Anotar o que você lê anualmente te dá a oportunidade de avaliar como ocorre sua variação de leitura. Gêneros, autores, vertentes literárias... é como um balanço em fim de expediente. E foi observando a minha que eu pude atestar (mais uma vez) a minha total indisposição para as leituras clássicas brasileiras. Não é preconceito, ou má vontade. Tá mais para falta de iniciativa.

É por isso que eu resolvi criar minha primeira listologia, com quatro livros nacionais a serem lidos nos próximos meses (não se trata de uma meta ou desafio, ok?). Resolvi fazer isso como uma forma de incentivo para mim mesma, dando uma chance ainda a pesquisas que até então eu não costumava realizar, onde eu busco conhecer melhor os autores e as obras famosas da época. Assim sendo, estou aqui para compartilhar com vocês minha primeira listinha (um tanto clichê) com títulos que eu possivelmente gostarei de ler.

Imagem: ilustração.
Para o primeiro livro eu não pensei muito. Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, está na minha lista de releituras desde que saí do ensino médio. A vontade de conferir essa referência clássica, quando mais madura, vem dos polêmicos temas abordados pelo autor. O ciúme de Bentinho, a imprecisão na fidelidade de Capitu, o retrato moral da época e o caráter do narrador fizeram da história a obra-prima de Machado. Enfim, quero ter a oportunidade de ser levada mais uma vez pelas incertezas que conduz este romance.

Mar Morto (1936) é a segunda trama da lista. De autoria de Jorge Amado, o livro retrata a dura vida de pescadores em um cais, cuja única certeza que eles têm daquele lugar é que Iemanjá, mãe das águas, irá busca-los após a morte. Além de já ter recebido recomendações deste livro, meu interesse surgiu devido a proposta de uma narrativa poética que desmistifica todos os preconceitos ao redor da Iemanjá.

Por ser interessada em textos que abordem manifestações culturais e religiosas, e misticismo, resolvi acrescentar na lista o livro Tenda dos Milagres (1968), também de Jorge Amado. A trama se passa na capital da Bahia, Salvador, terra povoada por afrodescendentes. Ao que me parece, a ideia é introduzir um importante debate sobre democracia racial brasileira em meio a perseguições ao candomblé e aos capoeiristas, mostrando que a miscigenação não veio acompanhada de respeito a diversidade. Tenho a impressão que vou gostar muito desse enredo.

O Vampiro de Curitiba (1965) é o quarto e último da lista. Ambientado em Curitiba, o livro de Dalton Trevisan traz relatos do cotidiano da degradação humana através do dia-a-dia de Nelsinho, o "vampiro" propriamente dito, personagem dos quinze contos que compõe a obra. Nelsinho vive a vagar pela provinciana Curitiba atrás de suas vítimas, se mostrando um verdadeiro escravo da libertinagem e da solidão urbana. Apesar de não ter tanta aptidão por contos, gostei bastante dos temas propostos... e o clássico também foi muito recomendado pela Tati Feltrin, do Tiny Little Things, então resolvi dar uma chance.

Bom, é isso. Por favor, se você já leu algum dos livros citados, me dá sua opinião!? Se não, me recomenda algum clássico brasileiro? Vou gostar muito. E, ah! Tô adorando essa ideia de criar listas... pretendo fazer outras, e vou adorar compartilhá-las contigo. O que você acha?
Até mais!

11 Comentários

  1. Boa iniciativa! Esse ano também decidi ler mais livros nacionais, mas não só os clássicos. Também nunca tive muito incentivo para isso e acabei percebendo que se eu não tomasse atitude agora talvez eu nunca iria ler algo esperando o incentivo de alguém.

    metamorfose-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran!
    Gostei demais dessa ideia de fazer listinhas ^^
    Dos livros que você citou e que possivelmente irá ler eu só conheço o Dom Casmurro. Também li na época do ensino médio e fico tentada a ler mais uma vez. No geral eu gosto bastante do livro e de algumas adaptações que surgiram.
    Não sou muito fã do Jorge Amado e não conheço nada do Dalton, mas fiquei interessada por esse livro que você pretende ler.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran!
    Eu li "Dom Casmurro" três vezes e ainda assim quero reler. Acho que a possível infidelidade da Capitu será sempre um dos temas mais intrigantes da nossa literatura.
    Jorge Amado é uma falha no meu currículo, rsrs. O único contato que tive com o autor foi "Mar Morto" (ainda no ensino médio) e, se não me falha a memória, não conclui a leitura.
    Também tenho como meta ler mais clássicos esse ano, mas a minha lista não é da literatura brasileira. Quem sabe a do ano que vem :)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sabe que acabei de me dar conta que não li nenhum clássico da literatura brasileira, Fran? Assim como você não é por falta de interesse, mas de incetivo de minha parte. Tenho que começar a repensar isso... Dessa sua lista o único que já tinha vontade de ler é Dom Casmurro. Os outros não conhecia, mas achei as tramas bem interessantes. Vou me informar mais. Ótima lista.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Tudo bom? Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal e te encontrei lá no blog Um minuto um livro. Vi que você se interessou por minha história e gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais delas, e aproveitar para dizer que estou com parcerias abertas então se quiser conversar pode mandar um e-mail para "raquel.machado2014@yahoo.com.br". Vou ficar muito feliz em lhe responder.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  6. Eu também tinha uma certa resistencia a clássicos da literatura nacional mas quando decidi experimentar, descobri ótimas obras. Te indico "O Alienista" do Machado de Assis que é fantastico, "Capitães da Areia" que é uma das minhas obras favoritas e "Auto da Compadecida", que apesar de ser escrito em forma de peça. Boa sorte em suas leituras, Fran!

    Cantina do Livro

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran. Adorei a ideia de criar listas, ainda mais com nacionais. Também tenho um certo bloqueio quanto a essa leitura mais "clássica", mas o único que li adorei. Super indico o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas. O livro é simplesmente maravilhoso e muito louco! kkkkk :D :D :D Estou bem ansiosa pelas resenhas dessas obras e boa sorte. Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  8. Belíssimas opções. Boa leitura.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  9. Fran como sempre vc tem ótimas ideias, desejo sorte na concretização da sua meta!!!
    Já li Dom Casmurro duas vezes e gostei de ambas as leituras. Acho que vc vai gostar!!!!
    Também adoro livros ambientados no Nordeste e Jorge Amado se destaca nessa área.
    Te indico os livros do Graciliano Ramos e do José lins do Rego.
    Beijos e ótima leitura!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Já li dois livros do autor e um HQ, até hoje me arrependo de ter vendido o Capitães da Areia (muito, muito, muito bom). Acho que vou ler Dom Casmurro esse ano na escola, espero gostar da obra, até agora só li um conto do autor (A Cartomante)

    http://uminutodeverao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Recomendo Lucíola do José de Alencar.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!