A Luana, do Literatura de Banca, e eu (Fran) nos unimos para comentar e escrever sobre a Amy Exemplar, e gostaríamos de compartilhar nossa opinião com vocês, também. Essa é a primeira resenha dupla do Universo Literário, e estamos na expectativa para saber o que vocês vão achar.
_

Título: Garota Exemplar
Autor: 
Gillian Flynn
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
ISBN: 
9788580572902

SINOPSEGarota Exemplar alia um humor perspicaz a uma narrativa eletrizante através de um relato perturbador sobre um casamento em crise. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. 
Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Comentários:

Fran: Garota Exemplar, definitivamente, não é um livro de um gênero só. A trama traz humor e suspense em meio a uma incógnita policial que tem como pano de fundo um casamento em crise. Parece complicado, mas não é. E a autora, Gillian Flynn, faz questão de trazer certa leveza em um assunto complicado, além de ser imprevisível mesmo no previsível.

Lua: Imprevisível é realmente uma palavra que pode definir este livro. O enredo te prende do começo ao fim, e você começa a tomar partido de alguns personagens, de algumas situações, que no final poderão te deixar em choque.

Fran: Amy está desaparecida e Nick acaba sendo o principal suspeito, já que uma gama considerável de pistas levam a ele. O casamento está em crise, e a descoberta de um 'suposto' diário escrito por ela acaba trazendo indícios de que ele realmente fora o responsável. Como se não bastasse, seu modo de agir, ao qual a imprensa chama de indiferente, passa a ser noticiado em evidência, bem como todos os detalhes da investigação. Vale salientar que o caso também se torna popular porque os pais de Amy são famosos graça a uma série de livros (best-sellers) baseados nela, intitulado de Amy Exemplar. Resumindo, o mundo quer saber: o que diabos aconteceu com Amy?

Lua: Quando Amy some, Nick começa a repassar em sua mente os principais casos de desaparecimento de esposas no país, e se da conta que em grande parte deles o marido é sempre o principal suspeito. Incapaz de demonstrar emoção com o sumiço de sua esposa, Nick se torna rapidamente o suspeito número um, e sua história se complica quando alguns acontecimentos, além do aparecimento do diário de Amy, se tornam de conhecimento público.

Fran: A trama está dividida em três partes, e em todas elas os capítulos são alternados, sendo um na visão de Nick, e o outro na percepção de Amy. Ressalvo que na primeira parte do livro a construção se dá por meio de uma mescla da narração dele com os relatos de Amy através do seu diário. Isso contribui para irmos, aos poucos, entendendo toda a história. Foi uma ideia que funcionou muito bem, inclusive. Além disso, achei linguagem bem dinâmica. Ainda assim, eu tive a impressão de que o desenrolar da história inicialmente se arrastou um pouco. Mas quando as coisas começam a ficar realmente 'tensas', passei a ser testados com frequência, e isso não me deixou sossegar.

Lua: Todas as três partes do livro são excelentes, mas, a parte que me deixou mais envolvida, foi a de número dois. Fico imaginando como Gillian construiu a personalidade de uma pessoa tão... dúbia.

Fran: Eu realmente gostei bastante do livro, principalmente o modo como Flynn resolveu desenvolver a história (me refiro a sua estrutura), assim como a forma de construção dos personagens. Para mim eles são o ponto alto do livro. Ressalto ainda o jogo psicológico aplicado, de manipulação, que a autora nos levar a viver através deste enredo... por mais que você não acredite no que está acontecendo, ou como parece ter acontecido, você acaba tendo que acreditar. É uma busca frenética por explicações que vai te deixar de boca aberta. Recomendo!

Lua: A verdade é que eu não sei definir qual parte me prendeu mais. Não sei qual foi a dúvida maior que eu tive... uma hora era: ''Ai meu Deus, ele fez isso''. E na outra: ''Não, ele não fez isso''. Quando tudo foi revelado, fiquei com uma raiva tremenda, que só piorou com o desfecho da trama. Mas nada disso impediu este livro de ser a melhor leitura que fiz este ano. É um livro excelente, que eu tenho indicado para todos  os meus amigos, porque é simplesmente sensacional ver como o ser humano pode ser tão minucioso. Indico!



Por Francielle e Luana

8 Comentários

  1. Ainda ontem vi esse livro e não comprei porque estava caro. :/ Tenho cada vez mais a sensação de que é uma história capaz de deixar qualquer um de cabelo em pé. Meninas, adorei a ideia de fazerem a resenha em dupla. O formato de conversa deu uma dinâmica toda especial. Ótima resenha.

    Abraço!
    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já havia visto esse livro por aí, mas nunca tinha me chamado atenção. Nem a sinopse eu havia lido. Mas agora com essa descrição maravilhosa do livro, fiquei louca por ele! Ficou muito boa a resenha em dupla. Adorei! Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já havia visto algumas resenhas sobre o livro e fiquei interessado em ler na época, mas confesso que já havia esquecido dele. Gosto bastante de livros que o autor consegue mesclar gêneros sem que perca o foco ou o intuito inicial dele. E essa resenha dupla? Curti pra caramba :) Parabéns meninas.

    http://cantinadolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da Resenha, nunca tinha ouvido falar do livro me pareceu muito interessante, adoro livros assim cheio de mistérios e intrigas, vou com certeza acrescenta-lo na minha lista de futuras aquisições :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran e Lu!
    Esse livro vem sendo bem elogiado, hein?
    Parece ser uma leitura maravilhosa mesmo. Adoro tramas bem estruturadas e desenvolvidas. E sem falar que tornar o previsível em imprevisível é algo bastante notável a meu ver.
    Espero gostar tanto assim como vocês. Não hesitarei em comprá-lo caso o encontre por aí.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran!
    Adorei a resenha dupla. Desde que começou a ler esse livro fui procurar saber mais sobre esse título. Acho a premissa do livro bem interessante e a leitura parece ter um ritmo bem acelerado.
    Acho que os comentários a respeito do livro se complementaram e nos deram um ótimo pano de fundo desse enredo intrigante.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas!
    O livro é incrível, não é? Um dos meus thrillers favoritos (e olha que eu adoro thrillers, rsrs)
    Realmente o começo é um pouco arrastado, mas depois que entra na segunda parte não dá para parar de ler!
    Concordo com a Fran que a construção dos personagens é o ponto alto e me agrada especialmente que a autora não tenha tentado dar a eles um "final feliz" porque isso não seria em nada compatível com a história.
    Agora fica a expectativa de ler outros livros da autora, né?
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa fiquei louca para ir na livraria comprar o livro. Pelo que vcs falaram esse livro é no mínimo intrigante. Valeu demais pela dica!!!

    Amei a forma como o post foi escrito, ficou envolvente e uma delícia de ler!!! Espero que vcs façam isso mais vezes. Bjos e sucesso meninas!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!