Título: Querida Sue
Autor: Jessica Brockmole
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
ISBN: 9788580412635
Nota: 4 de 5

SINOPSE: Março, 1912: A jovem poeta Elspeth Dunn nunca viu o mundo além de sua casa, localizada na remota ilha de Skye, noroeste da Escócia. Por isso, não é de espantar a sua surpresa quando recebe uma carta de um estudante universitário chamado David Graham, que mora na distante América. O contato do fã dá início a um intercâmbio de cartas onde os dois revelam seus medos, segredos, esperanças e confidências, desencadeando uma amizade que rapidamente se transforma em amor. Porém, a Primeira Guerra Mundial força David a lutar pelo seu país, e Elspeth não pode fazer nada além de torcer pela sobrevivência de seu amor. 
Junho, 1940, começo da Segunda Guerra Mundial: Margaret, filha de Elspeth, está apaixonada por um piloto da Força Aérea Britânica. Sua mãe a alerta sobre os perigos de um amor em tempos de guerra, um conselho que Margaret não quer ouvir. No entanto, uma bomba atinge a casa de Elspeth e acerta em cheio a parede secreta onde estavam as cartas de amor de David. Com sua mãe desaparecida, Margaret tem como única pista do paradeiro de Elspeth uma carta que não foi destruída pelas bombas. Agora, a busca por sua mãe fará com que Margaret conheça segredos de família escondidos há décadas. 

Comentários:

Distância, romance e guerra. Essas são as palavras que definem Queria Sue, livro de estréia da americana Jessica Brockmole. Com uma trama apresentada apenas por cartas, a história parte do comum e consegue alcançar um modelo de narrativa que te envolve, instigada e que sabe ser surpreendente.

Elspeth Dunn acaba de ter contato com um fã através de uma carta despretensiosa e ousada, como o próprio remetente afirma. David Graham a escreve afim de expressar sua admiração pela autora dos poemas inspiradores que o tiraram de um momento de ócio enquanto enfermo. E, como amante da literatura, Davey (é assim que Elspeth passa a chamá-lo) não poderia estar mais eufórico... recebera uma resposta espirituosa da bela escritora, daquela que mais tarde passa a ser sua valiosa amiga; sua querida Sue.

Toda a trama se passa durante a efervescência da Primeira Guerra, e no início da Segunda. Na primeira temos a frenética troca de cartas de Davey e Sue, onde são descritos outros personagens importante para o enredo, a exemplo do irmão e marido dela, Finlay e Iain, respectivamente; os familiares e amigos deles são enfatizados, também; dentre outros. Na segunda, passamos a conhecer a filha de Elspeth, Margaret, e o noivo da moça, Paul. Desta vez a troca de carta é feita por eles, e também entre outros personagens. É um verdadeiro quebra cabeças... um infinito registro que conta uma das histórias mais serenas que já li, sobre a guerra, com conflito familiares, e sobre a descoberta de um novo amor.

Davey e Sue descobrem um sentimento novo através da escrita, e enfrentam diversos desafios em nome desse amor, que você só sentirá ao experimentar a leitura. Ao mesmo tempo, temos Margaret, anos depois, aflita para saber quem é 'Sue', e porque sua mãe guarda com tanto zelo cartas endereçadas a ela. São esses segredos que a deixa intrigada, e que a fazem querer obter por respostas às suas perguntas em um momento em que ela vê seu noivo partir para a guerra. As história, em um certo ponto, acabam tendo pequenas semelhanças que deixam o leitor ávido, ansioso, à busca do diferencial em meio àquilo que poderia ser mais um clichê. Mas não foi.

O livro parece pequeno, mas é impressionante como finalizamos a leitura com a impressão de que realmente presenciamos cada detalhe da vida desses personagens (me refiro aos principais) ao longo de três décadas. Não achei que uma narrativa construída apenas por cartas fosse dar tão certo, mas Jessica soube ser particular. A escrita é envolvente porque a linguagem das cartas, em um tom descrito, nos permite visualizar o que foi vivido pelo remetente até sua composição. Além disso, são muitas as passagens marcantes, talvez pelo tom muitas vezes poético... enfim, foi um trabalho construído com leveza em um pano de fundo histórico que nos propõe vivenciar mais uma história repleta de desafios marcada pelas grandes guerras.

Não dei nota máxima porque senti falta de algo na história dos personagens principais, já próximo ao desfecho. Por motivos pessoais, eu me identifiquei muito com a trama, e por ser um persistente, não consegui aceitar muito bem certo atos (mas foi uma contrariedade boa)... mesmo que eu tenha entendido essas decisões. É questão de percepção e aceitação de cada um. Porém, essa experiência me fez ver que, às vezes, tudo que está ao nosso redor nos leva a seguir caminhos que nos parecem ser a melhor e mais correta opção, mesmo que esta seja contra a nossa vontade. 

Recomendo a obra e asseguro que Querida Sue não é em nada confuso. São cartas em tons diversos, cheios de amor, amizade, cumplicidade e, principalmente, repleta dos dramas da vida. Você certamente ficará com vontade de sair escrevendo para todos aqueles que ama, assim como eu.

Trecho:

''Isso é a guerra falando. Eu sei, já vi acontecer. Eles partem invencíveis, achando que o futuro é um lago dourado à sua frente, prontos para mergulhar. E aí acontece alguma coisa - uma bomba, uma luxação no pulso, uma bala que passa assobiando perto demais - e, de repente, eles se agarram ao que quer que consigam segurar. [...] As emoções são tão fugazes quanto as noites serenas. '' [P. 33]

9 Comentários

  1. Oi Francielle. Nunca li nenhum livro nesse formato de narrativa, não faz muito meu estilo, apesar de que acho que a história através de carta seja até interessante.
    Beijos
    AAll My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  2. Tinha um certo interesse mas agora fiquei super ansiosa. Fiquei curiosa pra saber como essa narrativa feita através de cartas funciona, Fran. Com certeza terei que conferir. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da premissa da história, mas não sei ando com muita preguiça de ler coisas de época kkkk acho que to ficando enjoada kk
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário

    ResponderExcluir
  4. Acabei de conhecer o livro e ja adicionei no skoob aos "vou ler". Uma estória que aparentemente conquista o leitor com o decorrer das paginas. Precisando de livros assim, já que tem um tempinho que não encontro nada que me conquiste de verdade. Anotado. Parabéns pela resenha ;)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fran!
    A capa desse livro é linda, e parece que a história também é. Cartas sempre me fascinam... Espero ter a oportunidade de ler o livro um dia. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran!
    Pelo que você comentou do livro esse romance entre guerras parece ser mesmo interessante. Fiquei bastante curiosa com o fato da autora conseguir desenvolver toda a história por cartas.
    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro deve ser ótimo, gostei da sua resenha e do nome do livro <3

    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran!

    As resenhas positivas sobre esse livro não são poucas e minha vontade de ler só aumenta. Eu adoro livros que são escritos por cartas e espero ler Querida Sue em breve. Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty

    ResponderExcluir
  9. Fran adorei sua resenha. Esse livro realmente foi uma surpresa boa. Gostei demais da história e da narrativa. Agora fico curiosa para ver o que a autora trará nos próximos livros.
    Enfim parabéns pela leitura e resenha!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!