Dando continuidade ao Especial HP no blog, vamos conferir o que mais um super fã tem a dizer.  :)  Ajude-me também a escolher qual o melhor livro da série dando a sua opinião na enquete que se encontra na coluna lateral do blog.  \Õ/

ATENÇÃO: O texto abaixo, por ser uma retomada do livro, pode conter alguns pequenos spoilers.


O Especial Harry Potter é uma coluna temporária constituída por oito postagens acerca dos livros da série. Elas serão conduzidas por fãs que, após um ano da estreia do último filme, vieram para articular que, na realidade, HP nunca terá um fim.

Escrito por Rogério Gerson


Quando eu tinha onze anos de idade, um vizinho, e amigo até então, me emprestou um DVD que ele acabara de alugar. Falou que não poderia ver naquele instante e disse que se eu estivesse afim poderia assisti-lo sem problemas. Na trama, um jovem de 12 anos, feiticeiro, tentava retornar para o seu 2º ano numa escola de magia e bruxaria, enquanto um elfo mágico muito do esperto aprontava para que o menino não o fizesse. E foi aí que eu conheci Harry Potter. 

Encantado após quase 2 horas e 40 minutos de filme, nas semanas seguintes busquei por mais. Li o primeiro livro (A Pedra Filosofal) e vi a adaptação cinematográfica, depois busquei o livro da Câmara Secreta e revi o filme que tivera me introduzido à saga, e assim continuei com os volumes 3 e 4. Na época, se me recordo bem a memória, o quinto livro, esse o qual venho aqui lhes falar, tinha acabado de ser lançado nas livrarias, e em um tormento e insistência profundos consegui fazer meu pai comprá-lo para mim. E então eu soube do porquê Harry Potter já era uma parte de mim. A Ordem da Fênix, deste modo, é o livro que chega para nos mostrar a humanidade de Harry. Nele, nosso protagonista deixa a infantilidade de lado, onde começamos a ver traços de sua personalidade e do herói que ele está ''destinado'' a ser. De cara, já encontramos um Harry rebelde e de pavio curto, nervoso com a falta de notícias do mundo ao qual pertence após os eventos finais e aterrorizantes de ''O Cálice de Fogo'', o volume anterior. A raiva de Harry é como uma bomba prestes a explodir e causar danos, não importa quem esteja próximo – incluindo Ron e Hermione. Outro personagem que tem a raiva de Harry garantida é Dumbledore. E, aaaah... Dumbledore!

Na quinta parte da saga, Dumbledore mostra que não é apenas um velho sábio, mas que ainda sabe ser um excelente bruxo em um duelo. E isso nos é comprovado na narrativa intensa quando ele se vê enfrentando o Lorde das Trevas. Centenas e centenas de páginas nos preparando, apresentando-nos um personagem evasivo, tentando evitar Harry a qualquer custo para no final nos agradar com uma ''cena'' magnífica.

Ainda devo mencionar os ótimos momentos (tantos de tristeza quanto os de alegria) que o livro nos proporciona, como os Dementadores atacando Harry no mundo trouxa, ou Harry enfiando o pomo-de-ouro na boca de Draco num acesso de fúria, e até mesmo a morte de Sirius Black, um dos meus personagens prediletos da saga, ou ainda a apresentação do único personagem que faz você esquecer seu ódio por Voldemort por minutos: Dolores Umbridge. Mas o livro não é só carregado de um climão tenso. Temos momentos bem teens até como Ron querendo entrar para o time de Quadribol (o que não foi retratado na adaptação de AODF e sim no volume seguinte...) e uma Cho ciumenta pelo relacionamento entre Harry e Hermione.

Apesar de muita gente achar ''A Ordem da Fênix'' um livro muito longo, cheio de detalhes e coisas que poderiam ser cortadas facilmente, acredito que o livro tem o tamanho, e quantidade de páginas, perfeitos. Uma história só se torna boa quando ela é contada de uma forma boa. E nisso, meus amigos, J.K. Rowling soube fazer perfeitamente no seu quinto livro.

6 Comentários

  1. "A ordem da fênix" é para o terceiro melhor livro da série.
    Acho também que ele tem o tamanho certo para ser inesquecível...e não seria melhor ou pior se a autora cortasse algumas coisas 'desnecessárias'.
    Eu também acredito que ele tem o tamanho certo...além de que, nada que a J.K. escreve é desnecessário rsrs ^^
    Apesar de ser um livro muito extenso, eu li super rápido, mais rápido até que os menores da série ^^
    Harry Potter é inesquecível mesmo ^^

    Ronaldo - Livro sobre Livro
    livrosobrelivro.blogspot.com

    P.S.: Ah, e pra mim a Dolores Umbridge consegue ser pior que o titio Vold...kkkkk' ^^

    ResponderExcluir
  2. Harry conseguiu se tornar um clássico, e não tem como não amar.
    Um sucesso tanto nas páginas, quanto nas telas.
    Super recomendado para todos.

    Bjos!
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nenhum livro Harry Potter. Não fazem o meu estilo. Mas pela quantidade de fãs eu tenho curiosidade de ler um dia. Bjos, e bom fim de semana.

    http://www.soentrenosmulheres.co.cc/2012/06/passei-para-segunda-fase-do-concurso.html

    ResponderExcluir
  4. A ordem da fênix é, sem dúvida, o meu livro favorito da série. Sem comentários para este livro, somente elogios e mais elogios.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente, eu adorei esse livro. Juro pra você que é o meu preferido da série (apesar do Sirius morrer :/) e nossa, são tantas emoções quando eu penso dele. É perfeito!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. A partir desse livro eu não gostei muito. Fiquei chateada com a morte do Sirius Black e com raiva do Dumbledore (nem lembro se é nesse ou no 6º livro que ele conta as coisas pro Harry e morre).

    Eu também, a maioria dos livros que quero muito ler são caros, sempre foram caros e ao que tudo indica sempre serão caros. Uma sacanagem, não? Os livros que mais sinto vontade de ler são da editora record, ô editora careira! hahaahahah
    Também não gosto quando os livros chegam estragados, mas comigo só aconteceu de um livro vir com a capa soltando e um com uma pontinha estragada, mas não acho que vale a pena trocar e ficar reclamando... fora isso, nunca tive problemas, mas quando tiver não comprarei mais também! hahaahh

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!