Título: Álbum de Casamento (Cortesia cedida pela Editora Arqueiro)
Autor: Nora Roberts 
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
ISBN: 9788580412215 
Nota: 3,5 de 5

SINOPSE: Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.

Comentários:

Autora de mais de 200 best-sellers românticos. Essa é Nora Roberts, escritora norte-americana super famosa. Em seu novo livro, ela nos oferta uma narrativa típica de sua escrita, sempre doce, nada extremista, comum e desta vez um pouco previsível. Álbum de Casamento é o primeiro volume da quadrilogia Quarteto de Noivas. 

Na trama inicial, a protagonista é a fotógrafa Mackensie Elliot. Querida entre suas melhores amigas (e únicas pessoas na qual ela pode verdadeiramente contar), Mac é uma profissional competente, comprometida e de fato realizada com o que faz. Mas enquanto o lado profissional se sobressai cada vez mais, sua vida pessoal acaba tomando rumos mais complicados por vezes. Sua mãe, Linda, é uma pessoa difícil de lidar, quase sempre imatura e que a tortura com suas queixas incansáveis sobre seus fracassos amorosos. Além disso, seu pai parece simplesmente esqueceu que ela existe. Com tanta falta de amor e traumatizada devido os rumos que a sua família tomou, ela acaba não tendo bons relacionamentos, decidindo assim não se apegar a ninguém. Eis que, no entanto, surge Carter Magrine. Carter estudava na mesma escola que Mac quando jovens, e aparentemente sempre fora afim dela, mas Mac não sabia disso. Até então.

Carter reapareceu após sua irmã contratar a Votos (nome da empresa do quarteto de amigas) para organizar seu casamento. Um pouco tímido, mas igualmente bem humorado e inteligente, Carter acaba mexendo com Mac de um jeito especial. Mas ela se acha complicada demais e incapaz de encarar um relacionamento sério com alguém tão bacana como ele. Entretanto, inúmeras reviravoltas acontecem na vida de Mac, fatos bons e alguns... bem, nuances da vida.

Narrado em terceira pessoa, o livro possui uma capitulação simples e não muito longa. A linguagem é de fácil entendimento e, por isso, a leitura flui com aptidão. Álbum de Casamento é uma obra jovem, com algumas cenas mais adultas, sim, mas sem exageros. Os personagens, em sua maioria, não são tão marcantes, exceto pelos principais, em especial o Carter. Ele passaria despercebido senão fosse por seu caráter, sempre muito autêntico. A Mac não ganhou tanta a minha empatia como ele, por exemplo. Os traumas de infância fizeram dela uma mulher de personalidade incerta, sem pulso firme para lidar com a mãe, e totalmente desesperançosa. O que pode até ser compreensível, mas não me convenceu (não da forma como isso foi trabalhado na narrativa).

O que eu mais gostei na história, além do cenário romântico (e ao mesmo tempo sendo algo profissional), foi o conflito familiar, o que faz do casal ter sua importância na trama, mas sem ser o centro das atenções. Esse aspecto deu um toc especial e um tom reflexivo à narrativa.

Vale salientar, no entanto, que no geral o livro é dotado de muitos clichês, o que fez da leitura ser leve e nada extraordinária. É um tanto previsível, também, mas não vi isso como algo negativo. Acredito, inclusive, que Nora Roberts pretendia mostrar que histórias bem normais e comuns podem perfeitamente estar âmbito literário com a função de entreter. É a percepção sobre as delícias e complicações da vida. Agora é esperar pela continuação, e a autora nos preparou bem para isso.

Uma história divertida, com alguns conflitos casuais, e até mesmo especial para quem se envolve. Nora tem uma escrita peculiar, e por isso essa história vale a pena ser conferida por fãs, curiosos e adeptos a temática. Recomendo!


''Teve um anoite inquieta, discutindo consigo mesma, e acabou pensando com amargura que não perdia uma noite de sono por causa de um homem desde os 16 anos.''

Pág.155


5 Comentários

  1. Ahhh..
    Eu adoro Nora Roberts!
    Estou com o livro "Mentiras Genuínas" dela para ler, que comprei na Bienal.
    Viva as férias, rs..

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, Fran. Alias, adoro a forma como você descreve livros. ^^ Mas romances definitivamente não são o meu gênero. Acho que os prefiro como parte da história do que como tema.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que saudade desse blog !!!
    Gosto de alguns livros da Nora (outros nem tanto), mas faz mtu tempo que não leio os livros dela (na realidade estou com vários livros empacados, rsrsrsrsrs).
    Só acho incrivel como de três em três meses (quase) ela tem um livro novo xD
    E é como você falou: tem muito clichê. E isso vejo nos livros da Nora no geral :)
    Adorei a resenha !!

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!! Gostei muito da resenha. Bastante clara e capaz de instigar o leitor.
    Bem, eu nunca li nada da Nora, talvez por não ser muito fã de romances como centro da narrativa... mas esse parece ter uma ambientação bem legal e ainda tem a questão da amizade.
    Beijos.
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela leitura e resenha, apesar de achar que vc contou muito da história para quem ainda não leu mas paciência. Eu já li e adorei o livro, esse foi o primeiro da autora que li. Enfim beijinhos!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!