Ultimamente tenho tido muita vontade de escrever sobre minhas leituras mensais, especialmente porque percebi que eu acabo não resenhando todos os livros que leio. Não há critérios ou preferências, alguns títulos apenas passam despercebidos.

Além disso, notei que algumas resenhas acabam sendo publicadas apenas muitas semanas depois da leitura. Claro que isso está relacionado às resenhas de parcerias, que possuem prioridade de publicação, mas, principalmente, ao cronograma do blog, do qual procuro seguir a risca a afins de variedades.

É por essas e outras que eu decidi criar um diário de leitura mensal. Vocês acham que vale a pena? Gostam desse tipo de post? Preferem em texto ou em vídeo? Por favor, me ajudem com sugestões! Quero que esse seja o tipo de publicação que vocês gostem de acessar. Prometo fazer comentários parciais e não tagarelar muito, tá bom? Haha! Então vamos lá!

Foram quatro leituras físicas e uma digital.  :)

  1. O primeiro livro lido em julho foi a "A Casa do Céu", escrito por Amanda Lidhout e Sara Cobert (sendo esta última a coautora). Na realidade, boa parte da leitura já tinha sido realizada nos dois meses anteriores, já que esse livro fez parte do meu projeto 'Leitura de Domingo'... de qualquer modo, foi só primeiro domingo do mês passado que eu de fato a finalizei. Enfim... pessoal, que livro! Apesar da tragédia que norteia a história da própria autora, seus relatos são carregados sobretudo de esperança, luta por sobrevivência e fé. Já tem resenha aqui no UL onde eu conto minha opinião completa. Recomendo o post a vocês. 
  2. O próximo livro lido foi "Confie em Mim", do Harlan Coben, um dos sorteados na minha TBR Book Jar. Apesar de ter um mistério instigante, achei toda a trama muito mirabolante, e repleta de personagens e situações diferentes... claro que essa é uma tática do autor, que, inclusive, mais uma vez me mostrou ter perspicácia para conduzir histórias do gênero. Porém, isso acabou me deixando muito confusa e perdida, além de um pouco frustrada ao final (é realmente só no finalzinho que os pontos nos i's são colocados), e não porquê eu não adivinhei os enigmas, mas sim pela complexidade de toda a trama. Percebi que esse é o estilo do Harlan, ou seja, ou você gosta ou não. Enfim, não haverá resenha do livro aqui no blog.
  3. A terceiro leitura realizada foi a de "Um Mais Um", da Jojo Moyes. Todo mundo sabe que eu amo os livros da Jojo, e com esse não foi diferente. O que mais me deixou satisfeita é que esse enredo é bem diferente dos anteriores lançados aqui no Brasil, mas igualmente bem escrito e instigante. Além disso, os personagens são tão marcantes, que chega a ser difícil esquecê-los. Eu os considero o ponto alto do livro, inclusive. No geral a história simples, mas divertida e cheia de lições legais. Ainda pretendo publicar uma resenha desse livro por aqui, portanto aguardem!
  4. "Lugares Escuros", da Gillian Flynn, foi a próxima leitura realizada. O livro foi a primeira cortesia enviada pela Editora Intrínseca, e posso dizer que começamos com o pé direito. Na realidade, todos sabem que eu adoro o estilo da Flynn graça ao incrível Garota Exemplar. Neste, porém, temos uma história bem diferente, embora o gênero seja o mesmo, o que para mim é algo super positivo... não temos a impressão de que ela trabalha com uma fórmula, entendem? Além disso, a forma como ela descreve as situações, com acidez e ambição, é realmente empolgante e gratificante de se lê. Enfim, tem mais comentários meus na resenha que escrevi... indico o post aos interessados.
  5. O último livro lido, cuja resenha sai agora em agosto, também é de cortesia. Estou falando de "Segredos de Uma Noite de Verão", da Lisa Kleypas, enviado pela Editora Arqueiro. Esse é o primeiro livro da série "As Quatro Estações do Amor". Foi muito bom finalizar o mês com uma leitura leve, descontraída e que se mostrou ser melhor do que eu esperada. Apesar do gênero (romances de época) não ser tão imprevisível, nesse temos várias surpresas e coisas inesperadas. Eu realmente gostei muito! Aguardem por mais comentários, em breve.

Bom, essas foram as minhas leituras. Foram coisas bem diferentes, além de ter sido um saldo bem positivo, tendo em vista que tenho estado bem atarefada e com o tempo livre um pouco apertado. Mas o gratificante é isso, ler ao seu tempo, de acordo com a atual situação de vida e... jamais parar de ler, seja lá quanto for. Bom, acho que já falei demais... beijos!


4 Comentários

  1. Oi Fran. Eu particularmente adoro esses saldões mensais sobre leituras. Acho uma forma válida tanta da gente se observar como leitor, nossas preferências e ritmos, como os que nos acompanham pelo blog também conhecer e coisas novas e relembrar os livros que passaram por ali. Espero que seja uma coluna fixa por aqui. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a maioria dos blogueiros sofrem dessa "síndrome" de não resenhar todos os livros que lêem. Eu mesmo sempre deixo alguns livros pra depois e nunca faço, por algum motivo ou outro. Então acho válido sim esse tipo de post. Não li nenhum dos livros citados, mas Lugares Escuros é o que já esta na minha meta, desde que vi sua resenha. Curti o post :)

    http://www.cantinadolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho esses diários mensais, Fran. Principalmente quando se trata de um blog literário, pois é preciso tomar cuidado para não publicar resenhas demais e também não deixar passar algo válido de ser comentado. Seu saldo de julho foi bem proveitoso, e me lembrou que ainda preciso ler Gillian Flynn e Jojo Moyes. Ótimo post.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esse tipo de postagem e sinto por muitos blogueiros não resenharem a maior parte do que é lido, sei que é bem difícil pq faço isso (faço porque gosto de registar em meu blog os livros que leio e são poucos os que não resenho).
    Eu prefiro a postagem escrita ok!!!???
    Lendo seu post percebi que ele é como o meu Fechando o mês, adorei!!!

    Essa questão que vc citou sobre o Harlan Coben também me incomoda um pouco, depois de ler, acho, quatro livros dele senti como se fosse tudo muito parecido e dei um tempo. Mas respeito e sei o valor do autor no estilo que ele se propõe.

    Esse livro Um mais um está maminha lista de desejo, justamente por ele ser diferente, não gosto de histórias com muito drama e fiquei sabendo que o foco desse é na família então quero ler. Aguardo sua resenha!!!

    Ainda não li nada da autora mas pretendo, vou correndo ler sua resenha de Lugares escuros.

    Li sua resenha do novo livro da Lisa Kleypas e estou ansiosa para conhecer esses personagens e suas histórias de vida.

    Enfim vc teve um mês bem eclético e isso é o que vale: ler com prazer e abrir a mente para vários estilos e assuntos. Parabéns querida!!!

    Leituras, vida e paixões!!!


    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!