Título: Deslembrança
Autor: Ca Patrick
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
ISBN: 9788580571622 
Nota: 3 de 5

SINOPSE: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Comentários:

O fato de esquecer corriqueiramente o que acontece não é algo necessariamente novo. Mas lembrar o futuro? Isso, sim, é bem diferente. Será que nossa protagonista, London Lane, é uma das pessoas que despertam aquilo que os especialista chamam de mistérios da mente? Ca Patrick, em Deslembrança, mostra qual o enigma que envolve a perda de memória e as estranhas lembranças de London através de um romance doce e sem grandes particularidades.

London tem sua rotina salva por bilhetes escritos toda noite por ela mesma. Como seu cérebro reseta toda madrugada, pela manhã eles são eles ps seus principais aliados na luta por mais um dia onde suas lembranças são apenas futuristas. Seu problema é um mistério e, como se não bastasse, sua mãe não revela muito como isso foi desencadeado. Devido ao esquecimento diário, a moça nem se esforça muito para entender o que de fato aconteceu.

Isso até umas lembranças estranhas envolvidas com morte, choro, criança e enterro chegarem de forma fragmentada em sua mente, na qual ela julga ser um fato que ocorrerá futuro (como sempre acontece). Sua aflição para descobrir o que irá acontecer a leva por revelações impressionantes, que surpreenderão a todos, e que a ajudará a entender os mistérios de sua mente.

Em meio a um mar de frustrações, London conhece Luke, um novo estudante que se mostra interessado por ela. Não tarda muito para eles darem início ao que eu chamo de um doce romance. Com vergonha de sua limitação, London resolve esconder do rapaz seus esquecimentos frequentes. Como se não bastasse, ela se desentende com sua melhor amiga, Jamie, enquanto tenta ajudá-la a parar de se encontrar com um professor casado. London a alerta que essa história não acabará bem, mas o fato dela saber aparentemente o que acontecerá no futuro parece chatear a amiga.

No geral, Deslembrança é um livro curto: capítulos breves, linguagem dinâmica e fatos que se desenvolvem sem muito detalhamento. O ponto alto está na escrita de Ca Patrick, que não é apenas envolvente, como também muito rápida de ser lida. Ela se utiliza ainda de algumas sacadas interessantes nesse alternar de lembranças passadas e futuras. Devo dizer até que me surpreendi com a ideia da autora no ato de algumas explicações, cuja capacidade de percepção me passou despercebida.

O que não funcionou, no entanto, foi o fato da escritora deixar para os momentos finais toda a essência da trama. Isso está relacionado diretamente com os mistérios da perda de memória da London, e com algumas visões obscuras que ela tem tido a respeito tando de si própria como do futuro de Luke. Além disso, ela também resolveu deixar para o fim o desenrolar das confusões em que Jamie se envolveu, fato que mesmo estando em segundo plano, teve seu espaço na estrutura da história. 

Assim, algumas lacunas acabaram tendo que se desenrolar em único momento, e a impressão que eu tive é que nem todas foram preenchidas com a expectativa que eu criei ao longo da leitura. Em outras palavras, foi um desenvolvimento interessante que ficou para o fim, e o pouco espaço deixou algumas explicações corridas e sem muito dinamismo. Tinha tudo para surpreender, mas acabou passando desapercebido pela falta de emoção.

Deslembrança entretém por ser levinho, afetuoso e nada exagerado, mesmo tendo uma proposta diferente. Em sua maioria trata-se de um romance doce e adolescente. Tem seus altos e baixos, mas vale a pena ser lido por quem procura uma leitura para passar o tempo, se distrair, e, quem sabe, se surpreender. Indico!

Trecho:

- Não é a mesma coisa! - grito. - Você não tem ideia de como é esquecer completamente todos os dias. Acordo sem saber o que usei na escola no dia anterior, sem falar nas coisas idiotas que eu possa ter feito ou dito. Lembro-me de coisas que ninguém, ninguém, deveria ter que prever para si. Coisas horríveis. Coisas que vão acontecer comigo...


6 Comentários

  1. Vi esse livro em algumas promoções da Submarino e cheguei a olhar a sinopse uma vez, mas não lembrava bem dela. É uma premissa bastante curiosa, Fran. Mas é uma pena quando muitas coisas são resolvidas de última hora. Porém gostei de muitos pontos que você abordou. Vou considerar. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fran. Poxa, que sinopse inusitada! Ainda não li o livro, nem o conhecia, na verdade, mas depois dessa resenha com certeza terei mais atenção se algum dia o ver numa biblioteca ou livraria. Deve ser horrível passar pelo que a protagonista passa, não? Mas também uma aventura...
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. É bem gostoso ler esse livro. Ele realmente é leve e traz uma proposta diferente. Embora às vezes eu achava tudo muito surreal, tinha horas em que viaja no romance adolescente narrado. Realmente vale a pena ler. Ótima Resenha Fran! Sucesso ao Universo Literário!

    Beijos e Abraços ;)

    ResponderExcluir
  4. Fran que surpresa ver esse livro resenhado aqui, gostei dos pontos que vc indicou. Concordo sobre o final, ele poderia ter tido mais espaço e ter sido mais impactante. Confesso que já li esse livro a um tempão e alguns detalhes nem consigo lembrar mais, porém recordo que gostei muito quando li e foi uma leitura rápida e divertida.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran,
    Toda vez que vejo esse livro na livraria tenho vontade de trazer.. ele é tão pequeno haha acho fofa essa capa.

    Creio que deve ser uma história bem fofa, pretendo ler assim que puder.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran!
    Gosto bastante da premissa desse livro. É essa proposta "diferente" que me agrada. Pena que a autora guardou demais para o final. É sempre ruim quando isso acontece..não só porque gea expectativa demais, mas também porque é muito difícil que em pouco tempo um autor consiga amarrar todas as pontas. Parece ter sido bem esse o caso, né? Ainda assim gostaria de ler o livro se tivesse oportunidade.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!