Decidi que neste fim de ano – e dado ao curto tempo – a minha retrospectiva será divida em dois posts: um sobre o blog e outro sobre as leituras que realizei. Portanto, hoje eu vou falar rapidamente algumas coisas que rolaram por aqui, e qual será o futuro do Universo Literário (ao menos nas entrelinhas). Na realidade, esse é mais um desabafo...

Imagem: Google.

Em julho eu fiz um balanço sobre o primeiro semestre do ano, então não vou me ater aos fatos que lá constam. Até porque o que fora relatado continuou sendo desenvolvido neste segundo semestre (embora algumas coisas tenham sido executadas com menos intensidade).

Por falar nisso, percebi que muitas colunas simplesmente foram abandonadas. Tudo bem que eu não as estabeleci como fixas, mas, após uma análise, percebi que as tarefas aqui andam muito espaçadas e/ou desordenadas. Isso, francamente, me incomoda muito, especialmente porque sou uma pessoa organizada.

Outra coisa que tem me chateado bastante é o fato de eu não estar conseguindo retribuir os comentários de vocês (respondendo aqui ou visitando seus respectivos blogs). E ainda tem os e-mails, muitas vezes respondidos com muito atraso. Isso é péssimo porque a impressão que dá é que eu não estou preocupada em fortalecer os nossos vínculos. E isso não é verdade.

E quais são as justificativas para tudo isso: falta de tempo somado a falta de organização (este último me deixa maluca... realmente gosto de ser uma pessoa organizada). Parecem desculpas esfarrapadas, pois, quando queremos muito uma coisa, sempre arrumamos um jeito. Mas está realmente complicado ter tempo para todas as tarefas que tenho atualmente.

A prova disso é que este segundo semestre contou com um número menor de publicações em relação ao primeiro. Especialmente em novembro, mês com um enorme déficit de posts (o motivo você lê aqui). E olha que só houve mais textos (38 ao total) porque eu me esforcei bastante e até deixei de fazer outras coisas para me dedicar às atualizações.

Aí vem outras questões problemáticas com o UL: posts ocorrendo apenas dois dias na semana (e isso nunca parece ser suficiente); e um blog que não aderiu com força a onda do booktuber (definitivamente, eu tenho preguiça de manter sozinha as duas coisas – blog e canal – e isso parece um pecado, já que bacana mesmo é quem publica vídeos, e não quem escreve resenhas).

Em outras palavras, o pouco tempo para administrar tudo de forma satisfatória, e a pouca disposição para focar nesse trabalho, me tem feito questionar se eu realmente deveria persistir com o blog. Estaria mentindo se dissesse que nunca pensei em fechar o UL. Mas, ao mesmo tempo, imaginar isso me dá um aperto muito grande no peito.

Eu criei esse cantinho por amor a leitura, por querer compartilhar com outras pessoas as minhas experiências, e porque sempre gostei de ter algo no âmbito digital que contribuísse de alguma forma para a minha vida e formação. E todos esses objetivos foram alcançados... só tive alegrias com este Universo. Por isso, estar em falta com ele (e com vocês) tem me deixado tão desanimada.

Ok, eu sei que deveria deixar de mimimi (ultimamente é tudo que tenho feito por aqui). Até parece que só estou aqui para reclamar da vida e trazer o lado ruim da coisa. Mas não sou uma máquina que produz coisas sem propósito. Eu sou um ser humano e como tal tenho sentimentos.

E esses sentimentos estão deixando minha cabeça bastante confusa neste momento. Embora, por outro lado, estejam me fazendo repensar certas atitudes. Isso é bom...

O que será do blog em 2016? Sinceramente, ainda não sei responder essa pergunta. De qualquer modo, e aconteça o que acontecer, que seja para o bem. Aliás, desejo e espero que 2016 venha com muita luz, e que essa luz guie cada um de nós para os nosso reais propósitos, ou para o que a vida está nos preparando. Até porque tudo passa e muitas coisas acabam, menos o nosso amor pela leitura.

Beijos,


2 Comentários

  1. Tenho que dizer que te entendo completamente, Fran. Sei como é difícil manter um blog sozinha pois já fiz isso, e no fim acabei montando uma equipe por perceber que não era uma jornada que queria fazer só. Enfim, cansaço e desanimo batem mesmo, mas continuamos lutando pelo que queremos. Também espero que 2016 traga muita luz e força, e, como já te disse, vamos apoiar uma a outra.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hello, Fran!

    Que texto legal e espero ver resenhas fantásticas em 2016, afinal você é muito boa no que faz!
    E que 2016 venha com muita luz para todos nós! :)

    Beijos!
    Participe do Natal Literário no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!