Estamos em época de vestibular. Embora a essa altura do campeonato muitas pessoas já tenham definido qual o curso escolhido - pelo menos aqueles que estão saindo do ensino médio -, resolvi compartilhar uma postagem muito bacana publicada no Guia do Estudante, que trata sobre profissões para quem gosta de escrever. Como geralmente quem ama ler adora essa atividade, aqui vai a dica para quem se identifica com a área, mas ainda está na dúvida. Portanto, vale a pena conferir!


  • CIÊNCIAS SOCIAIS – É o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. Com toda a bagagem teórica adquirida com o passar do tempo, é natural que esse profissional queira compartilhar seu conhecimento escrevendo textos. Leia mais.
  • CINEMA E AUDIOVISUAL – É a elaboração e a produção de audiovisuais artísticos, documentais, publicitários, institucionais ou jornalísticos para veiculação em diversas mídias, como cinema, internet, tv aberta e a cabo e circuitos fechados de programação. Como toda produção tem um roteiro, esta profissão é ideal para quem gosta de escrevê-los. Leia mais.
  • HISTÓRIA – É o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O profissional naturalmente, pode compartilhar o seu dia a dia e suas experiências em textos. Leia mais.
  • JORNALISMO – O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Leia mais.
  • LETRAS – É o estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. O profissional pode se dedicar à escrita profissional, trabalhando para editoras. Leia mais.
  • PRODUÇÃO EDITORIAL – É o conjunto de atividades envolvidas na edição e na publicação de obras impressas ou eletrônicas. Por ser responsável pela produção de conteúdo, este profissional pode se dedicar à redação e edição de textos. Leia mais.
  • PUBLICIDADE E PROPAGANDA – O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Como comunicador, este profissional tem autonomia para redigir peças publicitárias, como roteiros de comerciais de TV, por exemplo. Leia mais.
  • RÁDIO E TV – São as atividades ligadas à criação, à produção, à edição e à direção de programas de rádio e TV. Esse profissional se envolve na elaboração e na veiculação de programas jornalísticos, esportivos ou de variedades, exceto nas atividades reservadas a jornalistas e atores, como reportagem e dublagem. Ele monta a programação da emissora, redige roteiros, produz e edita programas. Leia mais.
  • TEATRO – É o conjunto de técnicas usadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. O profissional usa os movimentos corporais e a voz para representar personagens e transmitir ao público histórias, ideias e sentimentos. Está habilitado ainda a dirigir e escrever peças teatrais, novelas e filmes, bem como fazer críticas em veículos de comunicação e elaborar obras didáticas. Leia mais.
  • TRADUTOR E INTÉRPRETE – É a transposição do significado de textos e de falas de um idioma para outro. O tradutor faz a versão escrita de livros, documentos e textos em geral de uma língua para outra. Leia mais.

E você, se identifica com alguma das profissões acima?


Fonte: Livros e Pessoas. Dicas de Luciana Leitão.

8 Comentários

  1. Eu faço letras
    Mas ainda tenho o sonho de também fazer historia ;)

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran!
    Ótimas dicas de profissões. Acho bem interessante algumas das profissões na qual você citou, tipo: Publicidade e propaganda e Jornalismo.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    musicaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quando chegar a meu 3º ano, cogitarei Jornalismo, Publicidade e Relações Exteriores. São as coisas que amo.
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre gostei de história, embora não vá muito bem nessa matéria quanto eu gostaria, rs.
    Adorei o post,

    Beijos,

    Juliana Rodrigues,
    http://ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai meu Deus.. gosto tanto de escrever e queria voltar no tempo e ter escolhido Letras em vez de Pedagogia rsrsrs
    Mas quem sabe mais pra frente não faça outra facul, né?

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor.
    Que massa esse post.
    Eu estou mesmo na dúvida em o que fazer.
    Produção editorial, letras, jornalismo ou comunicação social.
    Tenho 1 mês ainda para pensar rs
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, muito legal!
    Mas não estudaria a maioria dos cursos heheh acho que talvez produção editorial, de resto não troco pela arquitetura, não! :p

    Tourner la Page

    ResponderExcluir
  8. curti as profissões acho que me identificaria mais com tradutor e interprete, gosto da linguá inglesa e traduzo bem... pelo menos meu professores disseram que sim.

    Mas eu gostaria mesmo é de escrever um livro, estou tentando no momento e gostaria de um dia publicar, tenho muitas ideias mas tenho muito o que melhorar antes de conseguir qualquer coisa... Bom eu estou gostando do blog seus top 5 são legais ^^ parebéns.

    -Vitor_
    www.likecritics.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!