o livro!

    Laísa C.
    confissoesdesajustadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar do livro
    Mas não sabia nada do autor
    E a entrevista ficou muito boa
    Meus parabéns

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran!
    Parabéns pela entrevista com os meninos!
    Você vai adorar o livro, assim como eu :)

    Beijos :*
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu sou completa e desesperadamente apaixonada pela capa dessa trilogia, mas pra você ter uma noção não tinha nem lido a sinopse, descobrir agora que ela foi escrita por DOIS brasileiros está me fazendo surtar! É realmente maravilhoso que tenhamos estórias de tanto potencial no nosso território e é também incrível descobrir que assim como o Gustavo e o Marcelo, tem gente que se conecta assim, magicamente! Eu fico imaginando como deve ser assim escrever em dois, queria ter essa facilidade de mesclar ideias como eles tem.
    Ótima postagem! Adorei descobrir um pouco mais sobre os autores e a série.
    Tem postagem nova lá no blog, quer conferir?
    Beijos.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. eu já havia ouvido falar do livro, e parece bem interessante :) enfim, deve ser legal isso de conseguir escrever com alguém... já tentei (e olha que eu e a pessoa eramos bem parecidas) e não rolou (MESMO) hihi

    ResponderExcluir
  10. Nossa que bacana, faz muito tempo que tenho interesse em ler esse livro, e confesso que adorei conhecer mais um pouco sobre os autores. Particularmente acho meio estranho quando um livro é escrito por duas pessoas, por esse fato achei super interessante a segunda pergunta da entrevista, foi bem esclarecedor. Enfim, ótimo post :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!