Pessoal, trago boas novas!
Para os que não lembram ou não acompanharam, em janeiro deste ano eu lancei uma pesquisa com o propósito de entender e mapear os motivos que levam leitores brasileiros ao consumo de blogs literários. O estudo foi realizado em parceria com a Érika do blog Relicário, desenvolvido para um trabalho acadêmico do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe, da qual fazemos parte.

No fim de fevereiro foi publicado aqui o resultado parcial da pesquisa, cujo post foi intitulado de ''Afinal, por que lemos blogs literário?''. Nele eu trouxe a nossa interpretação dos critérios de decisão do receptor em acessar esses blogs, e as satisfações gratificadas por eles. O processo de codificação dos dados (colhidos a partir de um questionário virtual repassado aos que se dispuseram a participar desse diagnóstico) foi examinado para a rotulação de categorias. Vale salientar que foram entrevistados 20 leitores..

Para a nossa total satisfação (falo também em nome da Érika), ontem recebemos a notícia de que o estudo foi publicado no periódico Leituras do Jornalismo, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. A revista é uma publicação semestral vinculada ao curso de jornalismo da FAAC-UNESP destinada a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área. Ou seja, tem como não se sentir orgulhosa?

Queria muito dividir essa alegria com vocês. Por isso, gostaria de agradecer a Érika, pela nossa excelente parceria; a nossa orientadora, Raquel Carriço Ferreira, pelo apoio e incentivo; e, lógico, a todos que se dispuseram a participar da pesquisa, e que colaboraram com essa conquista. Meus sinceros agradecimentos.

Para quem ficou curioso em conferir a análise completa, basta acessar o arquivo em PDF disponibilizado pela da revista (v. 1, n. 2/Julho-Dezembro de 2014).


4 Comentários

  1. Adorei!
    Vou conferir o PDF agora!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Fran! Mais uma prova da bela dedicação que você tem com tudo o que faz. Como sua amiga fico muito feliz em ver notícias como essa e espero ver muitas outras ainda. Sucesso, garota! ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa Fran fico mega feliz por vcs e por eu ter dado minha contribuição!!!! Desejo que esse trabalho incentive cada vez mais o gosto pela leitura e pelos blogs literários, claro!!!
    Beijos e sucesso!!! Vcs merecem!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,
    Nossa que legal, Parabéns essa é uma grande conquista mesmo deve se sentir orgulhosa. fiquei curiosa sobre o resultado vou conferir.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!