A Bienal Internacional do Livro está chegando! Este ano o evento acontecerá de 3 a 13 de setembro, no Rio de Janeiro, e contará com a participação de mais de 360 expositores (dentre eles estão as nossas queridas editoras), mais de 200 autores convidados (só de estrangeiros são 27), e, principalmente, muitos e muitos leitores de todo país.

Bilheteira na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro em 2013. Fonte: Google.

Eu só tive uma experiência com a Bienal, em 2013, mas já foi o suficiente para me render muitas ideias e aprendizado. Então, especialmente para quem irá participar esse ano, vejamos algumas dicas de sobrevivência (hahahahaha!) do qual eu considero fundamentais...

1 - Mantenha-se informado
Verifique antes os dias, horários e os locais dos autores que você quer tanto conhecer. Ou dos eventos que você pretende participar. A Bienal reúne MUITA gente, e, geralmente, em encontros assim as senhas são sempre distribuídas em horários prévios. É bom ficar ligado nas redes sociais das editoras que estarão recebendo esses autores, ou daquelas que estão promovendo outros tipos de eventos, para que você se mantenha informado e por dentro de tudo que irá acontecer. Isso evitará transtornos e tempo perdido.

2 - Pesquise antes
Cada um vai a Bienal com um propósito. Algumas pessoas aproveitam a feira literária para fazerem compras, por exemplo. De fato algumas editoras acabam trazendo ofertas (com aquele precinho especial) que enchem os nossos olhos (que leitor não ama comprar livros?). Por isso, se você for a Bienal com esse próprio, pesquise antes onde estarão (em que pavilhões) as editoras dos livros mais desejados da sua lista. Isso evitará que você saia comprando demasiadamente e acabe não levando o que realmente deseja, além de estar bem localizado e não perder tempo procurando.

3 - Não se iluda
Existem 'quilos' de livros a venda na Bienal, e, às vezes, isso acaba nos dispersando. Mas não se iluda! Muitas ofertas são semelhantes das que encontramos na internet. Isso não é uma regra, pois há muitas promoções, sim, mas no geral não vale a pena sair comprando (quando você pode ter a comodidade de pedir em casa). Especialmente no meu caso, que moro em outro estado, com muitas compras eu teria que ficar carregando peso ou até ter que pagar excesso de bagagem. Minha dica é que você messe na balança o que vale a pena e com que propósito você estará participando da feira.

4 - Aproveite os eventos literários
Quem tiver a oportunidade de ficar alguns dias, aconselho que aproveite bastante os eventos literários que estarão rolando. Principalmente se você morar em um lugar onde dificilmente ocorrem coisas do tipo, como é o meu caso. Quando você terá uma nova oportunidade como essa? Comprar livros é algo que fazemos sempre, mas participar de coisas assim...? Por isso vá, participe dos eventos, encontre os blogueiros e booktubers que você mantém contato, ou que simplesmente curte, e aproveite! Tenho certeza que a experiência te renderá ótimas recordações. 

5 - Participe de dias variados
Quem quer ir para os eventos, mas também quer aproveitar para visitar melhor os estandes e fazer umas comprinhas, aconselho que faça isso em dias diferentes. Até porque você dificilmente conseguirá fazer ambos em um único dia. Os fins de semana são sempre cheios de gente, e são quando mais acontecem os eventos. Então planeje e aproveite os encontros que você quer participar nos dias que eles irão ocorrer. Quanto a visita dos estandes, vá durante a semana e desfrute o ambiente (que deverá estar um pouco mais calmo) para que você possa fazer suas compras.

6 - Prepare-se para uma maratona
A Bienal não é só flores. No geral é uma delícia estar no meio de pessoas apaixonadas pela leitura; estar no meio de vários blogueiros e autores nacionais e internacionais; ou simplesmente estar rodeada de livros. Porém, o evento reúne gente de todo país. São 10 dias de visitações demasiadas. Então vá preparado para enfrentar muitas filas. Esteja com uma roupa leve, e, se possível, leve água e lanche na bolsa. Os serviços alimentícios de lá são muito caros (absurdamente caros, acredite!), então é sempre bom se prevenir. 

Bem, essas são as minhas recomendações. Planejamento prévio é tudo! Trace suas metas e objetivos para o evento e aproveite!!! Definitivamente, essa é uma experiência na qual eu nunca irei esquecer, e que pretendo reviver logo (neste ano, inclusive!!). Espero que quem ainda não teve a chance também possa ir um dia. É show!


2 Comentários

  1. Oi, Fran! Tudo beleza?

    Amiga! Adorei suas dicas: são suuuuper valiosas!
    Eu não irei à Bienal do Livro do Rio, mas já enfrentei filas e tumultos em SP.
    Gostei muito de suas dicas e espero que o povo que vai, acate-as com carinho! :)

    Amiga, está rolando sorteio em nosso blog Irmãos Livreiros participe!

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. A Bienal, que sonho! *-* Pena que mais uma vez ficarei de fora. Mas você preparou um guia e tanto, heim Fran? Show de bola suas dicas! Mesmo sem nunca ter ido consegui imaginar e ver lógica em muito do que você disse. Ótimo post.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!