E lá se foi o primeiro semestre do ano...

Penso que estamos em momento propício para prestar contas com os leitores e parceiros do Universo Literário sobre o que rolou por aqui neste início de ano. Vejo esse momento como uma oportunidade de autoanálise acerca do que eu me propus para o UL em 2015. Então, veremos o que eu consegui desenvolver por aqui...

Imagem: Google.

De janeiro a junho foram 46 posts publicados. Dentre eles estão (as fixas) resenhas, na qual temos um saldo de pelo menos duas lançadas por mês. Isso nos dá uma média regular, tendo em vista que, hoje, o blog conta com duas publicações por semana, sempre aos domingos e às quartas-feiras.

De resto, os posts variaram muito. Graças ao receio de ver o UL ganhar uma rotina enfadonha e previsível, decidi não fixar as colunas já existentes em datas preestabelecidas. Ao invés disso, espacei a temporalidade daquilo que eventualmente todos já esperavam ver por aqui.

A exemplo disso temos as colunas Drops Literário, Literatura em Movimento, CitaçõesEntrevistas, que deram as caras com menos frequência neste início de ano, mas que, em contrapartida, renderam em publicações que eu adorei fazer. 

REVEJA
Entrevista com as autoras Raquel Machado e Viviane Ribeiro 
Drops Literário sobre clássicos infantis e parcerias

Desta forma, resolvi trazer coisas mais pessoais, do meu cotidiano, dando às publicações um caráter mais intimista e leve em meio a informação. Foi assim que sugiram posts como tbr book jar + metas para 2015, projeto leitura de domingo, takl show sobre a ascensão dos vlogs em detrimento dos blogs, minha experiência com os livros de colorir , o quadro listologia, dentre outros.

Outra coisa bem bacana que surgiu este ano foi o projeto Leitura Compartilhada, em parceria com o Clóvis Marcelo (De Frente com os Livros) e a Érika Rodrigues (Relicário). Isso me rendeu três coisas nas quais considero fundamentais para o exercício de blogueira: 1) a experiência de fazer parte de um clube de leitura; 2) a oportunidade - e desculpa - para gravar vídeos; 3) a oportunidade de realizar leituras diferentes que me fizeram sair da minha zona de conforto.

E por falar em vídeos, confesso que ainda sou uma negação nesse quesito. Mas, mesmo que de forma tímida, eles deram o ar da graça por aqui, seja através do Leitura Compartilhada, seja por meio do Leitura de Domingo, seja graças as amadas Tags Literárias.  

CONFIRA o nosso canal no youtube: ULiterario.

Quantos as redes sociais, tenho estado diariamente no facebook (que hoje é o principal canal de divulgação das ações do blog), com conteúdos que vão além do UL. Lá eu comento sobre as minhas leituras, faço o registro semanalmente da Leitura de Domingo, divulgo matérias interessantes e promovo os lançamentos do mês, independe se a editora/autor é nosso parceiro ou não. Eu repasso aquilo que acredito, e para mim isso é o mais importante.

Com uma média de 6.000 visualizações por mês, foi mais ou menos dessa forma que o Universo Literário se consolidou nesse primeiro semestre de 2015. E o que para alguns parece pouco, para mim é uma satisfação que não se mede. Que tenhamos muitas coisas para compartilhar, e que novas ideias venham compor o conteúdo dessa delícia de blog que se tornou um pedaço de mim.

Parcerias

Para a minha enorme alegria, além da renovação com as queridas Saída de Emergência Brasil, Arqueiro e Sextante, o blog acabou também se tornou parceiro das editoras Guarda-Chuva e Intrínseca. Isso representa uma prova de confiança que vai além dos números; uma prova de que meu trabalho, por mais simples que seja, tem sido visto com bons olhos universo afora.

Leituras

E para quem deseja saber sobre as minhas leituras neste primeiro semestre do ano, bom... eu consegui ler 23 livros. Um número pequeno se considerarmos que entre eles estão algumas leituras acadêmicas (realizadas de forma integral, claro). Mas, ainda assim, satisfatória para quem tem enfrentado sérios problemas com a bendita falta de tempo. A meta é manter o ritmo... quem sabe eu não fecho os 50 livros até o fim do ano?
_

Continuem acompanhando o blog por aqui e nas redes, seja pelo facebook, twitter ou até mesmo através do meu instagram. E aguardem porque ainda vem muita coisa boa por aí. Até mais!

3 Comentários

  1. É ótimo quando paramos pra fazer um levantamento e notamos o quanto o saldo é positivo, né Fran? Sempre elogiei a qualidade de conteúdo do UL e acho brilhante a forma como você consegue agregar coisas novas sem perder a essência. Só se passou metade do ano e você já conquistou tudo isso, e sei que conquistará muito mais até o final e além. Nunca pararei de te admirar, amiga. :)

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran!
    Adorei a ideia de fazer um balanço do primeiro semestre aqui no Universo. Estou adorando participar do Leitura Compartilhada com você e com Clóvis justamente por isso que você falou mesmo com uma certa aversão aos vídeos.
    Gostei da proposta de dias fixos para postagens e das colunas colocadas de surpresa por aqui.
    Um beijo e vida longa ao Universo!!
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas renovações com as editoras. Seu blog realmente merece todo sucesso desse mundo!
    Também achei bacana essa ideia de balanço semestral. É bom para vermos se estamos mesmo indo em direção das metas do começo do ano.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!