Graças a parceria do blog com Bento de Luca, e mediante ao book tour promovido por eles (Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida), vos apresento com muito gosto a resenha do primeiro livro do autor publicado oficialmente. Apreciem!


Título: O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo
Autor: Bento de Luca
Edição: 1
Editora:
 
Novos Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século)

Páginas: 304
ISBN:
 9788576796015 
Nota: 4 de 5 


Tanto faz, não, gato. Estamos lidando com uma magia além de nossas compreensões, pode acreditar. Um encantamento poderosíssimo emana da Ampulheta do Tempo.
Pág. 122

Criativo, angustiante e por vezes engraçado, O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo, escrito por Bento de Luca, retrata um enredo recheado de mistérios, magia e muita esperança.



O livro nos conta a história de um felino que, através de um Buraco de Minhoca — túnel dimensional que interliga dois mundos — localizado no Parque do Trianon, São Paulo, surge em nosso mundo movido por uma única e importantíssima missão: a busca por uma lendária ampulheta. Escondida em algum local inóspito da cidade, a relíquia é a única capaz de salvar Marshmallow, terra do Príncipe Gato, que está à beira da destruição. No entanto, parece que ele não foi o único a atravessar o portal. Seres malignos irromperam das barreiras e logo declararam uma caçada voraz, com objetivos mais sombrios... e, além de seus perseguidores, o Gato luta contra seu maior inimigo: o Tempo. É preciso encontrar este objeto antes que seja tarde e que seu mundo esteja para sempre perdido. Contudo, ele não estará sozinho nesta empreitada, e poderá contar com a ajuda de seus fiéis companheiros. É aí que surge Hugo, um homem que, graça ao fato de ter visto o gato subitamente em uma livraria da cidade, acaba se inserindo na história/caçada sem ao menos desejar ajuda-lo.

Começo a introduzir meus comentários sobre o livro falando um pouco acerca dos personagens. Acredito, inclusive, que estes são os mais evidentes em termos de importância em todo o livro. Digo isso porque você dificilmente encontrará em uma história (qualquer) um príncipe que seja gato e que tenha a personalidade deste. Ele não é do estilo certinho, tampouco extremamente paciente e bonzinho. Muito característico, bem singular e difícil de ser esquecido, assim é o Príncipe Gato. Hugo, por sua vez, é um homem como outro qualquer, mas torna-se impossível não se identificar com ele de um modo especial. O diálogo de ambos no início da história é algo épico (não vejo outra palavra que defina isso), afinal, em que mundo um gato é capaz de falar com um homem e tentar convencê-lo a ajuda-lo com algo? Ah! Não posso me esquecer de citar também o grande Eleanor, o ratinho poliglota mais astuto que já conheci (literaturamente falando). Ele é um encanto, e sua esperteza é cativante. 


Estes são os principais, claro, mas há outros personagens também muito importantes que são agregados aos poucos no enredo, de forma moderada. Há os vilões – os que querem acabar com Marshmallow – e há os entes queridos do trio protagonista da história, que se tornam parte do livro graças as eventuais citações e lembranças deles.


A obra é narrada em primeira pessoa na perspectiva do personagem da vez. No início do capítulo somos informados qual será a individualidade que dará continuidade a narrativa, e os destaques, claro, são o Hugo, o Príncipe Gato e o Eleanor. A linguagem é leve e a leitura flui com muita facilidade. Confesso, inclusive, que adorei as pitadas de ironia e sarcasmo que os autores introduziram a história. Ela acaba se tonando muito instigante e engraçada, e até as situações mais cômicas se tornam possíveis graças aos diálogos muito bem elaborados. Outra coisa na qual não posso deixar de destacar, e que muito me maravilhou, são as expressões em italiano, francês e até alemão que o Eleanor diz. Todas, evidentemente, são traduzidas no fim da página. Isso se tornou característico do personagem, e de muito agrado também, devo admitir.


Gostaria de destacar ainda a ambientação na qual a história se passa. São Paulo é a cidade escolhida pelos autores, e muito bem colocada e apresentada, diga-se de passagem. Uma descrição viva e muito bem colocada. A impressão no ato de ler é de pura realidade, nos arremetendo a ela. É uma verdadeira jogada que vai do real ao imaginário, e a mescla soou em perfeita harmonia em grande parte da obra.


O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo nos oferta um enredo surreal, interessante e extremamente criativo. As expressões, os diálogos e o universo criado por Bento de Luca possuem uma particularidade única. É o tipo de história leve que acaba permutando por completo com a ação e a aventura em um percurso normal, inevitável. É engraçado e divertido de ser lido e apreciado, e quando você menos percebe, a leitura finaliza. Vi o final se concluir de forma bem passiva, assim como presenciei momentos bem 'morninhos' em meio a narrativa, no entanto, bem espantada, me peguei matutando sobre o que vem por aí.


Dotado de um acerco de características, o livro é indicado a todos que procuram uma história divertida, original e levemente sentimental, pois, meus caros, eu garanto, vocês não irão encontrar um lugar igual à Marshmallow. Não mesmo. 


E que venha a continuação da trilogia... 



- Escute, Hugo - disse ele -, tudo tem seu tempo debaixo do céu, tudo tem sua ocasião própria. Há tempo de nascer e de morrer; tempo de plantar e tempo de colher; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de largar; tempo de guerra e tempo de paz. O cálculo de Deus é exato. Talvez o que esteja procurando não seja uma ampulheta. Como medir a transitoriedade da vida? Como medir esse tempo imaginário que nós vivemos? Talvez seja melhor deixar acontecer...
Págs. 68 e 69

12 Comentários

  1. Eu estou louca para ler esse livro!! Já li outras resenhas e comecei a ler o primeiro capítulo e parece ser bem legal, bem diferente. Me empolguei também por se tratar de um escritor nacional :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sempre leio resenhas desse livro
    Mas nunca me interessei muito por ele
    Mas a resenha esta muito boa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que nunca tive interesse em ler esse livro. Não é a primeira vez que eu vejo uma resenha sobre ele, mas essa é a primeira que realmente leio.

    Aparentemente é o tipo de livro que você não espera nada e se surpreende. Então, Vamo lá né ! ^^

    -
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran :)
    Peço desculpas por não estar comentando por aqui, pois ando meio oculpada e como você sabe meu tempo é corrido.

    Voltando ao livro:

    Sabia que você ia gostar do livro!
    Ele é demais, amei muuito aquele gato e Eleanor que fofura de ratinho?

    A narrativa em si é ótima, creio que poderia virar um filme, seria um filme surreal! Ao longo da narrativa feita pelos personagens, algumas vezes eu me perguntava se o buraco de minhoca realmente existe ^^ HAHAHA

    Beijos ;*
    Natalia Dantas do Blog Entre Livros e Livros (http://musicaselivros.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  5. relamente pelo que você disse o livro é bom heim. despertou até a minha curiosidade.
    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Já li e gostei. Só fiquei super irritado com o final. rs
    Adorei a resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. AHH!! Só pela capa adorei RSRS

    bJS

    ResponderExcluir
  8. Eu ganhei esse livro, mas eu abandonei, talvez eu tenha lido em uma época errada ou algo assim, porque eu achei ele bem entediante, ainda bem que o livro não era de parceria, apesar de eu ser parceira dos autores, um dia eu volto a pegar ele!

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran!
    Esse livro só me chama atenção pela capa, que é linda. Mas lendo a sinopse, nunca cheguei a me encantar por ele, sabe?
    Mas vou te dizer que curti a sua resenha. É bom a gente ter outras opiniões para se basear. Já mudou um cadinho a minha opinião. ;D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fran.

    Sabe que eu já gostei do livro de cara, só porque o personagem principal é um gato, né? rsrs... Eu amo gatos! E a história também me chamou atenção.

    Gosto de vários narradores num só livro, especialmente, quando o autor consegue marcar as diferentes personalidades.

    Ótima resenha!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  11. É bom saber que a literatura fantástica tem ganhado espaço em meio ao cenário nacional.
    Tds sabem como é difícil publicar um livro no Brasil, ainda mais desse genero, assim não tenho dúvidas da qualidade do trabalho.
    Devo admitir que a capa e a premissa do livro não haviam me chamado mta atenção, mas lendo a resenha o que ficou evidente é que a obra transborda criatividade.
    Abraço,
    Alexandre.
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Realmente eu quero muito ler esse livro. Ele já estava na lista de dejesados, e agora, ainda mais.
    Sem contar que a capa do livro é realmente linda *-*
    Sempre você Fran, fazendo suas ótimas resenhas e me deixando curioso...rsrs

    Abraços
    Ronaldo - Livro sobre Livro
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!