Título: Cadê Você Bernadette?
Autor: Maria Semple
Edição: 1/2013
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 376
ISBN: 9788535922936
Nota: 4,5 de 5

SINOPSE: Bernadette Fox é notável. Aos olhos de seu marido, um guru tecnológico da Microsoft e rock star do mundo nerd, ela se torna mais maníaca a cada dia; para as demais mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela só causa desgosto; os especialistas em design ainda a consideram uma gênia da arquitetura sustentável; e Bee, sua filha de quinze anos, acha que tem a melhor mãe do mundo.
Até que Bernadette desaparece do mapa. Tudo começa quando Bee mostra seu boletim (impecável) e reivindica a prometida recompensa: uma viagem de família à Antártida. Mas para Bernadette, que ojeriza a Seattle e às pessoas em geral, uma viagem ao extremo sul do planeta é uma perspectiva um tanto problemática. 
Para encontrar sua mãe, Bee compila e-mails, documentos oficiais e correspondências secretas, buscando entender quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem e o motivo de seu desaparecimento. Sem sentimentalismos, mas com muita empatia, Cadê você, Bernadette? trata do amor incondicional de uma filha por sua mãe imperfeita.

Comentários:

Cadê Você Bernadette?, escrito pela romancista Maria Semple, é um livro extremamente peculiar! Particularmente falando, sua narrativa incomum me proporcionou uma nova experiência de leitura; uma experiência que acabou indo além, e que me agradou em vários sentidos. E é bom estar aqui para contar a vocês em que sentido minhas expectativas foram gratificadas.

Bernadette Fox tem sérios problemas com as pessoas; ela faz qualquer coisa para evitá-las. Quando sua filha, Bee, a pede de presente uma viagem (em família) para a Antártida, inicia-se uma saga de acontecimentos, trapalhadas e maus entendidos que fazem da nossa protagonista uma anti-heroína... tudo porquê Bernadette é uma antissocial assumida.

Esses incidentes, por sua vez, levam ao seu desaparecimento, e é junto a Bee que, aos poucos, vamos descobrindo o que realmente aconteceu. A menina, com um incrível instinto de detetive, vai unindo vários documentos que nos dão a chance de juntar os fatos que ocorreram antes, durante e depois do sumiço de Bernadette. Em resumo trata-se de um livro dentro de um livro, proposta que acabou deixando a narrativa mais descritiva... e incrivelmente instigante.

Maria Semple criou um enredo singular: múltiplos gêneros (cartas, e-mails, SMS, boletins do FBI, diálogos, palestras, etc), fatos reais em meio ao irreal, personagens secundários que são destaques (e inclusive fundamentais para que haja a devida compreensão sobre a personagem principal) e muito sentimentalismo. Tudo isso desenvolvido sob forte humor. A autora foi muito criativa e ousada, pois mesmo com uma narrativa tão rica, ela conseguiu ser coerente do início ao fim.

Uma das coisas mais legais que a trama nos passa é a intensa relação de mãe e filha que Bernadette e Bee compartilham – uma devoção que nos faz torcer por elas. Outra lição retirada neste livro é que maus entendidos e falta de comunicação podem nos colocar em muitas ciladas... Bernadette passou por muita coisa complicada, e parte delas se deve às suas trapalhadas e confusões.

Infelizmente, como nenhuma obra é totalizada, eu não curti muito a resolução do desaparecimento. Sinceramente, achei tudo muito fantasioso e improvável. Além disso, confesso que achei algumas partes um pouco monótonas (a obra é dividida em oito), mesmo que sejam fundamentais. Claro que toda a obra compensa, até porque o desfecho (capítulo final) traz uma sensação de missão cumprida – além da obra ser muito bem inscrita.

Por essas e outras eu super recomendo o livro. Não se trata de uma história de mulherzinha. Você vai se envolver, vai rir, vai se tornar um(a) tiete de Bernadette, vai idolatrar a autora por sua genialidade e vai querer reler essa trama mais vezes. Pois é. Um verdadeiro e delicioso quebra-cabeça que todo mundo deveria conhecer.

A leitura deste livro é resultado do projeto 'Leitura Compartilhada', em parceria com o Clóvis Marcelo (De Frente Com os Livros) e a Érika (Relicário). Confira no vídeo abaixo mais algumas considerações sobre a história pautada, e saiba mais sobre nosso o projeto. Em abril voltaremos com mais uma edição, desta vez sobre Eleanor e Park, de Rainbow Rowell.




9 Comentários

  1. Me instigou
    Achei interessante.
    Achei a capa massa. Melhor ainda que tem humor. Já gostei da personagem e da sua filha.

    Ahhh Eleanor & Park é muiiiiiiiito amor. É super cara!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro, Fran. Seus comentários me deixaram ainda mais curiosa sobre essa mistura de estilo que a autora fez. Também sobre essa protagonista super peculiar. E mesmo que algumas partes sejam monótonas parece que a obra vale muito como uma todo. Ótima resenha.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Francielle!
    Já li uma resenha deste livro uma vez e amei. Amo chick-lit e espero encontrar logo para ler.
    Seus comentários me deixaram ansiosa para minhas próprias conclusões.
    Bjuu,
    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fran como sempre vc se envolvendo em projetos mega interessantes. Parabénsmoela iniciativa e pela parceria com os outros blogueiros.
    Gostei de saber mais sobre esse livro, já tinha lido outras resenhas sobre ele mas nenhuma o tinha destrinchado como vc o fez. Fiquei curiosa, quem sabe o leia em breve.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Eu não conhecei o livro, mas ao ler sua resenha eu fiquei super interessada por ele!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran,
    Tbm achei Cade Vc Bernadete? bem peculiar. Como vc disse, em alguns momentos o livro tem um ritmo mais lento, mas o conjunto da obra realmente compensa.
    Não conhecia o projeto de vcs. Bem bacana.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Esse livro sai totalmente da minha zona de conforto, mas quando leio resenhas como a sua, me interesso em dar uma chance. Só tá bem complicado de encontrar, por troca, então não sei quando vou ler, mas espero gostar tanto quando você. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  8. Haha acho que me identifiquei só um pouquinho com ela na parte de ser antissocial assumida. Sempre fujo o máximo que posso de aglomerações. Achei bem esquisito essa história do desaparecimento dela, ia deixar quieto até você comentar esse fato também. A autora deve ter incluido justamente pra dar um quê a mais à história, mas não sei se combinou muito kkk adorei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Seis anos depois", vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Não conhecia o livro mas achei interessante. Gostei dessa capa e parece que ela tem tudo a ver com a trama. Se tiver oportunidade quero conferir com certeza.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    Oi querido,
    Tudo bom? Muito legal essa TAG dos livros que você citou já li: Cinquenta Tons, Jogos Vorazes, A culpa é das estrelas, Fallen e Instrumentos Mortais e quero muitooo ler Garota Exemplar pois achei o filme simplemente sensacional.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!