Título: O Caminho Para Woordbury (TWD: Volume II)
Autor: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Edição: 1
Editora: Galera Record
Páginas: 331
ISBN: 9788501401878
Nota: 4 de 5

SINOPSE: Há alguns meses que Philip Blake, o temido e ao mesmo tempo adorado Governador, organizou Woodbury para que a cidade murada fosse um local seguro no qual as pessoas pudessem viver em paz em meio ao apocalipse zumbi. E paz e segurança é tudo que Lilly Caul, que tenta desesperadamente sobreviver a cada dia que nasce, quer. Porém, mal sabe ela que seguir em direção a Woodbury é estar a um passo do perigo, e uma horda de errantes famintos não é nada perto do que ela encontrará por lá.

Comentários:

O Caminho Para Woordbury dá continuidade ao enredo apresentado em A Ascensão do Governador, onde conhecemos (o verdadeiro) Phillip Blake e como ele se tornou uma pessoa 'doente'. Só que desta vez isso acontece através de novos personagens, que se inserem no universo do grande protagonista da vez com a esperança de que dias melhores virão. Mas pior que enfrentar um mundo hostil repletos de zumbis, é estar sob o olhar do Governador.

Lilly, Josh, Megan e Bob conseguiram (até agora) viver entre os mortos-vivos, mesmo em meio a tantas dificuldades, e, como todo bom sobrevivente, fazem o possível pela vida. Como é de se esperar, eles enfrentam vários percalços em uma árdua jornada, sempre descritos em cenas de ação e suspense muito reais. Isso ocorre basicamente até eles esbarrarem com um grupo de desconhecidos, que lhes prometem um lugar seguro como abrigo. Assim, Lilly e seus amigos são levados à Woodbury, onde, mesmo com a pulga atrás da orelha, passam a viver. No entanto, e apesar das promessas de segurança e convivência mútua, eles começam a desconfiar que talvez a estrada seja até mais segura que aquele lugar. Tudo isso porque as atitudes do Governador criam uma recorrente desconfiança.

Apesar da entrada de novos personagens (fato que acresce novos dilemas) ter dado a história um caminhar mais lento, O Caminho Para Woodbury conserva o mesmo tom do livro anterior, cuja linguagem se mantém interessante e flexível. No entanto, os personagens não são tão cativantes desta vez, mas se tratando de The Walkind Dead, é bom mesmo não criarmos certo apego por eles. Quanto ao Governador, reafirmamos que não resta nenhum traço do homem covarde que ele demonstrava ser. Agora existe apenas um déspota que governa sua cidade sem nenhuma piedade ou pudor.

Apesar de ter um ritmo mais lento (neste livro os dramas e o suspense foram nitidamente inferiores... para quem é fã do programa de TV e/ou lê com afinco a série literária, vai entender que neste o clímax não chega a ser pitoresco) os autores fizeram um ótimo trabalho com os personagens, que aos poucos se tornaram precisos por meio de visíveis sinais de progresso.

Saliento ainda a pessoa do Governador, que inclusive tem absolutamente a mesma personalidade e características do personagem da série de TV (não posso falar pelos quadrinhos porque eu não os li). É realmente impressionante notar as semelhanças e relacioná-las. Além disso, somos guiados a perceber que a ameaça agora não vem necessariamente dos zumbis; o terror a cargo da insanidade humanos.

Embora sejam livros que trilhem por caminhos diferentes - e ao mesmo tempo iguais (me refiro a sobrevivência em meio ao apocalipse zumbi) -, recomendo a leitura deste livro somente após o anterior. Em a Ascensão do Governador você entenderá quem é Philip Black e de que modo ele se tornou a pessoa de hoje. E, após O Caminho Para Woordbury, talvez estejamos preparados para o que está por vir. Ou não.


6 Comentários

  1. Oi, tudo bom?
    Acompanho a série desde a estréia, mas ainda não li os livros (apesar de não faltar vontade de ler).

    Adorei sua resenha.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como bem sabes, Fran, não assisto TWD então só posso me basear nos seu comentários. Achei interessante o fato de que de certa forma o Governador seja mais ameaçador que os zumbis, e também que suas características são bem semelhantes as da série de TV. Apesar de não assistir acho que eu leria os livros. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Francielle!
    Nunca fui muito fã de livros ou filmes que tivessem o tema Zumbi. Para ser sincera nunca parei para assistir a série por achar que era meio sem sentido, até que me contaram a história e vi que não era bem assim.
    Depois de ler sua resenha fiquei bastante curiosa. Quem sabe um dia não leia? rs

    Bjs,
    Fernanda
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!
    Você bem sabe que esse não é o meu estilo literário e tals. Mesmo assim resolvi ler sua resenha pra ter uma ideia sobre o que se trata a história já que muita gente (inclusive muita gente próxima) adora a trama. Você abordou muito bem como a narrativa se desenvolve e produziu um ótima resenha.
    Provavelmente não lerei por questões de ter zumbis na história kkk mas gostei muito dos seus comentários como sempre claros e precisos.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fran querida confesso não ser fã de zumbis, mas aos poucos estou adentrando nesse mundo. Gostei da sua resenha e fiquei curiosa com a série, valeu pela dica viu!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. Gente, o que falar desses livros de TWD? Sou assumidamente fã das HQ/Série e os livros não deixam a desejar. Um ponto positivo dos livros é que a história é voltada pro lado do Governador, diferentemente dos outros dois. Esse eu também achei mais lento que o primeiro livro, mas é a preparação pra aquilo que virá nas partes finais (livro 3 e 4). Excelente resenha!

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!