O mês das crianças está sendo marcado por uma iniciativa que vem movimentando as redes sociais. O projeto criado pela escritora nacional Renata Ventura consiste na ideia de juntar um grupo voluntário que se disponha a visitar os orfanatos da cidade em que reside. Além de proporcionar uma tarde diferente, mais dinâmica e interativa para crianças carentes, este possui como propósito principal o incentivo a leitura por meio da série em livros mais famosa da última década: Harry Potter. 

O grupo terá como atividade principal a leitura dos primeiros capítulos de Harry Potter e a Pedra Filosofal nos locais de visitação, além de deixar alguns exemplares do mesmo para que as crianças leiam o resto da história gradualmente. Isso não irá somente estimular a leitura, como também irá mostrar que, de certa forma, ninguém está sozinho. 

A ideação tomou conta de várias cidades e estados pelo Brasil inteiro, e aqui em Sergipe a coisa não foi diferente. Organizado por Rafaela Lopes de Nadine Hora, o Potterheads Arretados foi criado há um pouco mais de uma semana, e já possui mais de 180 membros ativos. Ele representa o estado no âmbito nacional, e trata a iniciativa com interesse. 

É importante deixar claro que todo o processo de desenvolvimento do projeto está sendo trabalhado com cautela. Para a efetivação do mesmo estão sendo buscados mecanismos que atendam a necessidade de todos, portanto, há a sugestão de criação de subgrupos padronizados para que a ideia se solidifique e atinja todos os lugares da mesma forma – pois, apenas frisando, o estado conta com mais de 8 (oito) orfanatos, além de hospitais e casas de apoio. A procura por uma ajuda profissional também está sendo cogitada como algo de extrema importância.

Todos os detalhes e ideias já postas em pauta serão discutidos na primeira reunião do grupo que será realizada às 14hs30 do dia 27 deste mês (outubro), no Parque dos Cajueiros. As organizadoras contam com a presença de todos os fãs da série que possuem a vontade de propagar a leitura e mostrar o porquê de ler algo tão mágico e estimulante. Mas, não se prendam a temática, pois o grupo visa o incentivo no geral. Portanto, quem desejar integrar ao projeto será muito bem-vindo, bem como sugestões construtivas e ideias que expandam a campanha. [...]

11 Comentários

  1. Oi Fran ;)

    Que iniciativa interessante do pessoal daqui de Sergipe :) Principalmente pelo fato de que aqui no estado a leitura não é um alvo de grande divulgação e incentivo. Que durante essa divulgação o interesse pela leitura transpareça no coração de todos aqueles que estiverem presentes nesse projeto!

    Beijos :*
    Natalia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran ;)
    Eu super adorei essa ideia!
    Acho importante o projeto, e se der irei participar sim.

    Abraços
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Noooooossa, adorei a campanha! Achei simplesmente muito divertido! Li o primeiro livro de Harry Potter e realmente é um livro muito bacana de se ler para tais crianças e incentivar a leitura, não só pq é um fenomeno, mas pela mensagem que o livro traz o/
    Simplesmente achei muito legal a ideia, super aprovada.
    Tipo, eu sou adotada e sei lá, ver que muitas outras pessoas estão envolvidas, estão querendo ajudar tais crianças... fico muito feliz, pq poderia ser eu no orfanato, haha! Muito legal, parabéns mesmo para a pessoa que teve essa iniciativa

    ResponderExcluir
  4. Ah, esqueci: adorei o layout do seu blog, muito lindo

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Achei a ideia maravilhosa! Conheço a Renata e sabendo que a ideia foi dela, fiquei mais maravilhado ainda. *-*
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa ideia, é muito interessante e importante. Essa projeto e essa iniciativa são incríveis.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. EXCELENTE iniciativa. Como foi frisado no texto, além de incluir a leitura como um hábito sem duvidas nenhuma a criançada vai se sentir feliz pelo simples fato de ter sido lembradas. Será que a Bahia tá no meio? Realmente, amei a ideia.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber se seu estado faz parte do projeto, acesse o link abaixo através do facebok:

      https://www.facebook.com/groups/369047213171701/

      Um abraço!

      Excluir
  8. Nossa amei a ideia! Bem bacana mesmo ;) Mas me toquei que você é de Sergipe hehe também sou ! x) Beijos ;*

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran
    Conheci o projeto pelo Facebook e achei maravilhoso.
    Por aqui, onde moro, tem um orfanato mas nem sei se ele funciona.
    Ouvi dizer que ele estava parado.. enfim.

    Desejo muita sorte e sucesso para os idealizadores...que dê muito certo.


    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Nossa que ideia bacana \o Incentivar a leitura sempre é bom.
    Apoio a Renata ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!