Olá pessoal, tudo bom? Estava com saudades de ler os comentários de vocês, e também de escrever para esse blog lindo. Fiquei afastada da coluna alguns meses por causa da escola (pra quem não sabe estou no último ano), e além de tudo tive que estudar para o ENEM, vestibulares, etc. Enfim, torçam por mim, viu? 

E pra compensar minha falta por aqui, resolvi falar de uma arte que eu simplesmente sou APAIXONADA, que são as histórias em quadrinhos. Vamos lá?


Literatura em Movimento: coluna que consiste em apresentar, argumentar e discutir de forma opinativa sobre os mais variados gêneros e movimentos literários existentes. 
Será ofertada mensalmente pela Rafa.

 

Entende-se por histórias em quadrinhos narrativas feita em desenhos sequenciais e diálogos ou falas curtas, geralmente dispostas em balões ao lado dos personagens ou acima deles. No entanto, há também quadrinhos feitos apenas com imagens sequenciadas, passando a mensagem sem a necessidade de palavras. Os quadrinhos surgiram ao longo do século 19, e o primeiro feito no formato padrão como conhecemos hoje foi o Yellow Kid (Menino Amarelo), do americano Richard Felton Outcault. O quadrinho de Outcault fazia alusão a imprensa sensacionalista americana.

Os quadrinhos se popularizam por serem publicados em jornais e livros. Aos poucos as tirinhas e cartoons também foram fazendo sucesso e ganhando mais e mais espaço, histórias de suma importância não só para o mundo dos HQ's como também para a cultura popular em geral. Como exemplo é possível citar o Gato Félix, de Pat Sullivan, e do Mickey Mouse, de Walt Disney. Tintin de Hergé, Betty Boop, de Max Fleischer e Tarzan, de Harold Foster. Buck Rogers e Popeye de Elzie Crisler Segar foram criados na década de 30, e influenciam a cultura até hoje. 

As histórias em quadrinhos – principalmente as de aventura – começaram a fazer tanto sucesso, que logo passaram a ser publicadas exclusivamente para revistas. Com a disputa da Segunda Guerra Mundial, também começaram a surgir os famosos Super Heróis dentro desse universo. O exemplo mais popular neste sentido é o Capitão América, vestido com as cores da bandeira americana que representa o militarismo e o patriotismo da América. 

Sou uma pessoa suspeita para falar de quadrinhos, porque eu sempre os adorei! Aprendi a ler com os quadrinhos da Turma da Mônica (que aliás leio até hoje, tanto os da Turma Clássica, como os da Turma da Mônica Jovem ), e sempre achei o mesmos interessantes justamente por serem feitos no padrão desenho-diálogo, diferentes dos livros que tem que se imaginar todos os personagens, paisagens e assim por diante. Todos os aspectos ''imaginários'' já veem prontos nos quadrinhos, e há quem diga que não gosta de quadrinhos por isso, por não ''ter o que imaginar''. Óbvio que por ter imagens prontas, ninguém precisa se dar ao trabalho de ficar imaginando personagens, etc e etc. Mas é por isso que eu acho os quadrinhos tão geniais! Embora pareça que está ''tudo pronto'', não está! É preciso sacar as piadas, críticas e ironias criadas pelos autores, principalmente quando se fala em tirinhas, o que muitas vezes acaba gerando muita confusão entre os leitores – afinal de contas, quem aí não acabou se confundindo e MUITO em alguma questão de imagens do ENEM?. Até mesmo nas histórias que parecem mais simples sempre tem algo que necessita a atenção do leitor.
 

Os Quadrinhos no Brasil
 
As histórias em quadrinhos no Brasil começaram a ser publicadas no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas. Depois, se estabeleceria com as populares tiras. A edição de revistas próprias de histórias em quadrinhos no país começou no início do século XX. Mas, apesar do Brasil contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, principalmente com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses.

Os nomes mais conhecidos dos Quadrinhos Brasileiros sem dúvida são Ziraldo e Maurício de Sousa. Ziraldo é autor de quadrinhos como Pererê, O Menino Maluquinho e desenhista de diversos livros com parceria de outros autores. Já Maurício de Sousa é criador da Turma da Mônica, e acho que não preciso dizer mais nada.

1869 - AS AVENTURAS DE NHÔ QUIM, de Angelo Agostini.
Esse autor italiano, radicado no Brasil, lançou uma das primeiras revistas de nosso país, a Revista Ilustrada. Agostini também foi um dos pioneiros das HQ's. As Aventuras de Nhô Quim, publicada na revista Vida Fluminense, narrava as experiências de um caipira na cidade grande. E trazia uma novidade: histórias com um personagem fixo.

Uma coisa interessante que eu preciso ressaltar: embora muitas pessoas acabem associando o termo HQ aos quadrinhos americanos (Comics), HQ seria a sigla de História em Quadrinhos (e parece óbvio, mas nem todo mundo percebe). Outra coisa é o termo HQ ou ''Histórias em Quadrinhos'', que vai servir para qualquer história em quadrinho, independente do lugar do mundo que veio. Não importa se é Gibi, Comic, Mangá, Manhwa (as histórias coreanas), sempre será HQ. Mesmo que haja muita controvérsia entre os fãs sobre quando chamam um quadrinho japonês de gibi ao invés de mangá, teoricamente a pessoa não está errada, visto que no Brasil é entendível que quadrinhos sejam Gibi –  ou vão me dizer que vocês chamam falam ''book'' ou ''livre'' só porque determinado livro é inglês ou francês? Bem, acho que não né. É livro e fim, e a mesma coisa acontece com os HQ's.
Observação: Algumas informações do texto foram retiradas de livros, e outras de artigos na internet e do site da revista Mundo Estranho.


Por hoje é só. Mas em breve tem mais! Até lá!


Rafaela Lopes

5 Comentários

  1. AMO HQ's! Então nem preciso dizer que adorei o post né? Sério, muito bom. Bem informativo. Parabéns Rafa!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Se hoje sou um apaixonado por livros, elas são as maiores culpadas: HQs! ComeceI por "A Turma da Mônica" logo que aprendi a ler. Passei por Homem-Aranha, Batman, TWD e outros. É um universo maravilhoso que todos deviam se aventurar. Ótimo post!

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro as histórias em quadrinhos.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não tenho o hábito de ler quadrinho, mas sempre via meus irmãos lendo e foi aí que conhecer os super heróis. além de ter lido os da Turma da Mônica \o/
    Mas parabéns pelo post, ele ficou bem informativo!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu post, ainda não sabia sobre a histórias dos quadrinhos ♥
    E eu queria te avisar que um post do seu blog foi parar no quadro do meu blog, se quiser ver é só acessar:
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br/2013/11/vale-pena-o-seu-click-novembro-de-2013.html

    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG E CONCORRA A UM DELINEADOR PRETO DA MAC

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!