Oi pessoal, tudo bom? Este mês eu vim falar de um movimento literário que eu adoro (é um dos meus favoritos), o Romantismo.


Literatura em Movimento: coluna que consiste em apresentar, argumentar e discutir de forma opinativa sobre os mais variados gêneros e movimentos literários existentes.  
Escrito pela Rafa, e de periodicidade bimensal.

O Romantismo foi um movimento que nasceu na Alemanha, Itália e Inglaterra, mas que só ganhou força mesmo na França. Foi através dela que o movimentou espalhou-se pelo restante da Europa até chegar nas Américas. O Romantismo, assim como quase todos os outros períodos culturais, não prendeu-se apenas à literatura, mas estendeu-se a correntes filosóficas, as artes plásticas e até musicais.


Embora o nome Romantismo sugira amor e paixão, o movimento é muito variado em seus temas. Ele fala de nacionalismo, história, amor platônico, revolução, individualismo, religião, criação e assim por diante. Uma coisa perceptível nas obras do Romantismo, é que vários autores usavam uma história de amor para denunciar problemas da sociedade, afinal nada como uma bom enredo trágico de amor para levar a ''massa'' à leitura – aliás, essa é uma característica que ainda é bastante usada, até mesmo por autores de novelas. No entanto, nem sempre possuem o ''efeito'' desejado, como talvez fosse naquela época, às vezes por falha do autor, às vezes por falha de interpretação do público.

Na minha opinião o livro que mais representa o Romantismo é ''Os Miseráveis'' de Victor Hugo, já que o tema pode depender da interpretação de cada um. Pode parecer que se trata de um retrato da Revolução Francesa pra uns, para outros uma história em que o amor pode sobreviver a tudo, ou ainda uma história sobre o quanto o amor de mãe pode ser forte... a verdade é que o romance tem diversas histórias entrelaçadas, cada uma com uma característica do movimento. Não seria, afinal, Javert uma representação do egoísmo, e até mesmo do nacionalismo? E para quê melhor representação de revolução do que esta cena AQUI ou de amor platônico que essa AQUI?

O Romantismo no Brasil

No Brasil, o Romantismo teve sua marca de chegada após a publicação do livro de poemas ''Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães''. Porém, meus autores favoritos são Joaquim Manuel de Macedo e José de Alencar.


Fases do Romantismo

Primeira geração: conhecida como nacionalista ou indianista, como o nome sugere. Prevalece o culto da nação nas obras, e o maior marco de tal característica é a Canção do Exílio de Gonçalves Dias.
Segunda geração: conhecida com ultrarromântica ou mal do século. Inspirada na poesia byroniana, tem como características o egoísmo e o estilo de vida boêmio, o maior representante da geração ultrarromântica foi Álvares de Azevedo.
Terceira geração: conhecida como condoreira. É voltada para o social e tem como maior representante o poeta Castro Alves.


Espero que tenham gostado.
Até mais, pessoal!

3 Comentários

  1. Rafaela parabéns o post ficou lindo e bem explicativo. Adorei!!!! Também sou fã desse movimento e em relação ao Brasil concordo com vc, José de Alencar e Joaquim Manuel de Macedo são s melhores!!!!
    Na época da escola li muitos livros da literatura nacional pq foi aí que minha paixão teve início, mas confesso que não li nada do Álvares de Azevedo pq eu tinha medo dele =\
    Enfim amei o texto!!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem legal seu post, tenho muita vontade de ler "Os Miseráveis" mas a edição que eu quero é MUITO cara! Eu li uma versão resumida voltada para o público infantil quando eu estava na escola (Muitos anos atrás...), mas não lembro de basicamente nada...

    ResponderExcluir
  3. Arrasou mais uma vez, Rafa! Romantismo é um gênero e tanto. Quero muito ler Os Miseráveis.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!