Oi pessoal, como estão? Lendo bons livros? Eu ultimamente estou meio ''emperrada'' com a minha lista de leitura por causa da escola. Mas indo ao que interessa, esse mês resolvi falar de um gênero que não é bem um dos meus favoritos, no entanto, faz muito sucesso, principalmente com o público infanto-juvenil e jovem adulto. Irei falar dos livros quem tem como temática o sobrenatural.



Literatura em Movimento: coluna que consiste em apresentar, argumentar e discutir de forma opinativa sobre os mais variados gêneros e movimentos literários existentes. 
Será ofertada mensalmente pela Rafa.



Define-se como sobrenatural todo fenômeno ou criatura que não seja normal, ou que a ciência não conseguiu provar que aconteça ou exista. No mundo literário, são considerados livros sobrenaturais aqueles que falam de anjos, demônios, vampiros, fantasmas e diversas criaturas que podem ser consideradas mitológicas - ou não, dependendo das crenças de cada um, é claro - muito embora existam livros que possuem temática mitológica, mas que não são considerados livros sobrenaturais pela maioria, embora sejam sim sobrenaturais, mas provavelmente isso acontece porque as pessoas costumam associar o ''sobrenatural'' às histórias com fenômenos e criaturas considerados mais ''darks'' das mitologias.

Como comentei anteriormente, eu não sou grande fã dos livros sobrenaturais, já que eu gosto de livros que me façam pensar, ou em que eu tire diversas mensagens (sim, eu gosto de moral da história) quando tiver acabado a leitura, e os livros sobrenaturais tem mais o intuito de divertir e entreter. E não posso deixar de considerar que são graças aos livros sobrenaturais que muitas pessoas da minha geração tomaram gosto pela leitura (sem falar que cada um lê o que lhe convém) e esse definitivamente é um ponto a se considerar.

Outro ponto que eu considero bastante nos livros sobrenaturais é que eles costumam ser ótimos passatempos, mesmo os livros mais ''darks'' ou ''pesados'' costumam ser divertidos – mais uma vez, dependendo do que cada um considere divertido – e costumam me prender muito rápido, assim como a maioria dos leitores. Outro fator a se considerar é que os livros desse gênero geralmente são muito bons para quem (assim como eu) tem interesse nas criaturas mitológicas. Claro que a maioria dos autores costuma mudar algumas características de algumas criaturas, mas os livros, em sua maioria, não deixam de ser um ótimo instrumento de pesquisa complementar, ou é apenas divertido ler sobre elas numa ''perspectiva diferente''.

Abaixo algumas sagas sobrenaturais famosas (ou não):
Hush Hush: A saga que fala sobre uma humana que se apaixona por um anjo caído, faz bastante sucesso no Brasil, porém, a série apesar de ser um romance sobrenatural, é repleta de suspense, e apesar de eu não ser grande fã, admito que seja uma série muito boa. É uma ótima pedida pra quem gosta de sobrenatural/suspense ou apenas pra quem quer começar a ler algo do gênero.
Crepúsculo: Não podia deixar de falar da saga sobrenatural que mais fez – e continua fazendo – sucesso nos últimos anos, como todos supostamente já sabem. Crepúsculo narra o romance de uma adolescente que se apaixona por um vampiro, e embora eu tenha lido os quatro volumes da saga, considero-me neutra em relação a ela. Nem gosto, nem desgosto, embora não deixe de lado as piadinhas, pra irritar as minhas amigas.
Beijos de Vampiro: Das sagas sobrenaturais que li essa é a minha favorita. Pra lá de divertida Beijos de Vampiro é narrado por Raven, uma garota gótica – por influência da mídia – que é considerada uma esquisita por todos na pequena e tediosa Dullsville, a cidade onde mora. No entanto, tudo muda quando uma família – supostamente composta por vampiros – se muda para a antiga mansão abandonada e considerada mal-assombrada da cidade.
Fallen: Mais uma saga que fala sobre anjos e adolescente apaixonada. Sendo bem sincera eu não gostei de Fallen, e não que isso torne a história menos interessante, longe disso. O primeiro livro pelo menos tem um final pra lá de surpreendente, e a escrita da autora é ótima. Mas como dizem por aí: gosto é gosto.


Rafaela Lopes

12 Comentários

  1. Nossa que show o livro parece ser fantástico mesmo. to mego com vontade de comprar ele agora hehe
    Dá uma passadinha em
    http://estilo4u.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem prefiro livros que "fazem pensar" rs Mas de vez em quando é legal ler algo do gênero pra variar ^-^

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  3. Eu também curti Hush, Hush. Achei mais leve que Crepúsculo... e mais cabível também. Tem coisas em Patch que faltam a Edward.

    ResponderExcluir
  4. Posso dizer que leio quase de tudo, e sobrenatural é um gênero que gosto bastante. Tanto em livros quanto em filmes e séries. Só descordo um pouco na questão de "passar uma mensagem". Concordo que isso não é comum nessa "nova era" sobrenatural, mas creio que qualquer boa boa história pode fazer independente do gênero. As vezes está tudo nas entrelinhas. Mas gostei do post.

    ResponderExcluir
  5. Eu até gosto de sobrenatural, mas não é o meu gênero preferido. Depende muito do momento, tem época que eu leio um sobrenatural atrás do outro, mas faz tempo que eu não leio nenhum. Gosto mais de histórias 'reais' sabe, dá pra se identificar mais com algumas situações e eu me envolvo mais na história.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oii..
    Beijos de Vampiro me animou ^^
    Mas Hush Hush ainda está na minha lista de espera primeiro, rs (:

    O volta às aulas nos obriga a dar um "pause" na leitura, né :(

    Beeijos
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. De fato os livros sobrenaturais são a nova moda, eu confesso que gosto muito, mas não exclusivamente...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Hey
    Sei bem como é estar com a leitura emperrada.. o início do trabalho.. me deixou toda bagunçada com o blog.
    HAHA

    Esse gênero é um dos meus favoritos, apesar que alguns autores exageram na coisa HAHA

    Adoro Hush Hush, minha série favorita dessas que você citou!

    beijos e uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post!! :)
    Hush Hush é o meu favorito (quem não gosta do Patch??) e Fallen eu só gostei do primeiro livro ^^
    Crepúsculo possui uma narrativa que prende o leitor apesar de não ser O livro e Beijos de Vampiro eu não conhecia.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei o blog!
    To querendo ler fallen e o Beijos de vampiro, parecem ser legais
    Já sou sua seguidora *-* Beijos
    likearocklikearoll.blogspot.com
    facebook.com/Indirablog

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro livros sobrenaturais, é um dos meus gêneros favoritos. :)
    Acho que é porque eles mostram algo que a gente não vê na realidade, então sempre dá aquele sonho, sabe? *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Já gostei muito de livros sobrenaturais (Arquivo X, por exemplo), porém é realmente complicado encontrar hoje algum que me encha os olhos. A monotonia e o velho clichê agregado a um romance Humano-Paranormal tornou o gênero maçante e desagradável, o que me faz recorrer as literaturas mais "pesadas", como os livros King, Joe Hill, etc.

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!