Título: Private - Agência Internacional de Investigações
Autor: James Patterson
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 224 
ISBN: 
9788580410532 
Nota: 3 de 5


Como admiradora de romances que tragam pitadas generosas de mistérios em meio a uma boa investigação policial, não pude deixar de conferir Private: Agência Internacional de Investigações, escrito por James Patterson. Esta, inclusive, é a primeira obra do autor que tenho a oportunidade de ler, mas, infelizmente, nem todas as expectativas foram superadas como desejei.

No centro da história temos Jack Morgan, dono daquela que é considerada a melhor agência de investigações que existe, com escritórios em vários cantos do planeta, chamada de Private. É a ela em que os homens e as mulheres mais influentes do mundo recorrem quando precisam de total eficiência e máxima discrição. A agência é o único recurso quando a polícia não pode fazer mais nada, e os criminosos estão à solta. Enquanto Jack e sua equipe investigam o assassinato de 13 garotas, surgem dois outros casos, bem mais pessoais. Fred, tio de Jack, procura-o pedindo ajuda com um escândalo financeiro que pode destruir a liga profissional de futebol americano. E a esposa do melhor amigo de Jack, Andy Cushman, é encontrada morta. Com a Private, nenhum caso fica sem solução. Os três mistérios parecem insolúveis, mas Jack conta com os melhores investigadores e com o que há de mais avançado em tecnologia – recursos que, muitas vezes, não estão à disposição da polícia. Além disso, a agência não responde a instituições oficiais, portanto, nem sempre precisa jogar de acordo com as regras.

A obra diz respeito basicamente no resumo acima, e é dividida em quatro partes, contendo também um prólogo e um epílogo. Os capítulos no geral são curtos e objetivos, o que em outros casos eu acharia bem conveniente, mas, neste isso me irritou um pouco, devo admitir. Os relatos são rápidos demais, e passaram até despercebidos sem eu ao menos notar. Não dava tempo de sentir o gostinho da cena... claro, não foi um enredo empurrado com a barriga, mas senti falta de fatos mais elaboradas. Tive a impressão que isso foi feito para criar mistério e/ou instigar, mas não me senti convencida. Em relação aos enigmas que, consequentemente, estão relacionados com o desfecho, também não me satisfez por completo. Parcial seria a palavra certa para definir o fim da trama. Sobre a linguagem não tenho do que reclamar... sucinta e de fácil entendimento. E, no geral, a obra não é exatamente confusa.

Como na maioria das tramas, também temos em Private uma leve pitada de romance, mas nada muito extremo. Porém, não sei dizer se isso foi bom ou ruim, sinceramente. Foi leve, superficial, sem expectativas, coisa que já presenciamos por aí, de um jeito ou de outro. Como este não é o foco, tudo bem se o deixarmos passar.

Os personagens são neutros, com personalidades diferentes e bem descritas, e uma coisa interessante é a forma como passamos a conhecê-los e diferenciá-los. Patterson mescla as investigações com a relação que isso possui na vida dos profissionais... é uma analogia do pessoal ao profissional, e em visões diferentes isso foi bacana de ser analisado.

No mais, o indico, sim! Embora eu não o tenha achado extremamente maravilhoso como muitos, reconheço as qualidades do enredo. Ele desperta sentimentos e curiosidades que te levam até o fim, mesmo que no meu caso não tenha sido tão envolvente como eu gostaria que fosse.


''Ela precisava entender por que esses garotos privilegiados se transformaram em monstros. Havia mais perguntas do que respostas sobre a natureza da psicose que movia e muitas possibilidades entre as quais escolher: predisposição genética, trauma, fisiologia cerebral e a sempre popular justificativa 'quem poderia saber? Afinal, somos todos diferentes.'''

9 Comentários

  1. Oi Fran!

    Apoio suas opiniões, muitos afirmaram/afirmam que os livros de J.P é demais \Õ. E com isso acabei criando várias expectativas, não digo que me decepcionei com esta obra, mas não foi algo que me deixou louca para querer ler mais livros do autor.

    Parabéns pela resenha *____*

    Beijos :*
    Natalia | Entre Livros e Livros (http://musicaselivros.blogspot.com.br/)
    Espero sua visita por lá ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu li apenas um livro do James Patterson e acho que talvez tenha criado expectativas demais por conta de todos os elogios, mas me decepcionei um pouco. Não foi tão bom quanto eu esperava. Apesar disso ainda quero dar outra chance a ele (:

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Oie anjo, tudo bom?
    Poxa nunca ouvi falar anjo, mais me pareceu muito interessante depois dessa resenha viu?
    Beijos da Érr#
    http://viceveersa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/viceveersa

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ainda não li esse livro, mas tenho vontade. Acredito que no mínimo, gostarei. E entendi bem sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, tudo bem? Reconheço que a obra, assim como você mencionou na resenha, tenha suas qualidades. Mas ao meu ver ela é normal demais... Não sei, ela me passou a impressão de "não fede e nem cheira" rsrs.
    Depois que comecei a ler a série Irmandade da Adaga Negra, sempre tenho curiosidade por algo do gênero que traga um pouco de suspense, aventura e romance, mas creio que essa não seja a obra correta para começar já que, apesar de não precisar ser o ponto principal, não abro mão de um bom romance na trama.
    Ótima resenha.
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fran.

    Também não li nada do autor ainda. Senti muita vontade de ler a série quando soube dela. Apesar da crítica, estou curiosa por ler Private. Quem sabe o final superficial é por conta de ser uma série, né? Ou os livros não têm ligação? Tomara que eu possa lê-lo em breve.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran,
    A Mari tbm leu Private estes tempos, e tbm não gostou mto.
    Tenho curiosidade de ler alguma obra do autor, pois sempre falam maravilhas dele e seus livros sempre estão entre os mais vendido, mas ainda não criei coragem.
    Li uma reportagem esses tempos falando que o Patterson produzia livros em escala industrial. Aí fiquei com o pé atrás. Se o cara escreve mais de 10 livros por ano, como será que fica a qualidade?
    Abraço,
    Alê
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li nada do James Patterson, mas tenho muita curiosidade em relação aos livros dele. Ótima resenha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Fran!!!
    Quero muito ler o livro, porque além de ser um grande fã do gênero, tenho enorme admiração pelas obras do JP, acho que ele é um autor sensato, que escreve tramas maravilhosas.
    Gostei de tudo que você escreveu na resenha, acho super importante ler opiniões diversificadas de um livro, e consequentemente lê-lo para formar nossa própria opinião.
    É bem tipíco do autor, escrever capítulos pequenos!! haha' quero muito ler o livro.

    Abraços
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!