Título: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 9788580573015
Nota: 5 de 5

SINOPSE: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se é tão diferente. Prestes a começar o ano em um colégio de NY, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Comentários:

Extraordinário, escrito pela norte-americana Raquel Jaramillo Palacio, é um sick lit sensível, descontraída e ao mesmo tempo humano, pensante. É o manual do antibullying com lições inspiradoras que me fizeram abraçar a trama de um modo bem especial.

Auggie é um menino de 11 anos que nunca foi a escola. Sua educação sempre ficou sob a responsabilidade da mãe, que ensinava o garoto a base de (quase) tudo com afeto e disciplina. Mas ela sabia que chegara o momento em que Auggie precisara viver, de fato. Acontece que a deformidade em seu rosto, provido de uma síndrome genética rara, o impedia de ter uma vida normal. O susto que as pessoa levam ao vê-lo e suas expressões de horror, segundo Auggie, é o que mais incomoda, por isso ir a uma escola com pessoas 'normais' seria um verdadeiro desafio.

A temporalidade do livro diz respeito ao primeiro ano de Auggie em uma escola de verdade. A autora trabalha os principais desafios do garoto em relação as suas amizades, seu desempenho nos estudos, seus pensamentos sobre as coisas e sobre as pessoas, o modo como a família lida com ele, e, devo destacar, o modo como as outras pessoas veem a situação que Augiee vive.

A obra é dividida em diversas partes, narradas por um personagem diferente em cada (irmão do menino, os amigos mais próximos dele, o namorado da irmã, mãe, o próprio Auggie, dentre outros). Dentro dessas partes os capítulos se mostraram objetivos, claros e relativamente curtos. Embora pareça um pouco confuso, essa estrutura funcionou muito bem. Deu um toc especial a narrativa por meio de diferentes perspectivas, mostrando ao leitor não apenas o que o personagem da vez sente, mas também o que ele pensa.

Auggie é um garoto incrível, muito maduro, e se tem uma coisa que eu não senti por ele foi pena. Seus pensamentos me deixavam inspirada, com vontade de enfrentar os problemas, seguir adiante, e viver. Mas não pude deixar de notar os momentos de dificuldades, de desmotivação que ele vivia. Nem sempre é fácil lidar com com certos percalços... porém, a vida é um processo de amadurecimento, e foi isso que o livro quis mostrar, além de ensinar aos demais muitas ações de amor, amizade e companheirismo.

Gostei demais da escrita da autora, de sua linguagem, e do modo como ela construiu a narrativa. É sucinto, objetivo e profundo, ao mesmo tempo em que se mostra leve, descontraído. Os personagens também são muito bem descritos, bem reais e muito característicos. Você finalizará a leitura com a sensação de que nada ficou faltando. No geral é um livro incrível... não cheguei a favoritá-lo, mas sua sensibilidade e singularidade, além do que já foi destacado aqui, me fizeram dar nota máxima. Vale a pena!

Indico a obra para os que se identificam com o gênero. Extraordinário não tem nada de enlouquecedor, de partir o coração. Mas é maravilhoso, como diz o próprio título. Leiam!


9 Comentários

  1. Quero muito ler esse livro, parece ótimo!
    Sempre vejo boas resenhas! :]
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é MARA! Adorei a forma delicada e sensível com que a autora escolheu para lidar com o assunto. Me identifiquei muito com diversas passagens e seria a favor de que fosse adaptado pro cinema. Bom relembrar essa trama através dos seus comentários, Fran. Deu vontade de reler. Ótima resenha. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sempre vejo comentários positivos sobre esse livro, mas ele não me chama tanta atenção, não sei porquê.
    Pretendo ler um dia, mas não está entre os desejados.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Extraordinário é um livro que faz jus ao nome. Gosto muito da história e é o tipo de leitura que recomendaria para qualquer pessoa <3

    ResponderExcluir
  5. Fran querida parabéns pela leitura e resenha (ficou ótima, adorei os pontos que vc apresentou). Gostei de saber sua opinião sobre esse livro super mega elogiado, agora sei que posso ler tranquila. Não gosto muito do estilo do livro, existem uns bem exagerados, mas fico feliz em saber que esse apresenta pontos interessantes para reflexão além de nos fazer valorizar o que temos e não julgar os outros pela sua aparência.
    Valeu pela dica e assim que eu tiver a oportunidade pretendo ler sim. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  6. Esse foi um dos livros q julguei pela capa e simplesmente amei. Muito boa sua resenha pq falou justamente o que eu pensei sobre o livro (e não consegui colocar em palavras).

    Bjus!!

    ResponderExcluir
  7. Esse faz parte daqueles livros que estão na minha meta de leitura, quero ler e não começo. Amei a sua resenha, muito bem escrita (não é novidade!). Consegui de fato entender alguns pontos que outras resenhas já lidas tinham deixado faltar. Obras com esse pequeno teor dramático me agradam. Certamente, irei ler ainda esse ano :)

    ResponderExcluir
  8. Eu não tinha me interessado muito em ler esse livro, mas as resenhas foram tão positivas que eu consegui ele. Só que ainda li, ta na fila com os outros. Sou uma manteiga derretida e mesmo você falando que o livro não emociona nesse sentido eu acho que vou chorar lendo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Esse é um livro que muita gente diz que adorou ter lido. Eu comprei ele, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Pretendo fazê-lo em breve. Ótima resenha! Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!