As leituras de dezembro de 2015 não foram planejadas. Acho que de todos os meses do ano passado, esse foi o mais inusitado... eu literalmente li o que surgiu na minha frente. Infelizmente, isso não resultou em um saldo geral bem positivo, mas, ainda assim, me proporcionou experiências interessantes. Vejamos...


Em dezembro foram mais leituras digitais do que físicas. 

  1. A Garota Que Perseguiu a Luz, escrito por Sarah Addison Allen, já estava marcado no meu skoob há algum tempo. Esse é o tipo de livro que a gente adiciona por ter um título intrigante + capa maravilhosa (haha!). Sinceramente, eu nem sabia muito o que esperar dessa leitura. E, felizmente, não foi uma decepção. A autora escreve muito bem, e soube criar uma história instigante, repleta de segredos e respostas que me prenderam do início ao fim. Porém, ainda assim, eu esperava um pouco mais. Talvez eu tenha sentido falta de um aprofundamento dos personagens paralelos em relação aos principais, tendo estes me chamado mais a atenção. Cômico, eu sei.
  2. Bonsai, de Alejandro Zambra, veio como indicação de alguns amigos. Por ser curtinho, resolvi lê-lo de uma vez. O inicio da história até que me prendeu, mas o desenrolar se mostrou tão raso, que acabei me dispersando sem perceber. Além disso, os personagens são desagradáveis e isso acabou deixando tudo um pouco maçante. A trama é simbólica, mas não a considero poética ou emocionante. Apesar disso, a escrita do autor é fluida. Para quem gosta de tramas cruas sobre amor e sexo, fica a recomendação. Só não esperem muito.
  3. Sherlock Holmes - Casos Extraordinários, de Arthur Conan Doyle, é um livro de contos bem curtinho, que eu encontrei na casa de uma tia bem por acaso. Resolvi lê-lo porque eu já estava começando a leitura de "O Cão dos Baskerville", e percebi que não estava me sentindo muito a vontade. Como este foi meu primeiro contato com o autor, achei que a mescla de leituras iria me ajudar. E ajudou. Só não foi majestosa. Eu gostei das histórias paralelas, mas, como no geral não curto muito de ler contos (por serem histórias pequenas e passarem rápido demais, haha), não foram tão surpreendentes assim.
  4. O Cão dos Baskerville, também de Arthur Conan Doyle, foi efetivamente a minha primeira experiência com Sherlock Holmes. Imagem a minha expectativa, afinal estamos falando de um dos detetives mais incríveis da literatura policial. Agora imaginem a minha decepção quando percebo que essa personalidade não se faz tão presente nessa trama. Além disso, a história é um pouco previsível, e caminha a passos lentos. Foram expectativas demais... acho que comecei pela obra errada. Alguém tem alguma outra recomendação? Enfim, considero este um bom livro e nada mais.
  5. 365 Dias Extraordinários, de R. J. Palacio, é aquele tipo de livro que você pega para folhear e, quando percebe, já está acabando a leitura. Nele temos lindas frases, uma para cada dia do ano. São preceitos, inspirações, conselhos, tocs... é uma verdadeira reunião de ideias e pensamentos sobre a vida que todos deveriam ter a chance de ler. Livro maravilhoso. Super recomendo! Confesso que fiquei com vontade de criar meu próprio caderno de preceitos também. Haha!


E vocês, conseguiram ler bastante no último mês de 2015?
Beijos,


3 Comentários

  1. Olá! Gostei bastante da Garota que Perseguiu a Lua, mas tbm confesso que esperava por mais. Já li O cão dos Baskerville tbm, mas faz tanto tempo que nem lembro da história direito kkkk
    Beijo e parabéns pelas leituras!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Até que foi um saldo bom, Fran. Não li nem metade disso em dezembro. [rs] Sobre Sherlock Holmes, quero finalmente ler minha coleção esse ano. Pretendo seguir a ordem cronológica, começando por Um Estudo em Vermelho. E tenho que completar minha coleção de Extraordinário... Bem, como no último mês tinha muita coisa pra organizar e ainda fiquei doente só li Star Wars: Provação, Um Cântico de Natal e metade de S. Pelo menos teve qualidade. ^^

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente acho que sua primeira impressão com Sherlock foi ruim, pois também li "o Cão dos Baskerville" recentemente e não gostei, mesmo sendo apreciador do detetive. Bem fraquinho mesmo. "A Garota Que Perseguiu a Lua" é um livro que tenho curiosidade mas não sei se leria, já que algumas resenhas que li ficaram no meio termo. Enfim, que 2016 seja ainda mais produtivo para você e o blog! :)

    Visite: Cantina do Livro

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!