Título: Como Eu Era Antes de Você
Autor: Jojo Moyes
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 9788580573299
Nota: 5 de 5

SINOPSE: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Comentários:

Como Eu Era Antes de Você me possibilitou ter uma segunda – e incrível – experiência com a escrita de Jojo Moyes, autora que tem se tornado destaque por suas narrativas intensas inclusas em dramas cotidianos.

Nesta trama, somos levados a vivenciar a complicada vida de Will Traynor, um homem bem sucedido e de boa família que por uma fatalidade do destino se tornar tetraplégico. Desde então, sua principal atividade é afastar todos aqueles que tentam ajudá-lo de algum modo, em especial sua família, que encontra dificuldades para lidar com uma série de situações.

Em paralelo a vida de Will, temos Louisa Clark, uma mulher à beira dos 27 anos que fica desempregada no momento em que sua família mais requer ajuda. Pela falta de experiência profissional (já que passara boa parte de sua vida trabalhando em um café), Lou (como costuma ser chamada) acaba encontrando muitas dificuldades para empregar-se novamente. Mediante alguns problemas familiares, ela se vê bastante pressionada a encontrar um emprego bacana que ofereça sustentabilidade financeira a todos.

E é aí que a vida de Will e Lou se cruzam. Um anúncio para uma vaga de cuidadora de um portador de necessidades especiais chega às mãos de Louisa, e, após uma entrevista nada animadora, Lou surpreende-se ao descobrir que o emprego é seu. Serão inicialmente seis meses de experiência em um trabalho que paga bem, e, apesar do contrato por tempo determinado, ela não poderia deixar essa oportunidade passar. Mas a verdade é que ela não sabia o que de fato iria enfrentar.

No início as coisas não correm nada bem. A arrogância e a amargura de Will afastava Lou de todas as formas possíveis, ao mesmo tempo em que ela precisava ficar sempre por perto, pois ele precisava de ajuda para tudo. Todavia, foi aos poucos que Louisa não só conseguiu se aproximar – respondendo a ele com o mesmo modo de tratamento que ela recebia, e com bastante naturalidade – como também, de um modo diferente, conseguiu cultivar uma relação de amizade saudável, despretensiosa e  repleta de possibilidades.

O livro trás uma narrativa alternada. Em sua maioria está sob a percepção de Louisa, e em alguns poucos capítulos na visão de outros personagens. As capitulações se apresentam na medida, com uma excelente estrutura, e composta por uma linguagem dinâmica e um humor peculiar, cotidiano. É um livro muito bem escrito e com personagens muito característicos (inclusive os secundários). Além disso, a construção da narrativa trás um processo evolutivo que não te permite sossegar, pois, apesar da temática, a essência da história é mostrada ao longo da leitura de uma forma intrigante – e realista ao mesmo tempo. É verossimilhante, com fatos reais, mas de uma forma singular. É impossível querer largar.

Um elemento que eu gostei bastante foi a forma como ambos os personagens principais, ao longo da trama, se empenharam em fazer bem para o outro, mostrando como as dificuldades podem ser enfrentadas, assim como os desejos pessoais podem ser concretizados. Toda o enredo trás uma evolução muito bacana, repleta de descobertas, sonhos e projetos, coisas que a princípio não faziam sentido para nenhum dos dois. Mas não se enganem, pois a autora consegue sair do clichê de uma forma bem particular. Portanto, espere por qualquer coisa. Esse é o tipo de história que trás várias reviravoltas à tona... um verdadeiro exemplo do que é a vida.

Como descrever o que se sente quando a história acaba te deixando sem palavras? De fato é muito difícil resenhar um livro como este (por causa dos spoilers, também)... Como Eu Era Antes de Você é intenso, reflexivo e, sobretudo, comovente. Jojo escreve com a alma, caros leitores. Ela consegue ser imprevisível no previsível. Uma autora que merece a popularidade que conquistou. Posso afirmar que passei dias pensando nessa história, em como ela se desenvolveu e, principalmente, em seu desfecho profundo, capaz de despertar sentimentos diversos que vão a depender do seu estado de espírito. Arrisco até a dizer que talvez isso contribua para sua avaliação final sobre a trama. No meu caso meu surpreendeu bastante, e é só o que posso dizer agora.

Recomendo para os que gostam de dramas cotidianos com temáticas sociais discursivas. Prepare-se, e o encare com afinco. Você não irá se arrepender.

Trecho:

[...] Parecia cansado não só por causa da doença, mas exausto com relação à vida, cansado das nossas interferências, das nossas entusiasmadas tentativas de conversar, da nossa incansável determinação em tentar melhorar as coisas para ele. Ele me suportava, mas eu tinha a sensação de que, frequentemente, queria ficar sozinho. Ele não sabia que essa era a única coisa que eu não o deixaria fazer. [Pág. 270]




10 Comentários

  1. Oi Francielle, tudo bem?
    Li esse livro já faz um tempo, mas sou completamente apaixonada por essa estória... A narrativa da autora é tão intensa, que diversas vezes eu me peguei imaginando como seriam minhas reações se eu estivesse em uma situação semelhante à dos personagens.
    Todas as pessoas que eu indiquei o livro, amaram!
    Adorei sua resenha, beijos!
    www.sobrelivroseetc.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma uma vontade imensa de ler os livros da Jojo, principalmente esse. Ainda mais depois de ver sua avaliação, Fran. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran! De fato a Jojo é mestre no que faz. Não sei nem dizer ao certo o quanto gostei desse livro, dos personagens e da narrativa criada pela autora. É uma história que nos faz refletir e vivenciar vários conflitos internos (pelo menos foi assim comigo). O mais engraçado é que alguns dias depois de terminar essa leitura, quando ia conversar com alguém sobre o livro sempre acabava me emocionando.
    Gostei bastante dos seus comentários. Com certeza é uma narrativa bem verossimilhante e é tão bem construída que faz a gente ficar torcendo pelo clichês.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey
    Ainda tenho que ler os livros da autora, mas parecem ser bem emotivos.. aí só quando humor estiver bom, para não interpretar nada errado.
    Leio muitos elogios sobre a autora, e sua resenha não fica atrás.. parece ser um livro bem tocante.

    Parabéns pela resenha :)

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Olá Fran! Tudo bem?
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pela maravilhosa resenha!
    Acredita que eu ainda não li nenhum livro da autora :/ Tenho muita vontade já faz algum tempo em ler esse livro, porém não sei porque não me sobra dinheiro e todas as vezes vou deixando ele para trás mas com certeza na Bienal deste ano vou comprá-lo hahahhaha :D Beijinhos
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  6. Fran como sempre sua resenha ficou maravilhosa. Suas palavras me inspiraram a ler os livros dessa autora. A cada resenha lida minha curiosidade só aumenta. Tenho o livro A última carta de amor, mas ainda não li =\ mas emprestei a minha mãe e ela amou e hoje tem os outro dois livros da autora (incluindo esse resenhado por vc), então pretendo ainda esse ano ler os três. Obrigada pela ótima dica de leitura!!!! Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa resenha :) Parabens!

    Estou seguindo aqui, pode retribuir seguindo o meu blog www.gabusiek.blogspot.com ?
    Um Beijo

    ResponderExcluir
  8. A história desse livro parece ser bem intensa, fiquei super curiosa para ler.
    Já vi algumas resenhas positivas sobre o livro e ele está na minha lista de desejados.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas não tive oportunidade ainda.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran, conhecendo seu blog agora e adorando, já li esse livro e foi impossível não chorar, com certeza foi uma leitura marcante, eu recomendo para todos, historia de vida.
    Já estou seguindo teu blog, e fique a vontade para retribuir!!

    Beijos Ketlin
    http://agarotaeoseulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!