Título: Queria Ver Você Feliz
Autor: Adriana Falcão
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 160
ISBN: 9788580576092
Nota: 4 de 5

SINOPSE: Há quem o chame de Eros, Kama, Philea ou Ahava. O Amor, esse personagem mítico, desempenha o papel de narrador na história real do casal Caio e Maria Augusta, pais da autora Adriana Falcão. O Amor se descreve como perfeccionista e obcecado pelos detalhes, nada que o impeça de ser um bocado descuidado com as consequências dos sentimentos que provoca com suas flechas. Assim, com uma linguagem poética e ao mesmo tempo muito bem-humorada, Adriana revela para seus leitores aquilo que poderia ser descrito como uma história trágica protagonizada por dois personagens atormentados por seus demônios. Apaixonados, Caio e Maria Augusta se casam no Rio de Janeiro da década de 1950 e têm três filhas. Todo o sentimento que eles compartilham não impede que a personalidade exuberante de Maria Augusta se torne mais obsessiva e asfixiante com o passar do tempo, apesar dos medicamentos e dos tratamentos psiquiátricos. Caio, por sua vez, aprofunda uma melancolia que existia nele desde a adolescência, e que culmina nos anos 1970 em tentativas de suicídio. Mais do que uma história com um final dramático, trata-se de memórias afetivas que alternam momentos de intensa felicidade e outros tantos de dor, como acontece nas melhores famílias.

Comentários:

Queria Ver Você Feliz, da brasileira Adriana Falcão,  foi o livro sorteado para a 4ª edição do projeto Leitura Compartilhada, em parceria com os blogueiros Clóvis (De Frente com os Livros) e a Érika (Relicário). Isso significa que ele caiu de paraquedas em minha lista de leituras, e, dada a oportunidade, o encarei com seriedade, mesmo que sem grandes expectativas. E não foi me surpreendi?

Quem conta a história de Caio e Maria Augusta, desde que eram adolescentes, é o Amor. Um narrador peculiar, falante e ativo que passamos a conhecer além dos nossos sentimentos. Mas não é só isso. Além de suas percepções, a trama é composta (em sua maioria, aliás) por correspondências trocadas pelos jovens protagonistas.

Maria Augusta é ansiosa, afobada, agoniada, insistente... Caio é seco, paciente, melancólico e, por vezes, ciumento. Ainda assim, surge um amor avassalador - e a priori proibido; um amor repleto de fraquezas, e altos e baixos; um amor que os guiam às coisas boas da vida; um amor que acentua as suas imperfeições e que os levam a final dramático.

A sinopse relata outros pontos da trama, e chega a ser óbvio que a história ultrapassa décadas de relatos e justificativas do Amor mediante às cartas (transcritas) trocadas por Caio e Maria Augusta. Uma construção particular que resultou em um livro pequeno, e ao mesmo tempo com uma narrativa de múltiplos gêneros, imensa e profunda.

Apesar do título, o livro tem mais momentos dramáticos e difíceis do que felizes. Por isso, atribuo o grande mérito da obra a composição escrita escolhida pela Adriana, que, mesmo sendo filha do casal, não se deixou envolver emocionalmente. E mais: ela ainda consegue nos dar uma apanhado de reflexões sobre os ciclos da vida; sobre como o amor não é o suficiente para se ter uma vida feliz.

Talvez o livro tire do sério devido as atitude dos personagens, mas, na realidade, eles são/foram tão reais quanto nós. Ou seja, é assim que a ideia da fraqueza humana é acentuada, o que nos serve de autoavaliação sobre nossas atitudes, nossos desejos e a forma como queremos o outro feliz, bem como o modo como fazemos isso.

Confira no vídeo abaixo mais comentários sobre o incrível Queria Ver Você Feliz. A obra super recomendada para os amantes de histórias dramáticas, sobre a vida e o amor. Tudo isso com um toc especial de criatividade e realidade que poderá te surpreender, assim como me surpreendeu. Mas atenção: gostar ou não vai depender muito das suas expetativas e percepções de vida. Aventure-se!




7 Comentários

  1. Oi Fran!
    Mesmo já tendo conversado bastante sobre o livro sempre gosto de ler a sua resenha e a de Clóvis e perceber como cada um aborda o livro de maneira tão diferente. Sua resenha está ótima e passa muito da sua impressão de leitura. Que bom que minha indicação agradou a todos.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran, bem dito por você que tudo dependerá das experiências de vida de cada leitor, o que pode fazer com que ele ame, se divirta ou que odeie e tenha raiva fervorosa. Adorei ter feito mais uma leitura inesperada que talvez de outro modo não realizaria.

    Forte abraço!
    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  3. Quando vi a sinopse desse livro no Skoob achei interessante mas não a ponto de adicioná-lo a lista. Mas seus comentários me fizeram mudar de ideia, Fran. Alias, vocês três fizeram comentários bem pertinentes sobre a obra. Realmente é de se pensar que uma filha seja tendenciosa ao contar a história de amor dos pais, mas creio que o formato narrativo contribuiu. E drama? Adoro! [rs] Espero poder conferir. Ótima resenha e vídeo.

    P.S.: Acho que a Érika anda passando cola nos papeizinhos dela para que sempre sejam pegos. kkkk

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran
    Que projeto maravilhoso esse ♥
    Amei a resenha e fiquei muito curiosa em relação a esse livro.
    Seu blog é um encanto. Parabéns

    Beijos,
    http://saracavalcantes2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que temática diferente, achei bem interessante. Fico com um pé atrás com medo de ser muito sentimentalista, mas acho que vale apena o risco, mesmo porque deve ser uma história bem fiel considerando que foi escrita pela filha do casal :)
    Abraço!
    http://sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o Projeto, Boa Sorte!
    www.febredelivro.com.br

    ResponderExcluir
  7. Confesso de que se pegasse o livro pela sinopse não me interessaria. Mas, vendo o seu ponto de vista na resenha (e dos outros blogueiros no vídeo), mudou essa primeira impressão. Acho bacana esses enredos diferentes, que fogem do previsível feijão-com-arroz e divide opiniões. Joinha no vídeo também! :)

    Blog: Cantina do Livro

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!