Olá, queridos!
A resenha de hoje é de mais um livro da Fabiane Ribeiro, autora parceira do blog. Vamos conferir?


Título: Corações em Fase Terminal
Autor: Fabiane Ribeiro
Edição: 1
Editora: E-book
Páginas: 117
Nota: 4 de 5

Corações em Fase Terminal, escrito por Fabiane Ribeiro, é uma obra dona de um jeitinho brasileiro geral, mas também bastante diferente e incomum.

No enredo somos apresentados a Cátia, uma bela moça com um futuro aparentemente promissor... isso até ela acabar com a própria existência, mergulhando em uma vida de vícios e erros. É deste modo que a nossa protagonista é inserida em um local misterioso, onde seu coração encontra-se completamente manchado em uma caixa dourada, sendo esta uma projeção de si própria. Isso acontece após uma das inúmeras discussões com seus pais, onde bêbada e drogada, Cátia diz coisas inimagináveis, capaz de machucar essências sem o menor pudor.  Acordando em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia, ao mesmo tempo em que se sente perdida, procura meios de se encontrar... e mais que isso, encontrar a cura para seu coração maculado.
O lugar para onde Cátia foi parar é um espaço em outra dimensão destinado a pessoas que se encontram com seus respectivos corações em fase terminal. Cada um tem seu órgão apresentado de uma forma diferente, a depender de como levava a vida e dos erros que nela cometia. O de Cátia possuía enormes manchas, e a única forma de voltar era desfazendo tudo aquilo, encontrando o amor e se tornando uma pessoa melhor. O que ela não sabia até então é que isso poderia levar meses, anos e até séculos.

Outra coisa extremamente interessante é que nesta dimensão cada pessoa exerce uma função diferente. Todos são únicos, e possuem uma singularidade e importância igualitárias. Deste modo somos apresentados a diversos personagens diferentes, mas iguais quando o assunto é a cura dos seus corações doentes e frágeis.

A obra, que é narrada em terceira pessoa, possui vinte capítulos intitulados exatamente com que a divisão quer nos mostrar. Ela é dona de uma leitura leve que flui com muita facilidade e rapidez, mas que deve ser realizada sem pressa, para que se possam apreciar seus princípios. Os personagens são característicos e todos são de grande importância, ou seja, embora a história esteja centrada na vida e nos problemas de Cátia, todos os outros (seus pais, sua melhor amiga, Lorena, e os eventuais amigos que ela faz) são bem explanados e apresentados.

Estamos tratando de um livro aparentemente curto em termos de páginas, mas longo em termos de conteúdo. É impressionante como a Fabiane conseguiu criar uma história original em meio há tantos clichês cogentes, e isso é algo bastante considerável. Temos uma verdadeira e bela junção de dois mundos, uma mescla entre o real e a fantasia, uma combinação sensível carregada de fé e preceitos que muitas vezes são dispensáveis por nós, mas que também são importantíssimos. A autora soube explanar de forma humana e compassiva questões como alcoolismo, família, crenças, cura, amor pelo próximo e amor por si próprio, tudo isso de um jeito raro e afetuoso.

Um livro verdadeiramente estimulante e pensante, emocionante em sua simplicidade, e estarrecedor (no sentido positivo da palavra) em sua originalidade. Ele tenta mostrar (com sucesso) que o amor é capaz de curar vidas, e que não importa qual a sua crença, ela é e sempre será forte o bastante se sua fé e confiança forem verdadeiras.

Comovente e cheio de ternura, Corações em Fase Terminal é com certeza mais uma obra marcante, e que deve ser lida a apreciada por muitos leitores a fora.


[...] Seu coração jazia ali: manchado. E o mais assustador: ela sentia-se bem, porém, quando entrava em seu aposento e deparava-se com sua imagem presa no espelho, com expressões de pavor, sentada, com calafrios de pânico, a fitar o vazio, a jovem lembrava-se de que sua essência ainda não havia mudado e ela ainda não encontrara o sentido de sua existência.  
Págs. 67 e 68

11 Comentários

  1. Parabéns pela resenha!
    Eu tô louca por esse livro!!! *O*

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Francielle!
    Gostei da resenha, já tinha visto esse livro em outro blog, mas não consegui me interessar nem com a sua resenha positiva sobre ele...
    Talvez seja o jeito da protagonista, por mais que seja YA, e a capa seja linda, não conseguiu me atrair totalmente!

    Bjs,
    Ariane;)
    http://somniator-girl.blogspot.com.br

    PS: Obrigada por me seguir lá no Dreamer!

    ResponderExcluir
  3. recebeu uma noa alta e parece bom, gosto muito de coisas fora do comum =)

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, aliás, adoro todas as suas resenhas, as palavras que você utiliza e o modo como o faz são "bonitos" e simples! Gostei bastante da proposta desse livro, algo como um auto ajuda disfarçado de ficção, eu gosto disso mais do que gosto dos que são só auto ajuda, não sei, quando os livros são como Coração em Fase Terminal, a moral fica mais fácil de ser absorvida!
    Ótima resenha!
    Ah, se puder, dá uma passadinha lá no blog, tem post novo.
    Beijos
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Super interessante o livro, não conhecia (=
    Amei a resenha.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante!

    Deve ser uma belíssima obra, parabéns à autora!

    Um abraço querida, ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser demais! Parece passar uma mensagem bem legal, assim como o outro livro da autora. :)
    Com certeza vou lê-lo, já tenho o e-book há um tempo já, então depois dessa resenha maravilhosa, vai ser uma das próximas leituras.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Ahh eu sou louca pra ler um livro da Fabiane, as resenhas são sempre tão positivas.
    Só não gosto muito da capa, mas a história parece ser bem interessante.. :d

    Beijos
    http://www.livrosetsurus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser bem interessante
    E faz refletir bastante
    Ainda não li, mas deu vontade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiiie Fran!!!
    Nossa essa livro é super emocionante.
    A estória é linda, e nos fas refletir sobre a nossa vida.
    Foi uma das melhores leituras de toda a minha vida, eu super recomendo o livro.

    Ronaldo - Livro sobre Livro
    livrosobrelivro.blospot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi minha flor!
    Olha eu aqui, pra tentar agradecer mais essa resenha linda.
    Só tentar, porque, com certeza, não conseguirei agradecer o suficiente todo apoio que você dá à minha carreira!
    Obrigada por tudo.
    Suas resenhas são sempre especiais pra mim!

    Beijos carinhosos,
    Fabi Ribeiro

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!