É dia de Oscar! Dia em que muitos cinéfilos e leitores assíduos param para acompanhar uma das mais notáveis premiações anuais que existe, e embora o Universo tenha uma temática puramente literária, abrimos certas exceções em eventos especiais como esse. A verdade é que este ano existem muitas categorias em que a literatura se faz presente devido as suas adaptações... um exemplo deles é Os Miseráveis, que além de estar concorrendo à melhor filme, se faz presente em outras categorias.

Para quem não sabe, Les Misérables é uma das principais obras escritas pelo francês Victor Hugo, publicada em 3 de abril de 1862. A obra já recebeu ao longo dos anos várias adaptações... a mais recente é britânica, baseada no musical dirigido por Tom Hooper, com atuação de Hugh Jackman (Jean Valjean), Amanda Seyfried (Cosette), Russel Crowe (Javert), Samantha Barks (Éponine), Aaron Tveit (Enjolras) , Helena Bonham Carter (Madame Thénardier), Anne Hathaway (Fantine), Eddie Redmayne (Marius) e Sacha Baron Cohen (Monsieur Thenardier), lançado no Brasil no início deste.

Nós, evidentemente, não perdemos a chance de conferir essa produção tão especial, e foi pensando na ocasião que decidimos nos reunir (Rafaela e Francielle) com o intúito de ofertar a vocês nossa opinião sobre o filme. São várias adaptações excelentes que concorrem hoje, mas se Os Miseráveis e demais relacionados vencerem em suas respectivas categorias, ficaremos, sem dúvidas, muito felizes. Vejam o que temos a dizer e compartilhem conosco a opinião de vocês, também.
_

Fran: Antes de qualquer coisa, devo mencionar que a história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Geralmente, produções que possuem como cenário um contexto histórico muito me instigam. Mas acontece que estamos tratando de um musical, e embora eu aprecie o gênero (mesmo não tendo o costume de apreciá-los com frequência), devo dizer que uma adaptação nesse estilo é de deixar qualquer um com um pé atrás. Talvez por receio de não ser bom o bastante.

Cena em que Fantine é julgada por suas colegas de trabalho.
No entanto, a produção de Os Miseráveis foi tão incrível, que basta gostar de um bom drama para amá-lo. Todo o trabalho, não apenas dos produtores, mas principalmente dos atores, valeu muito a pena... é uma produção memorável, difícil de ser esquecida e tem uma carga emocional única. Traz ainda várias mensagens extremamente significativas (e a vida dos personagens demonstra isso). Definitivamente vale a pena ser conferido pelo enredo geral, onde a história fica cravada na alma através do semblante de um povo sofrido que soube o que é o amor.

Jean resgatando Fantine.
Rafa: A primeira vez que eu tive contato com a história de Victor Hugo, foi quando eu tinha 11 anos, por uma adaptação em quadrinhos. A revistinha era muito velha, mas eu me lembro de ter gostado bastante. Após seis anos do meu primeiro contato com a história, não sabia ao certo o que esperar do filme, apesar de imaginar que ficaria incrível, mas ainda estava receosa em me decepcionar. No entanto, não poderia ter ficado mais feliz com a adaptação, pois o filme me emocionou de uma forma que é quase impossível explicar. Todavia, relato ainda que a produção também teve seus momentos de descontração, protagonizados pela personagem da sempre diva Helena B. Carter, e seu marido.

Madame Thénardier e Monsieur Thenardier em uma cena cômica.
Emocionei-me com a história de uma moça sonhadora que fez o possível, e precisou deixar tudo de lado, tendo que vender o corpo pelo bem de sua filha. O que mais uma vez mostrou como o sistema é hipócrita desde sempre, condenando as pessoas que amam e que são capazes de qualquer coisa pelo bem dos seus ente queridos. E por último posso afirmar que depois de várias decepções cinematográficas, essa adaptação de Les Misérables caiu do céu para mim. Fica aqui minha indicação para todos, mesmo para aqueles que não gostam de musicais... deem uma chance a Les Miz.


E vocês? Nos contem qual a torcida pra hoje!

19 Comentários

  1. Estou seguindo aqui, segue devolta?
    Beijos, Respirez La Mode

    ResponderExcluir
  2. Seguindo aqui adoei as dicas literarias.
    beijoes
    http://www.katiebittencourt.com

    ResponderExcluir
  3. Ah.. Eu também estou SUPER na torcida por "Os Miseráveis" (:
    Vamos torcer juntas e esperar o resultado!

    Beeijos
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!

    Nossa, q páreo duro esse Oscar, hein! Ainda não vi este filme, mas estou doida pra ver! Ainda mais pq o Hugh Jackman (aaaaai, suspiiiiiros) está nele...OMG! Haha...maaas parece ser um belo filme, mesmo!

    Ótimos comentários, adorei!

    Bjão!

    Paulinha.
    http://www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. QUE.LAYOUT.PERFEITO.
    Gente, amei seu blog! Estou seguindo!
    Curti demaaaaaaaaaaaaaaais Os Miseráveis, é muiiiiito perfeito, e até curtinho, em relação ao livro.
    Além de ser uma excelente adaptação, tá perfeito <3
    Beijos,
    Carol,
    http://caixa-a-a.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. só de ver esse figurino já fiquei curiosa ! Eu adoro filmes dessa temática :o Estou me perguntando por que ainda não assisti >.<

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  7. Meninas, ainda não tive chance de conferir Os Miseráveis. Mas o relato de vocês me deixou ainda mais ansiosa para fazê-lo. E logo!

    ResponderExcluir
  8. Fã que sou dessa perfeita história de Victor Hugo, sou suspeito em falar de qualquer que seja a adaptação feita de Os Miseráveis. Confesso que não curto muito musicais, mas esse filme é de deixar extasiado! Cenário, Fotografia, Maquiagem, Elenco, Enredo... Enfim, se não fosse Argo e As Aventuras de Pi, esse seria o melhor filme do ano, na minha opinião.

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. aaah os miseráveis perdeu :( kkk mas eu já meio que sabia que "argo" levaria a taça.
    pelo menos a Anne ficou de atriz coadjuvante né? bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Ainda não fui assistir Os miseráveis, então não posso opinar muito...
    Gostei do post.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tem uma promo no ar lá no blog! Participa? :)
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  12. Nunca vi mas parece ser ótimo! Adorei o post, ótimo mesmo.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  13. Nem vi esse filme ainda, mas quero muito! Afinal é um classico e tem a maravilhosa Anne!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não gostei =(
    O livro é um dos meus preferidos e eu fui toda feliz assistir o filme, maaaas eu não gosto de musicais, e por mais que eu tentasse relevar, aquela cantoria toda me irritou o filme inteiro. Em questão visual é tudo muito bonito e até a história é muito bem contada, mas não conseguiu me prender ou me fazer gostar do filme =/ Tava torcendo por Django Livre, que é muito amor *--*
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Quero muito conhecer essa historia
    Mas primeiro quero ter a oportunidade de ler
    Para só depois assisti ao filme

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu nem assisti o oscar :/
    Todo mundo fala muito bem desse filme, estou curiosa em vê-lo, vou vê se essa semana eu ainda consigo assistir e tomara que ele ganhe o oscar, já que eu não sei quem ganhou rsrs :/
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Estou louco para ver esse filme. Não li o livro, mas tenho vontade. E tipo, eu já quero muito assisti-lo, então imagine o quanto eu fiquei mais animado após ter lido as opiniões acima?! KKK
    Gostei do post. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  18. O filme é MARAVILHOSO!!! É cumprido, cansativo e TODO cantado, mas vale mtuuuuuu a pena assistir!!
    Confesso que fiquei muuuuuuito decepcionada por "Os Miseráveis" não ter ganhado o Oscar =|
    Adorei o post!!

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. eu ja tive esta revistinha,é um almanaque do tio patinhas se estou lembrado,mas nao encontro mas esse exemplar,foi esse ano que eu descobri esse autor

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!