Título: Em Queda Livre (Segredos Diplomáticos - Vol. I)*
Autor: Ally Carter
Edição: 1
Editora: Guarda-Chuva
Páginas: 352
ISBN: 9788599537404
Nota: 4 de 5


SINOPSE: Aos dezesseis anos, Grace Blakely vê sua vida virar de cabeça para baixo ao se mudar para a capital do país fictício de Adria, onde seu avô materno, que também é embaixador americano, mora. Incapaz de aceitar as circunstâncias misteriosas que cercaram a morte de sua mãe três anos antes, ela tentará descobrir os segredos do seu passado e encontrar respostas para as dúvidas que a assombram.
Contando somente com a ajuda de seus novos amigos, filhos dos embaixadores das outras nações, ela se lança na busca por um assassino que ninguém mais acredita ser real, ao mesmo tempo em que se esforça para seguir os rígidos protocolos que regem a vida diplomática. Não será fácil para Grace se adaptar a esse novo mundo, especialmente quando ela começa a se apaixonar pelo único garoto proibido para ela: o melhor amigo de seu irmão mais velho.
Grace fará de tudo para ser a boa menina que todos esperam, mas os problemas parecem sempre encontrá-la, e qualquer deslize cometido na Ala das Embaixadas poderá deflagrar uma crise internacional, colocando sua vida e o destino das nações mais poderosas do mundo em risco.

Comentários:

Ally Carter, após os sucessos Ladrões de Elite e Garotas Gallagher, volta ao mercado editorial brasileiro com o YA "Em Queda Livre". Este é o primeiro livro da série 'Segredos Diplomáticos', lançado este ano pela Editora Guarda-Chuva, e foi também meu primeiro contato com a autora. E que sur-pre-sa!

Na trama, a jovem Grace está fragilizada emocionalmente graças a morte de sua mãe, na qual ela acredita ter sido assassinada. Ela tem certeza que o responsável é um homem misterioso dono de uma cicatriz no rosto, mas ninguém parece acreditar nela, especialmente quando todas as provas indicam que a morte foi acidental (através de um incêndio).

Por isso a família de Grace a encara como vítima de um transtorno emocional, levando-a à viver sob forte medicação e consultas psiquiátricas. Agora, três anos após o ocorrido - e depois de viver um longo período no hospital -, ela terá que voltar a Adria para viver com o seu avó, que é embaixador dos Estados Unidos da América. 

Lá, Grace não consegue viver longe de confusões, e se mostra determinada a provar que todos estão errados; que sua mãe foi, sim, assassinada. Aliás, é o que ela precisa para atestar sua sanidade, mesmo que isso provoque uma crise política na embaixada (cujas regra principal é a de não invadir outro 'país' sem ser chamado). E é assim que damos início a uma história carregada de aspectos interessantes.

O primeiro deles é a própria Grace. Sua personalidade triste (e ao mesmo tempo problemática) é apresentada de forma crua, verossímil e sem exageros (mesmo ela sendo a própria narradora). Isso resultou numa uma trama que trabalha mais o lado psicológico da personagem do que os mistérios em si, que só se evidenciam mais ao final do livro.

E por falar em final, o desfecho é surpreendente! E o mais bacana é que a autora conseguiu chegar neste ponto de forma sólida e natural, sem forçar a barra (o livro inteiro é assim, inclusive). E há surpresas que nos deixam ansiosos pela continuação, além da vontade de entender os reais eventos que ocorreram na noite da morte da mãe da Grace. Coisa que, aliás, é o que mais prende a atenção durante toda a trama.

A história (pelo menos até o fim do primeiro livro) não trás um romance propriamente dito (coisa que não me fez falta alguma), mas já nos dá indícios de que futuramente podem haver dois rapazes, Alexei e Noah, disputando o coração de Grace (até o momento eles são apenas amigos, que se mostram dispostos a ajudá-la a descobrir a verdade). 

Essa observação me fez pensar que esses personagens, assim como outros, não foram muito bem explorados/trabalhados neste livro. E isso me fez falta. Mas talvez isso tenha acontecido porque a obra é narrada em primeira pessoa, fato que nos limita a outras percepções e ideias. Ainda assim, vale a pena pelo modo como foi escrito... em termos de revisão, o livro está impecável.

No mais, aguardo pela continuação na esperança de uma surpresa ainda maior (e por explicações plausíveis que justifiquem os fatos finais). Confesso que não esperava muito, mas realmente me surpreendi. Agora estou crente que Ally Carter não irá decepcionar.

Recomendo o livro para os amantes do gênero YA, e para quem curte um bom suspense. Mas atenção, porque diferente de tantos outros, este é mais leve e requer paciência. Mesmo com um turbilhão de emoções... vai por mim.


*Cortesia cedida pela Editora Guarda-Chuva.


4 Comentários

  1. Li um conto da Ally Carter (presente no livro O Presente do Meu Grande Amor) e gostei muito da narrativa dela, Fran. De modo que me interessei pelo livro desde a primeira vez que você o mencionou aqui, quando fechou parceria com a editora. E agora seus comentários me deixaram ainda mais curiosa. Parece que apesar de ser uma trama jovem tem um lado psicológico bem desenvolvido. Quero ler.
    Ótima resenha.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também foi o primeiro livro da Ally Carter que li e fiquei maravilhado, sério! Não tinha depositado tantas expectativas sobre a obra que foi me ganhando a cada página, tanto pela estória quanto pelos personagens. Grace me ganhou e já estou louco pra ler o segundo livro (boatos que será lançado em Dezembro por lá).

    Visite: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
  3. Aaaah eu ouvi falar nesse livro faz algum tempo na gringa e fiquei super interessada. Não sabia que tinham trazido pro Brasil. Que ótimo \o/

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
  4. Amiga confesso que pela capa o livro não chamou minha atenção e nem consegui perceber que era da mesma autora de Ladrões de Elite, livro bem resenhado e falado pela blogsfera (pena que a sequência nunca foi lançada =().
    Fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura e da escrita da autora, isso é ótimo quando acontece. Gostei de saber sua opinião. O texto mais uma vez ficou ótimo de ler e compreender, parabéns.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!