Oi pessoal, como estão? Primeiro, gostaria de agradecer pelos vários comentários na minha primeira coluna. Fiquei super feliz; muito obrigada mesmo. E indo ao que interessa, esse mês resolvi falar de um gênero que mesmo não sendo muito ''apropriado'' para alguém da minha idade, ainda é um dos meus favoritos: os livros infantis. 


Literatura em Movimento: coluna que consiste em apresentar, argumentar e discutir de forma opinativa sobre os mais variados gêneros e movimentos literários existentes. 
Será ofertada mensalmente pela Rafa.


É um pouco difícil falar de livros infantis – como um gênero – porque existem obras de todos os tipos: sobrenaturais, policiais, fantasia e assim por diante. Mas sem dúvida os livros que sempre fizeram mais sucesso entre a criançada são os que envolvem o sobrenatural, os clássicos como O Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas (mesmo esse não passando de um sonho da personagem principal) e os contos de fadas em geral, que envolvem bruxas, fadas, transformações repentinas, magia e ilusão... todas estão aí para provar isso. 

É certo que livros infantis são importantes para a formação de bons leitores desde pequenos, e que a maioria desses livros atuais, como O Diário de um Banana ou Meu Querido Diário Otário, tratam de temas como a amizade, família, bullying, e os personagens costumam ter as mesmas dúvidas e incertezas que o público alvo desses livros tem. Mesmo quando um enredo envolve magia, como Harry Potter ou Os Seis Signos da Luz, os personagens – principais ou não – tem coisas em comum com muitas crianças, seja por serem órfãs, não terem as mesmas condições financeiras que os amigos (citando Rony, melhor amigo de Harry Potter) ou no caso de Os Seis Signos da Luz, por serem um pouco excluídas do círculo familiar, e após passarem vários anos sofrendo, os personagens acabam descobrindo que tem algo de especial neles. No caso de uma criança que passa por tais problemas, um livro assim, pode acabar lhe mostrando que não tem nada de errado com ela. 

Mas também é certo que os livros infantis lançados nos últimos anos estão sofrendo bastante preconceito por parte de alguns críticos, pseudo-intelectuais, e até mesmo por parte de alguns jovens metidos a cultos (aliás, não só os infantis. Eu diria que os livros em geral lançados nos últimos anos sofrem esse preconceito). Alguns por incitarem a pratica de bruxaria, como Harry Potter, e outros por terem um conteúdo muito ''simples'' como Meu Querido Diário Otário. Porém, é preciso lembrar que os livros precisam ter uma linguagem e temas aparentemente simples para que as crianças possam entender, afinal de contas, você não dá um livro como Dom Casmurro ou Crime & Castigo para uma criança de 6 anos esperando que ela vá gostar.



Abaixo alguns livros infantis ou infanto-juvenis que andam fazendo bastante sucesso atualmente:
Percy Jackson & Os Olimpianos: A série retrata a história de Percy, um menino que após passar por vários problemas por causa da sua dislexia e do seu déficit de atenção, acaba descobrindo ser filho de Poseidon – o deus do mar. Eu particularmente gosto bastante da série por mostrar que só porque uma criança tem problemas de aprendizagem isso não significa que ela não possa ser inteligente, ou se sair muito bem em outras coisas. Não recomendo a série para menores de 10 anos.
As Crônicas de Spiderwick: A série conta a história dos gêmeos Simon e Jared, e de sua irmã mais velha Mallory, que após a separação dos pais precisam ir morar na casa de sua tia-avó, com a mãe. Lá acabam descobrindo um Guia de Campo sobre criaturas mágicas.  Eu só li o primeiro livro dessa série – além de ter visto o filme – e gostei bastante. Pretendo ler os outros em breve, mesmo a história sendo bem infantil, mas é uma ótima diversão. Recomendo pra qualquer idade.
Harry Potter: A história do menino órfão que descobre ser um bruxo e que graças a isso vai para uma escola de bruxaria, é conhecida no mundo inteiro e mesmo após o término da saga continua fazendo bastante sucesso. Uma das coisas que eu mais gosto na série é o fato dos personagens serem bruxos, independentes deles serem bons ou maus, já que na maioria dos livros infantis os bruxos (as) são sempre vistos como os vilões.
Judy Moody: Conta a história de Judy, uma menina super curiosa e divertida. Os livros dessa série não possuem nada de extraordinário, e quando digo extraordinário é porque não envolvem magia ou coisas do tipo. Basicamente fala do cotidiano de uma criança comum, convivendo com crianças comuns, mas isso não significa que os livros deixam de ser divertidos ou empolgantes por causa disso. 
Querido Diário Otário: Conta a história de Jamie Kelly, uma menina de 12 anos que está passando pelo período de mudança para a adolescência. Assim como os livros de Judy Moody, não possuem nada de extraordinário, no entanto, são bem engraçadinhos e são bem interessantes para crianças da idade da protagonista.

Há também a série Como Treinar seu Dragão. Eu não li nenhum livro dessa série, então não posso opinar, mas pretendo ler em breve. No mais, gostaria de aproveitar que o Natal está chegando para dizer que se você for dar algo para uma criança, dê um livro! Saia da mesmice das Barbies e dos carrinhos sem graça... aposto que elas vão gostar!

Até mais! 
Rafaela Lopes

12 Comentários

  1. Querido Diario Otario ainda nao li e nao me interesso muito. As Cronicas de Spiderwick eu tenho muita vontade de ler. Inclusive tentei comprar a coleção no fim de semana no site do Sub, mas com todos aqueles problemas não consegui.
    Agora, Percy Jackson, Harry Potter, Diario de um Banana, Como Treinar seu Dragão entre outros livros infanto juvenis, eu simplesmente adoro! Amo muito esse tipo de leitura. Me divirto horrores hehehe

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho vontade de ler todos esses, sim, eu ainda não li nenhum dos que foram citados, não por falta de oportunidade, mas por começar a leitura de outros antes.
    Como treinar o seu dragão, harry potter e percy são os que mais quero ler.
    O único que ainda não havia visto é o Judy Moody.

    Beijos;
    Leticia- ObsessionValley.

    ResponderExcluir
  3. Oii linda!!
    Adoro a série do Percy Jackson e morro de vontade de ler Como treinar o seu dragão, só que infelizmente são muitos livros, rs, e não tive oportunidade [ou dinheiro], para comprá-los, rs.
    Adorei o post, adoro literatura infanto-juvenil, acho que não tem isso de idade, rs.
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  4. Li O ladrão de raios e gostei bastante da leitura =D

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de Percy e HP, quanto a spiderwick não gostei muito pq... vou ser sincera, foi caro e o livro é minusculo, não valeu a pena.

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu gosto de HP e Percy, até porque foram as únicas séries que eu li das citadas acima.
    Tenho vontade de ler Spiderwick. Parece ser muito bom.
    E só li um livro da série "Querido Diário Otário" e achei bem engraçadinho. rs
    Adorei a coluna. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post! Eu, particularmente, adoro livros infantis. Dos que você citou, eu só li Harry Potter, mas tenho muita vontade de ler todos os outros, principalmente Como Treinar seu Dragão e Percy Jackson. Querido Diário Otário eu só li um trechinho e gostei bastante e tenho vontade de continuar lendo, já As Crônicas de Spiderwick eu pretendo começar a ler este ano.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu não gosto muito de literatura infantal... sinceramente, mas amooo Harry Potter. Ainda não conferi o trabalho do Rick Riordan, mas não vejo a hora também. Essa série dos Dragões tenho vontade de comprar pra dar pro meu priminho!
    Beijos

    Andressa
    http://umiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá! Seu blog é muito ricooo! Amei aqui de coração. Aii...os livros infantis são tudo de bom e é verdade que estão sofrendo críticas de muitas pessoas...os relançamentos de alguns, mas é assim mesmo. Entretanto acho que nunca vão perder o encanto.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  10. Não tenho o costume de ler livros infantis
    Pois a minha iniciação literaria já foi quando eu era maior
    Mas gosto bastante desse genero

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tbm curto muito esse genero, as vezes é bom sair da realidade e nada melhor que um livro infantil.

    Oz e Alice são meus favortitos!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rafa!
    Adorei a temática que você abordou este mês. Não sou contra os livros infantis pelo contrário acho eles super legais e abordam de uma forma simples várias temáticas, algumas delas você citou. Ainda não li nenhum dos livros (séries) citados por você, mas não me faltam vontade.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!