Na segunda edição do Retrospectiva Literária 2013, eu trouxe algumas desilusões literárias que tive este ano. Saliento que não foram, necessariamente, decepções... a temática da postagem de hoje foca em leituras que realizei esperando um segmento narrativo que na verdade não existia. Vamos lá?
_


A Metamorfose (Franz Kafka): Tem resenha do livo no blog! Um clássico enfadonho, corrido, sem muita criatividade, e que, por fim, não me agradou em nada. Apesar de curto, achei-o cansativo e um pouco complicado, também. Talvez por isso eu não descarte a ideia de não ter entendido o que autor quis dizer. Se sua intenção era mostrar que quando uma pessoa muda sua forma (posso associar isso ao estilo de vida que as pessoas adotam), especialmente a física, ela perde o respeito, essa leitura não foi uma total perda de tempo. Me entristece saber que é um clássico renomado e querido por muitos, quando eu não consegui refletir e enxergar a trama com os mesmos olhos. Mas... é a vida! Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.


Como Salvar Um Vampiro Apaixonado (Beth Fantaskey): Tem resenha do livro no blog! Minha maior decepção do ano, devo dizer. Encontrei na continuação da trama vampiresca criada por Fantaskey uma história rasa e sem emoção. Desconheci a maioria dos personagens que tinham sidos apresentados no primeiro livro, e isso, para mim, foi o mais triste. Senti falta também da inteligência e do humor que detectei na narrativa anterior. Os capítulos são curtos demais, sem emoção, e a leitura acabou não fluindo. Uma pena, pois essa era uma das continuações de séries literárias mais aguardadas pelos fãs. Em resumo, não gostei porque um romance vampiresco que tem como foco a descoberta de um crime não deveria ser tão parado assim. Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.


Halo (Alexandra Adornetto): Tem resenha do livro do blog! Li Halo através de um book-tour, em um momento em que eu não estava mais na vibe de romances dentro do universo fantástico, mas mesmo assim encarei a leitura com a mente aberta, esperando um passatempo através de uma uma nova experiência literária. Todavia, como previsto, eu me desiludi. O livro é bom, com uma ideia super bacana, mas que se perdeu nos clihês. Senti que a trama faltou ser melhor explorada. Algumas coisas (desnecessárias) poderiam muito bem dar lugar a cenas mais instigantes e sérias, inclusive. Vi muitas cenas sem dinamismo passarem despercebidas, e para mim não vingou. Mas quem sabe a continuação não dá uma alavancada na história? Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.


Argo (Antonio Mendez): Não foi uma decepção, mas eu esperava bem mais. A história é incrível, ainda mais porque ela de fato aconteceu, e eu adoro narrativas que envolvam espionagem, CIA e afins. Acho que o problema é que eu aguardava por um enredo repleto de ação e diálogos, mas não foi isso que eu encontrei. A descrição minuciosa do autor o tempo todo deixou o livro meio monótono, e isso deixou minha leitura um pouco arrastada. Eu gostei bastante (aprecio muito a genialidade e a forma como essa operação foi conduzida), mas confesso que algumas partes foram enfadonhas e desnecessárias. Ainda bem que o filme, para a minha surpresa, é incrível! Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.


Gênesis (Bernard Beckett): Um livro que trás como foco a reflexão filosófica de uma Terra arrasada pela Peste, cujos sobreviventes vivem em absoluto isolamento. Fiquei maluca com essa proposta, mas me desiludi pela falta de ações no livro. Ela é ambientada unicamente em uma prova que tem a duração de quatro horas, realizada por Anaximandra, uma jovem de 14 anos que estudou a fundo dados históricos do seu povo. Se aprovada, ela será admitida na Academia – a instituição de elite que governa aquela sociedade utópica. E assim a trama se desenrola... a prova é realizada como uma arguição, com pequenas pausas a cada ciclo concluído. É uma obra inteligente, e conduzida de uma forma ímpar. Mas minha leitura se arrastou. Apesar de questionador e interessante, não aflorou minha mente (o que não significa que seja ruim, hein!). Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.




Já leu algum dos livros citados? Então deixe sua opinião! Ou, então,
compartilhe suas desilusões literárias de 2013!
Até mais!




7 Comentários

  1. Fiquei muito triste ao ver que Como salvar um vampiro apaixonado está na sua lista :( Eu já li o primeiro, e gostei bastante. Ainda não li a continuação, mas agora, lendo o que você disse, fiquei com um pé atrás, e desanimei :( Mas vou ler mesmo assim, só para ver no que vai dar rsrsrs

    Bjs!

    escritoriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei das suas avaliações!!! Desses listados só li o livro da Beth e apesar de concordar com os pontos que vc apresentou gostei do livro. Estou gostando das suas retrospectivas!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fran!
    Confesso que estou até com medo de ler alguns desses livros aí. :/ Tenho dois dos que você citou. Espero que quando eu ler não sinta a mesma coisa que você. Parecem ser legais. Bem, em breve eu comento contigo sobre essas leituras!


    Até a próxima!
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!
    Eu assisti "Argo" e quando o livro foi lançado preferi não ler, porque algo me dizia que seria um livro tedioso, apesar de ter uma boa história. Pelo jeito eu estava certa.
    Ainda não li "A Metamorfose", mas tenho muita vontade. Kafka é um autor conhecido por fazer do absurdo o normal e, consequentemente, do normal o absurdo, então talvez tenha vindo disso a sua estranheza e desagrado com o livro.
    PS.: Também adoro histórias de espionagem :)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Li Halo até gostei mais como foi emprestado não vou comprar o segundo então vai ficar faltando o primeiro na coleção. Comprei Gênesis na Saraiva baratinho estou esperando ele chegar, espero que eu goste.

    Abraços,

    http://muchachoonline.blogspot.com.br/2013/12/feitico-sarah-pinborough.html

    ResponderExcluir
  6. Acho que a tradução de clássico atrapalha muito o envolvimento do leitor com alguns livros, pode ser o caso do livro do Krafta. Não li, não posso dizer. Aconteceu comigo de na primeira vez que li O Morro dos Ventos Uivantes, eu AMEI e da segunda detestei. Tenho certeza que o problema foi a tradução.

    Quero ler "Como se livrar de um vampiro apaixonado", mas ainda não tive oportunidade. Além do mais, ando com preguiça de séries. hahaha


    Beijo!
    www.milalices.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ouvi muito falar sobre "Halo" e "Como Salvar Um Vampiro Apaixonado", entretanto, não sei pq, foram livros que fizeram bastante sucesso e não me chamaram a atenção. A única coisa que achei legal foram as capas dos livros da série de Halo :)
    Após ver o filme Argo tbm não me interesse mtu pelo livro, pq achei que o filme fosse mtu melhor !! E quando se trata de espionagem e tal (um tema que adoro) tbm espero bastante ação e diálogos, e segundo sua descrição acho que tbm não gostaria

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!