Aproveitando a deixa da última resenha, trago à vocês um pouquinho sobre a vida do escritor Ernest Hemingway a título de curiosidade para os interessados. Por que tanto sucesso, afinal?


"A sabedoria dos velhos é um grande engano. Eles não se tornam mais sábios, mas sim mais prudentes."


Ernest Miller Hemingway nasceu no ano de 1899, em Oak Park, Illinois (EUA). Filho de um médico da zona rural, cresceu em contato com um ambiente pobre e rude, que conheceu ao acompanhar o trabalho do pai na região. Esse ambiente foi descrito em seu livro de contos In Our Time (1925).

A vida e a obra de Hemingway tem intensa relação com a Espanha, país onde viveu por quatro anos. Uma breve passagem, mas marcante para um escritor americano que estabeleceu uma relação emotiva e ideológica com os espanhóis. Em Pamplona, meados do século XX, fascinado pelas touradas, a ponto de tornar-se um toureiro amador, transporta essa experiência para o livro O Sol Também Se Levanta (1926). 

Ainda muito jovem, decidiu ir à Europa pela primeira vez, quando a Grande Guerran assombrava o mundo (1918). Hemingway havia terminado o segundo grau em Oak Park e trabalhado como jornalista no Kansas City Star. Tentou alistar-se, mas foi preterido por ter um problema na visão. Decidido a ir à guerra, conseguiu uma vaga de motorista de ambulância na Cruz Vermelha. Na Itália, apaixonou-se pela enfermeira Agnes Von Kurowsky, sua inspiração na criação da heroína de Adeus às Armas (1929) – a inglesa Catherine Barkley. Atingido por uma bomba, retornou para Oak Park que, depois do que viu na Itália, tornou-se monótona demais.

Trabalhou como correspondente de guerra em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola. A experiência como jornalista do North American Newspaper Alliance, não o hesitou em se aliar às forças republicanas contra o fascismo , tema do livro Por Quem os Sinos Dobram (1940), considerada sua obra-prima. Ao fim da Segunda Guerra Mundial se instalou em Cuba. 
Levando uma vida turbulenta, Hemingway casou-se quatro vezes, além de vários relacionamentos românticos. Em 1952 publicou "O Velho e o Mar", com o qual ganhou o prêmio Pulitzer(1953).2 Foi laureado com o Nobel de Literatura de 1954.

Ao longo da vida do escritor, o tema suicídio aparece em escritos, cartas e conversas com muita frequência. Seu pai suicidou-se em 1929 por problemas financeiros e de saúde. Sua mãe, Grace, dona de casa e professora de canto e ópera, o atormentava com a sua personalidade dominadora. Ela enviou-lhe pelo correio a pistola com a qual o seu pai havia se matado. O escritor, atônito, não sabia se ela queria que ele repetisse o ato do pai ou que guardasse a arma como lembrança.Aos 61 anos e enfrentando problemas de hipertensão, diabetes, depressão e perda de memória, Hemingway decidiu-se pela primeira alternativa.

Todas os personagens deste escritor se defrontaram com o problema da "evidência trágica" do fim. A vida inteira jogou com a morte, até que, na manhã de 2 de julho de 1961, em Ketchum, Idaho, tomou um fuzil de caça e disparou contra si mesmo. O autor encontra-se sepultado em Ketchum Cemetery, Condado de Blaine, Idaho, nos Estados Unidos.


Bibliografia

Romances
  • As Torrentes da Primavera (1925);
  • O Sol Também Se Levanta(1926);
  • Adeus às Armas (1929);
  • Ter e Não Ter (1937);
  • Por Quem os Sinos Dobram (1940);
  • Do Outro Lado do Rio e Entre as Árvores (1950);
  • O Velho e o Mar (1952);
  • Aventuras de um Homem Jovem (1962);
  • As Ilhas da Corrente (1970);
  • O Jardim do Éden (1986).




13 Comentários

  1. Muito interessante, eu não conhecia nada sobre ele, no entanto sempre tive vontade de ler O Velho e o Mar.
    bjos

    http://historiaspossiveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que triste. Fiquei chocada com a atitude da mãe dele. Sempre ouvi dizer que esse autor é muito bom, mas sombrio. Tá explicado, né?
    Ótima biografia (que me deixou um pouco triste, mas enfim).
    Adoro esse blog!

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber um pouco mais sobre ele! Muito fofooo.
    Dá uma passadinha?
    http://comportamentorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, Fran. Tinha mais conhecimento sobre as obras de Hemingway do que de sua vida, então foi interessante pra mim. Já disse uma certa vez que tenho muita curiosidade sobre os grandes clássicos né? Então, alguns de Hemingway estão em minha lista. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da biografia, uma pena né que grandes pessoas se matam :/ a maioria são assim. :/
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Interessante sua postagem, não fazia ideia de quão maravilhoso ele era! E que mãe mais lazarenta t.t

    Beijos, boa semana!
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  7. Confesso que nunca li nada de Ernest Hemingway, mas fiquei curiosíssima para conhecer sua obra.

    Abraços,
    Nina

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran!
    Gostei muito do post, porque admiro demais Hemingway. Para mim ele é, sem dúvida, um dos melhores escritores de todos os tempos.
    Recentemente li uma coletânea de seus contos e todos os textos são impecáveis. Ainda não li "O Velho e o Mar", mas tenho muita vontade (é por isso que ainda não vou conferir a sua resenha. Quando é um livro que eu já quero ler, eu prefiro não ler resenhas sobre ele).
    Adorei saber mais sobre o escritor.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o autor nem os livros dele, mas li a resenha e me interessei bastante. Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de ler estas biografias dos autores. Tb não li nenhum livro dele, mas fiquei curioso.

    Abraços
    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hey
    Adorei o post, sempre bom ler mais sobre o autor.
    Na época da faculdade eu li 'O Velho e o Mar', e gostei..
    Queria ler novamente e conhecer outras obras dele.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia muito sobre ele, não. Foi bom ler isso, aliás, me interessei por "O Sol também se Levanta". Ótimo post!
    literallypitseleh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a história dele (e que história hein?) e de livros, apenas "O Velho e o Mar", como já comentei aqui. Apesar de toda a reputação dele, nunca me interessei em ler outra obra.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!