Hoje é o dia dos pais. Provavelmente você já deve ter comprado um presente para o seu paizão, embora essa não seja uma regra. Acho que não preciso nem dizer que não é necessário esperar apenas por essa data para quebrar a cabeça (ou não) escolhendo algo que seja a cara dele, e que, principalmente, faça lembrá-lo de você.

Dar presentes para quem se ama, seja lá o que for (eu priorizo mais o simbólico do que o material), é também uma forma de afeto, e não é preciso de datas comemorativas para isso. E sabe o que mais combina com esse conceito? Livros. É uma delícia ganhar livros em todas as épocas do ano e vocês sabem bem disso.

Pois bem. Dá próxima vez que resolver presentear o seu papai, escolha um livro que tenha mais a ver com ele, e propague o incentivo a leitura. Aproveite e faça a mesma leitura para que, juntos, vocês possam comentar, trocar ideias e opiniões... tem coisa melhor? Então seguem algumas sugestões.  Os livros possuem temas mais sérios e específicos, mas que podem agradar geral. Veja só...

Imagem ilustração.

O Homem Que Sabe, de Viviane Mosé,  apresenta um discurso raro, entre a filosofia e o poema, sobre a atual condição do homem. A autora reflete sobre a Modernidade, oferecendo ao leitor a oportunidade de pensar, por exemplo, sobre como ela pode provocar enormes avanços tecnológicos, mas, ao mesmo tempo, também crises sociais, ambientais e econômicas.

A Beleza e a Dor, de Peter Englund, aborda o conflito da Primeira Guerra Mundial a partir de seu aspecto menos explorado, mas talvez mais revelador: a experiência das pessoas comuns – não apenas a tragédia e a dor, mas também o absurdo e mesmo, por vezes, a beleza dessas vidas. Essa é uma reconstituição do mundo emocional em primeiro lugar, depois do curso dos acontecimentos.

História do Futuro, de Miriam Leitão, é um grandioso livro de reportagem que mapeia o território do que está por vir com base em entrevistas, viagens e análises de dados da autora. Ela aponta tendências que não podem ser ignoradas em áreas como meio ambiente, demografia, educação, economia, política, saúde, energia, agricultura, dentre outros, e adianta que o futuro será implacável para os países que não se prepararem para ele.

Correr, de Drauzio Varella, conta como o autor consegue há mais de vinte anos conciliar seu atribulado dia a dia com a prática regular de exercícios físicos. Para ele, correr não é só um hobby, mas é o que lhe dá o equilíbrio para enfrentar os desafios da vida. Além disso, o livro oferece informações médicas sobre a prática; indispensável para corredores e futuros corredores.

E aí. O que você achou desses temas? Compraria algum deles?
Se não, tem algum outro título em mente? Enfim...
Tenha um ótimo dia, e feliz dia dos papais!!!


2 Comentários

  1. Te parabenizo mais uma vez por pensar em um post brilhante, Fran. E sim, livros são sempre um ótimo presente. ^^ Bom, desses só não conhecia O Homem que Sabe e achei bem interessante. Os três primeiros certamente seriam um opções de presente para meu pai, e que eu também leria. [rs]

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu pai ia adorar mesmo ganhar livro, ele é um leitor compulsivo, herdei esse hábito dele, graças a Deus

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!