Título: A Última Carta de Amor 
Autor: Jojo Moyes
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
ISBN:  9788580571738
Nota: 4,5 de 5

SINOPSE: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta à casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que falta alguma coisa. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por ''B'', e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalhava. Obcecada com a ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte porque ela mesma está envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar ''B'', sem desconfiar que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do seu próprio relacionamento.

Comentários:

Duas distintas – e complicadas – histórias de amor, que se cruzaram graças a uma intrigante carta deixada para trás. Esse é um balanço geral de A Última Carta de Amor, trama escrita pela jornalista Jojo Moyes, cuja narrativa nos remete a uma avaliação sincera sobre o verdadeiro significado do amor.

Jennifer Stirling é casada com um homem rico, de boa família, e socialmente conhecida. Até pouco tempo antes do acidente em que sofrera, acreditava ser uma mulher feliz. Mas, ao conhecer o emblemático B, Jen descobre as verdadeiras facetas da vida. Relacionando-se com ele, passa a cogitar a ideia de largar a boa vida que levava para viver esse amor, mas naquela época (1960) um divórcio não era algo bem visto pela sociedade. Já Ellie Haworth é jornalista, trabalha com reportagens especiais para um jornal renomado, e possui uma vida bacana, regada de amigos e uma boa estabilidade. Exceto no amor, já que ela está envolvida com um homem casado. Esse sentimento, no entanto, trás muitos sofrimentos a Ellie, o que acaba afetando diretamente seu rendimento enquanto profissional. São duas épocas diferentes, duas histórias semelhantes, e um destino.

A obra é dividida em três partes, possui uma capitulação mediana e todas divididas por trechos de cartas. Considero a linguagem acessível e atesto à inteligência da autora por criar uma linha do tempo tão envolvente e descontraída. Meu primeiro contato com Jojo Moyes foi de uma frustração incrivelmente instigante, pois ela conseguiu me agradar em meio há uma história onde nada parecia dar certo. A autora soube dar um toc de realidade em meio ao cenário fictício criado, logo, sua história se desenvolveu com ótimas dosagens de autenticidade.

O que mais me agradou na trama foi a temporalidade. A ideia de alternar do passado ao presente sem uma fórmula, ou um padrão já conhecido, me chamou a atenção. Isso ocorria sempre que a escritora achava necessário, e tudo foi apresentado sem confusão. Outro ponto positivo que associo ao quebra-cabeça temporal é a forma como as histórias são contadas. No geral nada foi ''mastigado'', mas tudo foi muito bem contado, sem deixar a impressão que algo ficou para trás. Jojo apostou na capacidade de percepção do leitor, e utilizou do imprevisível para surpreender.

Gostaria de ressaltar o fato de que a ênfase dos defeitos e fraquezas das personagens principais também me causou uma satisfação incomum. Talvez isso não seja nada original, mas acredito que esse elemento sai um pouco da fórmula dos romaces cujo o foco está sempre na mocinha, e isso é muito bom.

Vale salientar ainda que todos os personagens são característicos, mas quem mais chamou minha atenção foi o nosso misterioso ''B''. Não apenas por ser o autor de cartas tão bonitas, mas por sua sensibilidade e personalidade; pela paciência de lutar tanto por esse amor na qual ele acreditava cegamente. Uma pena que às vezes eu tive a impressão de que Jennifer não o merecia. 

Concluo com a seguinte análise: A Última Carta de Amor é cruel e angustiante. Uma história que trata sobre erros, escolhas e as idas e vindas da vida. Será mesmo que o destino é quem molda a nossa vida? Ou será que nós somos capazes de traçar o nosso destino? Recomendo para os fãs de um bom romance, principalmente os que procuram uma história que beira a implacável realidade. Você irá se surpreender, torcer e, quem sabe, se emocionar.
_
TRECHO: 

 ''Jennifer jogou água fria nos olhos vermelhos e inchados pela décima quinta vez. No espelho do banheiro, seu reflexo mostrava uma mulher derrotada pela vida. Uma mulher tão distante da dondoca de cinco anos antes que as duas bem que poderiam ser de espécies diferentes, que dirá pessoas diferentes. Traçou com os dedos as olheiras embaixo dos olhos, as novas rugas de tensão na testa, e se perguntou o que ele vira ao olhar para ela.'' (Págs. 209/210)


19 Comentários

  1. Oi, Francielle!
    Fiquei fã da escrita da Jojo Moyes depois que li este livro. Achei tão perfeito e maravilhoso que entrou para os meus preferidos!
    Concordo com todas as tuas afirmações: é angustiante, mas creio que nós leva a pensar sobre nossas escolhas. Mais que um romance, acredito que traz uma reflexão muito profunda por trás da história da Jenni e do B!
    Fiquei curiosa com um ponto teu, de que em alguns momentos ela não o merecia. Pq vc acha isso? Acho que não concordo, rs. Vendo tudo o que ela fez pra ficar com ele, todas as lutas e desencontros, toda a escolha e força de vontade, todo o perigo, medo, sofrimento e exposição (afinal, uma mulher daquela época deveria sofrer muito!), acredito que ambos se mereciam, mas não tiveram a oportunidade de serem plenamente felizes.
    As quotes são lindas, né? rs
    Bjos,
    La Vie d'Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andresa, obrigada por compartilhar comigo sua experiência de leitura. A ÚLTIMA CARTA DE AMOR é realmente espetacular, e não apenas pela veracidade que a história possui, mas pelo poder de reflexão, como você bem frisou.

      No mais, adorei o que você pontuou. O fato da Jen não o merecer foi algo que mencionei segundo as minhas impressões. Quando fomos apresentados de fato a história, no desenrolar, ela se mostrou reclusa a esse amor, e parecia fazer de tudo para afastá-lo. Ela lutou, claro, mas até isso acontecer ela magoou muito o nosso querido ''B''. Talvez por medo, ou por falta de coragem de enfrentar todo o conservadorismo da época. Ele, sim, foi mais corajoso que ela, e em vários momentos mostrou que deixaria muitas coisas para trás em nome desse sentimento.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Oi Francielle, obrigada por ter respondido!
      Adoro comentar com outras pessoas sobre livros em comum! ;) Entendi teu ponto de vista. E acho que mudo um pouco do meu e até concordo, embora seja uma grande defensora da Jenny, rsrsrs.
      Bjos!

      Excluir
  2. Olá, Fran. Confesso que nunca me interessei por este livro, acho que por causa das cartas. Mas se é tudo o que você disse que é, que "beira a implacável realidade", então acho que devo conferir.
    Este blog é muito bem escrito e organizado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ser grande fã de romances por si só, tenho vontade de ler os livros da Jojo Moyes. Sua resenha me fez me interessar ainda mais por A Última Carta de Amor, Fran. Preciso ler.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ja tentei ler este livro e não consegui! O inverso do que aconteceu com "Como eu era antes de você", que devorei em um piscar de olhos!
    Sua resenha ficou muito boa mas estou reunindo coragem ainda para ler!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comigo é a mesma situação, estou na metade do livro, empurrada. Ja com o delicioso como eu era antes de você foi perfeito, leitura fluida.

      Excluir
  5. Eu gosto bastante de romance e esse parece ser cheio de drama, já ouvi falar muito bem dos livros da autora mas ainda não tive oportunidade de ler. Adicionei esse na minha listinha, porque com essa resenha maravilhosa qualquer um vai querer ler <3

    rotinadafelicidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tenho bastante curiosidade em conhecer alguma obra dessa autora. Não sei se começo por 'A última carta de amor" ou "Como eu era antes de você". Faz tempo que não leio nenhum romance com pitadas de drama e fiquei com vontade ao ler seus comentários. Ótima resenha, Fran. Grande abraço!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  7. Fran que resenha mais top, a tempos não leio algo tão elaborado e inspirador.
    Tenho esse livro a tempos, minha mãe leu e adorou e agora com sua opinião fiquei com vontade de ler ele logo. Valeu pelo estímulo. Adoro a capa pq sempre gostei de cartas.
    Enfim sucesso nas próximas leituras e parabéns pela linda resenha. Essa história deve ser mesmo intensa.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Já faz um tempo que esse livro foi lançado
    Mas ainda não tive oportunidade de ler
    Parece ser realmente muito bom
    Ei, dei uma passadinha no seu instagram @angrazi

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Tem um tempo que eu abandonei esse livro, mais de um ano, mas quero voltar a fazer a leitura dele pois na época eu não apreciei muito do livro, agora acho que a história possa tomar conta de mim. Adorei sua resenha.
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Francielle,
    Li "Como eu era antes de você" da Jojo Moyes e gostei bastante, mas não me interessei muito pela sinopse de "A última carta de amor". Agora depois da sua resenha mudei de ideia e vou dar uma chance e ler esse livro assim que puder...
    Beijos
    www.sobrelivroseetc.com

    ResponderExcluir
  11. Gosto de livros que alternem o passado e o presente e essa ideia do livro ser dividido por trechos de cartas muito me chamou atenção. =)
    Excelente resenha.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  12. Amei a postagem, me deixou com vontade de ler ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da sua resenha, me deu vontade de ler o livro agora rsrs gosto de um bom romance e esse livro parece ser ótimo ♥
    E já respondi o questionário ^^
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Primeira resenha que eu leio desse livro.
    Na verdade nunca tinha lido nem a sinopse =O
    Adorei a resenha e fiquei interessada em ler o livro. Achei interessante essa coisa de ir e voltar no tempo sem ficar confuso, porque eu já li um livro assim e fiquei perdida tantas vezes que já julguei todos fossem um pouco confusos.
    Outra coisa que me pareceu pela resenha é que o livro mexe um pouco com a gente né? Tô precisando de leituras assim. Vou marcar como desejado e tentar ler em breve.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Fran! Olha, eu fiquei mais curiosa com as cartas do que com o livro em si, rsrs!
    Já ouvi falar muito de Jojo Moyes, mas nunca li nenhum de seus livros e, esse está na minha wishlist a um tempinho, eu só não tinha me animado muito, sempre deixava outros passar na frente.
    Porém, depois de ler sua resenha, eu fiquei com mais vontade de compra-lo, fiquei com muita vontade de ler ele. Só preciso de um tempo, estou em Depressão pós livro, hahaha.
    Beeeijo, Fran!


    ;*

    http://porumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie Fran! Achei engraçado como a gente teve percepções diferentes sobre a narrativa. Eu antipatizei tanto com a Jenny que não conseguia gostar do B por consequência. Sei lá... achei que depois do acidente ela poderia ter dado uma chance pro Larry. Na verdade me envolvi muito nesse aspecto kkk praticamente sofria junto com Larry. No geral achei a Jenny muito egoísta... egoísta o suficiente para não perceber que o amor não se expressa só com palavras.
    Concordo com você com relação a temporalidade ser um ponto super positivo no livro. Acho que deu uma dinâmica ótima a narrativa.
    Mas enfim... nem preciso dizer do meu caso de amor com Jojo após esse livro né?!
    beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!