Vez ou outra eu trago alguma indicação, geralmente de livros lidos e não resenhados, acerca de obras que merecem certa atenção. Assim, hoje é a vez de falar um pouquinho sobre O Inocente, do Harlan Coben.

Eu tive a oportunidade de lê-lo em agosto (se não me engano), com o intuito de comentar sobre sua história no encontro do Clube do Livro SE daquele mês. A temática era voltada para a literatura policial mais atual, e, como muitos de vocês certamente sabem, o Harlan não poderia ficar de lado. Suas histórias lançadas aqui no Brasil são todas voltadas para este gênero, que inclusive têm feito muito sucesso no mercado editorial.

Sendo o segundo livro lido do autor, posso afirmar que a experiência foi mais uma vez gratificada. Gente, que história! Fiquei com um nó tão grande na cabeça que acabei não resenhando ele para vocês, por isso, para não deixar de falar a respeito, aqui estou (a final, alguns livros precisam ser recomendados)... antes tarde do quê nunca.

Título: O Inocente
Autor: Harlan Coben
Edição: 2013
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
ISBN: 9788580412246

SINOPSE: Aos 20 anos, Matt Hunter vive uma noite de horror que ficará para sempre gravada em sua memória. Durante uma festa, ao tentar apartar uma briga, ele mata uma pessoa acidentalmente e é considerado culpado pelo júri. Agora, nove anos depois de ser libertado da prisão, tudo parece ter entrado nos eixos: Olivia, sua esposa, está grávida e os dois estão prestes a comprar uma casa na cidade natal dele. Mas a ilusão acaba quando Matt recebe um vídeo chocante e inexplicável que começa a despedaçar sua vida pela segunda vez. Para piorar, ele começa a ser seguido por um homem misterioso. Em pouco tempo, o perseguidor é encontrado morto e uma freira querida por todos também é assassinada. Quando as pistas apontam para Matt, ele e Olivia são forçados a desafiar a lei em uma tentativa desesperada de salvar seu futuro juntos. O Inocente é um thriller vertiginoso, carregado de emoções. Além disso, é um relato contundente sobre as escolhas que às vezes somos obrigados a fazer e as dramáticas repercussões que teimam em não nos abandonar.

O livro tem, basicamente, três casos diferentes (me refiro àqueles que conduzem a trama de fato). Porém, na realidade, eles foram uma única história, mas que a princípio parecem coisas bem distintas. Sinceramente, não fui capaz de ligá-los até certo ponto da trama. Harlan Coben fez nós tão difíceis de desatar, que me vi 'acuada' em boa parte da leitura, mas ao mesmo tempo preza à trama do início ao fim. É meio complexo, estressante e incrivelmente inteligente. Ninguém é o que diz ser. Segredos. Verdades que parecem mentiras, e vice-versa. Um emaranhado de emoções, dúvidas e julgamentos. É uma leitura obrigatória para os fãs do autor, definitivamente.

Um outra coisa é que eu gostaria de salientar foi a minha surpresa com o tamanho da história, que é um pouco maior do que habitualmente vemos quando o assunto é Harlan Coben. Para mim, mais uma prova da genialidade do autor. Enfim, dei quatro estrelas porque o excesso de dificuldades me fez questionar se o escritor quis apenas testar o leitor, ou se queria tentar provar algo. Mas, por fim, vi tudo tão bem amarrado, que as frustrações ficaram para trás. Uma dica é se deixar levar... se surpreenda!

Recomendo, porque, além de bem escrito, é bastante engenhoso.
Espero que tenham curtido.
Até mais!


4 Comentários

  1. Morro de vontade de ler os livros do Harlan Coben, Fran. E esse não fica de fora, só vejo elogios. Espero ter oportunidade. Ótima dica.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi xuxu!
    Lembro dos seus comentários no CDL sobre esse livro e que na ocasião eu tinha lido Cilada e ficado com a mesma impressão de que ao final o autor não iria das conta de tudo. Ainda bem que fui surpreendida. Claro que o livro que li nem se compara ao tanto de história que tem esse kkk
    Com certeza pretendo ler ^^

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fran que máximo sua indicação!!! Dei esse livro de presente para minha mãe, mas ainda não o li. Em breve pego emprestado, com sua indicação fiquei mega curiosa!!!

    Beijos
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tive vontade de ler esse livro antes por causa da capa, mas agora me deu uma pontada de vontade!


    Beijos!
    Um Tanto Agridoce.
    www.1tantoagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!