Título: A Arte de Fazer Acontecer*
Autor: David Allen
Edição: 2
Editora: Sextante
Páginas: 320
ISBN: 9788543102818
Nota: 4 de 5

SINOPSE: Sua mente deve estar livre para criar, e não preocupada em reter informações. Foi com esse argumento que David Allen criou o método GTD – Getting Things Done: um sistema de gestão que tem ajudado inúmeras pessoas e empresas a colocar ordem no caos.
Considerado a principal autoridade no campo da produtividade, Allen trabalhou com os melhores e mais brilhantes talentos do mundo defendendo a teoria de manter "a mente clara como água" e abordando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Depois de 30 anos de pesquisa e prática, lançou este livro que acabou sendo publicado em 28 idiomas, tornando-se uma verdadeira referência em organização pessoal. Nesta nova edição, revisada e atualizada, David Allen insere as novas tecnologias na gestão do fluxo de trabalho e inclui as descobertas mais recentes da ciência cognitiva.

Comentários:

Livros sobre estratégias (classificados também como de negócios e/ou de autoajuda) não costumam ser resenhados aqui no blog. Contudo, existem obras são tão interessantes que não podem passar despercebidas. Pelo contrário, elas devem ser disseminadas. E uma delas é o A Arte de Fazer Acontecer, do David Allen

Praticidade, adaptabilidade e autenticidade são algumas das qualidades assinaladas por James Follows (correspondente da revista Atlantic) acerca do método de David Allen, descritas no prefácio deste livro. Diferente de outros autores, que fornecem em suas obras estratégias prontas e passos pré-definidos, Allen nos leva a pensar sobre nossas ocupações de forma individual, fazendo com que sejamos capazes de realizar nossas obrigações de forma produtiva.

E assim é descrito um processo prático capaz de ajudar pessoas como eu e você, ocupadas, estressadas e ansiosas com a falta de controle diante de tantos afazeres. Essa ajuda vem como forma de restabelecer o controle da vida, de modo que possamos adquirir sucesso pessoal e profissional. Para tanto, ele nos ensina cinco passos importantes, através de inúmeros exemplos. Eles são:

1) controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho; 2) aceitar que você não pode fazer tudo ao mesmo tempo e que algumas coisas podem ficar para depois; 3) reavaliar as metas e manter o foco; 4) planejar projetos de longo prazo e revisá-los semanalmente; 5) e aplicar a regra dos dois minutos (faça, delegue, adie ou jogue fora) para esvaziar sua caixa de entrada.

Através dessas técnicas, utilizando-as do modo sugerido por Allen, é perfeitamente possível adquirir foco e produtividade em nossa rotina, e menos estresse. Aos poucos ando executando algumas dessas estratégias (ver um dos exemplos AQUI), e, ao menos comigo, a coisa tem surtido efeitos positivos... e é exatamente isso que o livro propõe: que as estratégias sejam levadas para a realidade de cada um.

Mas, atenção! Para isso você deve 'estudar' o A Arte de Fazer Acontecer. Isso mesmo! Esse é o tipo de leitura que deve ser feita tendo como suporte um bloco de anotações, caneta e marcador (post-its também!). Não basta só entender os conceitos. É preciso aplicá-los! E esse é um exercício enorme, que requer paciência e disposição, afinal são 14 capítulos oferecidos pelo autor. Há muito o que absorver.

Ademais, apesar de um pouco redundante, a linguagem é simples e de fácil entendimento. Aliás, essa edição tem a peculiaridade de tentar atingir todos os interessadas por organização, independente da finalidade de cada um. Portanto, se você gosta do tema, este livro é para você! A leitura é demorada, mas vale super a pena. Com isso, fica aí minha recomendação.

*Cortesia cedida pela Editora Sextante. 


4 Comentários

  1. Confesso que não tenho hábito de ler livros que não contenham uma narrativa, Fran. Mas... Preciso desse! Me identifiquei em vários aspectos e realmente preciso melhorar minha produtividade. Se está funcionando pra você, quem sabe não funciona pra mim também? Vou procurar. Ótima resenha.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Depois de vida organizada estou super ansioso para ler esse livro, Fran. Ainda por cima nesse período de início de ano e fase de readaptações. Volta e meia folheio meu VO e acredito que farei o mesmo depois de terminar esse. Ótima recomendação!

    ResponderExcluir
  3. Fran amiga assim como vc também acredito que alguns desses livros de "auto-ajuda" e técnicas de organização são interessantes e úteis. Gostei de saber um pouco mais sobre A arte de fazer acontecer, ele já tinha me chamado atenção no lançamento, mas não tive como ler nesse momento.
    Adorei as dicas e penso que se nos informamos sobre essas dicas de organização e melhor aproveitamento do tempo podemos sim encontrar um jeito/meio que se enquadre a nossa rotina e realidade. Aos poucos estou conseguindo me organizar e estou sempre buscando mais informações e exemplos de pessoas que fazem dar certo para melhorar constantemente.
    Beijos e parabéns pela leitura!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Existem inúmeros livros desse gênero que li (ex.: Quem Mexeu No Meu Queijo, O Monge e o Executivo, etc) mas nenhum me motivou a resenhá-los e achei diferente (positivamente) ver uma resenha desses, já que não é algo comum. São obras que podem inspirar e tirar boas lições desde que não sejam lidas sem proposito, o que definitivamente não foi seu caso.

    Blog: Cantina do Livro

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!