Foi à procura de sugestões de livros que acabei me deparando com uma sucessão de dicas interessantíssimas que tem como objetivo incentivar os leitores assíduos a melhorar o seu modo de ler. Decidi, portanto, compartilhar com vocês, como costumo fazer eventualmente. Acho que tudo é válido, ainda mais quando estamos falando em leitura e incentivo da mesma.

Publicado originalmente na Universia, as dicas elaboradas visam também mudar o fato de muitos acharem que ler pode ser algo difícil e cansativo, descobrindo o porquê isso acontece por vezes. Como eles mesmos propõem, ''As habilidades de uma pessoa na leitura, como a compreensão e velocidade, são diretamente relacionadas aos seus hábitos de leitura. Alguém que costuma ler raramente não terá facilidade em leituras mais complexas e que exigem maior concentração.''

Se você tem andado com problemas em realizar uma leitura precisa, identifique quais são suas principais dificuldade, e confira as dez dicas abaixo. Elas pretendem ajuda-lo a se tornar um leitor melhor!

1. Pratique
É obvio que para começar, você deve começar a ler. Não espere ficar semanas sem praticar e depois ler um livro de 700 páginas em uma semana. Para ser um bom leitor, você deve transformar a leitura em um hábito contínuo e parte de sua rotina. Não espere ter tempo para ler, pois isso dificilmente acontecerá, já que quando temos tempo extra, aproveitamos para outras atividades. Priorize suas leituras e aproveite a hora de almoço ou o trânsito para adiantá-la.

2. Alargue seus horizontes
Nunca limite seus tópicos de leitura, e procure sempre por novos conteúdos e escritores diferentes. Não importa o quanto você gosta de determinado assunto, não fique focado apenas em livros sobre ele. Quanto mais você souber sobre diferentes tópicos, mais fáceis serão suas próximas leituras.

3. Leia ativamente
Não seja um leitor imóvel que apenas espera o fim da história. Aproveite a leitura ao máximo. Faça anotações, grife partes interessantes e anote dúvidas que o escritor pode responder ao longo do texto ou que ficam para uma sequência, no caso de uma série de livros ou crônicas.

4. Inspire-se
Se você está desmotivado, leia algo de algo que você admira ou sobre assuntos que você gosta muito. Depois de iniciar essas leituras, não espere que elas terminem para determinar seu próximo livro, mas já estabeleça sua meta seguinte.

5. Velocidade
Você não precisa se preocupar com seu ritmo pessoal, já que cada pessoa tem uma maneira particular de absorver as leituras. Apenas tome cuidado para não ler de forma muito lenta, dando chances para a desmotivação ou desperdício de tempo, ou ler de maneira rápida, fazendo com que o conteúdo fique confuso ou mal compreendido.

6. Prepare-se
Se você não conhece o autor ou o contexto do livro – por exemplo, se você lê algo sobre a Angola da década de 1960 – é importante pesquisar informações básicas que irão ajudá-lo na compreensão do texto. Você evitará frustrações e confusões e poderá aproveitar ainda mais aquilo que o autor deseja transmitir.

7. Vocabulário
Mesmo os leitores mais experientes precisam estar atentos nessa área. Algumas leituras não podem ser feitas sem um dicionário ao lado, não importa o quanto a pessoa entenda a língua portuguesa. Um bom vocabulário e a compreensão exata das palavras fazem com que frases complexas sejam simplificadas e outras informações subentendidas sejam captadas.

8. Hora e local
Para alguns, ler em ônibus lotados não é uma tarefa difícil, pois essas pessoas conseguem se concentrar facilmente, mesmo com barulhos e conversas paralelas. Outras pessoas precisam de silêncio e tranquilidade para conseguir absorver o conteúdo. Além do local, é importante escolher o horário certo para ler. Não deixe para fazer isso por último, quando for dormir, especialmente se for algo mais complexo.

9. Comece com livros fáceis
Se você não costuma ler e quer adquirir esse hábito, evite frustrações e comece com leituras mais fáceis. Vá evoluindo gradativamente e estabeleça metas para não desanimar.

10. Não use os lábios
Algumas pessoas costumam ler em voz alta ou movimentar os lábios enquanto lêem. A leitura é uma atividade particular dos olhos e do cérebro, por isso só faça isso quando uma frase estiver realmente difícil de entender ou você não souber pronunciar determinada palavra. Ler em voz alta ou movimentando os lábios aumenta significativamente o tempo de leitura e faz com que ela seja mais cansativa.

E então, curtiram?

9 Comentários

  1. Oi Fran!
    As dicas são super válidas.
    Quando escolho o livro que vou ler, considero sempre meu humor e o que preciso. A velocidade vem deste mesmo fator, dependendo como estou consigo ler uns quatro por semana, ou fico uma semana com o mesmo, mas não gosto de demorar, a leitura perde o ritmo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Achei ele muito interessante e útil haha, pois tinha coisas que eu não sabia no post, como por exemplo essa estória de não usar os lábios. Enfim, adorei o post :D
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, Fran! Vou mostrar para alguns amigos que ainda não leem com tanta regularidade. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Muito legal as dicas.
    É a prática que faz um bom leitor, e não leituras obrigatórias na escola que apenas afastam os alunos do prazer da leitura, por serem mto complexas.
    Não sei qual é a realidade hj nas escolas, mas essa dicas seriam mto uteis para incentivar a leitura entre os alunos.
    Ler Machado de Assis por obrigação e não por vontade não é a melhor das abordagens na minha opinião.
    Ahh,e o layout novo ficou ótimo!
    Abraço,
    Alexandre
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante das dicas
    Vão ser bem uteis para mim, já que quero melhorar cada vez mais

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tem gente que curte lê em voz alta e funciona... vai saber.
    E quanto motivação, acho que esse é o principal. Tem epoca que a gente não está nada a fim de ler. Pelo menos comigo é assim.

    Ei, adorei o Layout! *-*

    Beijo!
    http://milalices.blogspot.com.br/2012/09/7-on-7-project-setembro.html

    ResponderExcluir
  7. Curti muito as dicas, Fran, e até sigo algumas delas.
    Tenho hábito de ler no ônibus, leio muito mais no ônibus que em casa. Acho que a primeira dica é a melhor delas: como a gente vai ganhar ritmo na leitura senão praticar?
    As escolas afastam os alunos da leitura com Machado de Assis e tantos outros por goela abaixo. Eu sou daquelas alunas que não leem esses livros, não suporto me sentir obrigada a ler algo. Uma boa dica que podia aparecer é: não se sinta obrigado a ler.

    Gislaine
    Atualizado, comenta? {http://jeito-inedito.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse post, Fran! Eu leio mesmo antes de dormir, na verdade, é questão de preferência. Quando um livro é bom ou me instiga, termino passando a noite inteira com ele. Ultimamente tem acontecido algo estranho... Pego no sono rapidamente. =/ Creio que é por causa do livro (Anna e o Beijo Francês - não tá muito instigante nesse momento), então vou me esforçar para ler em outro horário. ;)

    Amei o novo layout, ficou lindo demais! <3

    Beijos!

    PS. SORTEIO de Cinquenta Tons de Cinza lá no blog.

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  9. Adooorei o post, haha.
    Só não concordei muito com o "grife", pois sou totalmente contra qualquer tipo de risco ou 'agressão' ao lindo e pequeno livro, HUSAHUSUH. É, eu sou besta :/ rs
    Tô seguindoo, beijo!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!