Título: A Festa é Minha e eu Choro se eu Quiser
Autor: Maria Clara Drummond
Edição: 1
Editora: Guarda-Chuva
Páginas: 84
ISBN: 9788599537299
Nota: 3,5 de 5

SINOPSE: Davi, o narrador do livro de estreia da jornalista carioca Maria Clara Drummond, sabe exatamente o que está atraindo para sua vida quando aceita uma proposta de emprego que se encaixa com suas aspirações, além de fazê-lo sair do Rio de Janeiro para São Paulo. À medida que sua carreira deslancha, a angústia e as incertezas aumentam, alojado de maneira incômoda no seu flat minimalista e clean.
O que torna Davi um narrador tão cativante não é o fato de encarar uma crise existencial em meio a antidepressivos, vernissages e bebedeiras, mas o quanto ele está ciente do processo pelo qual está passando, mesmo sem conseguir controlar muito bem sua necessidade de estar ao mesmo tempo dentro da cena e fora dela, de querer participar do universo cheio de glamour que sua fama recém adquirida lhe proporciona e ao mesmo tempo desprezar todo esse mundo de festas e drogas.
Comentários:

Sabe aquele tipo de leitura que você não espera fazer? Melhor ainda é quando isso ocorre e a surpresa é boa, certo? Recentemente eu tive essa através de A Festa é Minha e eu Choro se eu Quiser, de Maria Clara Drummond. O livro foi enviado pela Editora Guarda-Chuva, parceira do blog.

A trama nos apresenta Davi, narrador e personagem principal, aspirante a cineasta e um fiel baladeiro. Davi tem muitos amigos, mas parece não conseguir confiar a eles suas crises existenciais. Para ele, as pessoas não curtem questionar a vida, tampouco baixo astral e problemas alheios. E quem acaba se tornando sua grande vítima para um desabafo sincero? O leitor, é claro.

Davi tem problemas na consciência, e por isso acaba se afastando dos amigos de infância para não ter que falar sobre sua vida; sobre sua felicidade (ou falta dela). Ele acredita que ser feliz requer um peso, e expõe a ideia de que ter sucesso pode não ser exatamente o que parece.

É esse o dilema que norteia as 84 páginas do livro, onde somos levados a pensar sobre o que o dinheiro pode ou não comprar. Parecer um pouco clichê, mas, na realidade, a autora trata a temática na  percepção real da nossa geração, afinal, vivemos em uma sociedade que dá vez sobretudo à fama – por vezes vencida pela melancolia.

A simplicidade é um elemento de destaque no livro, assim como os incontáveis trechos reflexivos e profundos. A trama, no entanto, não é aprofundada, por isso é difícil apegar-se aos personagens. Contudo, ela cumpre o papel de suscitar questões filosóficas interessantes para os amantes da vida.

O que me incomodou foi apenas a estrutura do texto. Sempre corrido, instantâneo e sem quebra de parágrafos. Evidentemente, isso nos mostra a consciência desconexa de Davi, mas ainda assim tive a impressão de estar lendo algo desfigurado. Por outro lado, o livro é fisicamente maravilhoso. A Editora fez um belo trabalho de edição, desde a capa à divisão dos capítulos, fonte e tipo de folha... ficou tudo muito caprichado.

Portando, fica a recomendação para quem quer pensar sobre os problemas da geração (a partir dos anos 2000), para quem curte uma boa filosofia de vida (numa visão atual e jovem, também), ou para quem quer experimentar algo novo... começar por um trabalho nacional talvez seja uma ótima pedida.


2 Comentários

  1. O título já tinha me deixado curiosa, e seus comentários só contribuíram, Fran. Apesar de ser um livro curto, parece tratar dos anseios de nossa geração de forma bem irreverente. Espero poder ler. Ótima resenha.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fran que legal saber sua opinião sobre essa leitura. Confesso que achei o título divertido, parece que personagem está dando um fora em alguém inconveniente. Percebi pelas suas palavras que esse leitura faz o leitor refletir tanto sobre a vida do personagens como a dele também.
    Enfim valeu pela dica =) beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!