Quem acompanha o blog regularmente sabe que eu decidi começar o ano com um mini projeto de leitura – concluído com êxito e muita satisfação! A ideia era ler em janeiro todos os livros físicos da minha estante cuja história tenha como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial (saiba mais). Com este critério reuni quatro grandes obras. Veja quais são abaixo.

O ano começou muito bem por aqui... *-*
  1. Minha primeira leitura se tornou uma das minhas favoritas da vida. Isso quer dizer que comecei o ano muito bem. Me refiro a O Rouxinol, de Kristin Hannah (melhor autora!!). Na trama, duas irmãs muito diferentes precisam enfrentar o furor da guerra. Enquanto Vianne e a filha são forçadas a conviver com o inimigo durante o período que seu marido é levado ao front, Isabelle decide se juntar à Resistência arriscando tudo para salvar os outros e libertar seu país. Enredo sensível, de amores, rancores e, sobretudo, esperança. Além disso, nos dá uma noção bem real do que foi a guerra, deixando impressionado mesmo os que estão acostumados a ler histórias com essa temática. É arrebatador! Confira a resenha completa aqui.
  2. Depois parti para O Diário de Anne Frank, da própria Anne. Como você já deve saber, trata-se de um livro de memórias da menina judia que ficou mundialmente conhecida por sua maturidade e fé inabalável. Os relatos de Anne trazem, principalmente, as descobertas de uma adolescente somado ao medo de viver em um esconderijo, encurralada pelas leis ditadas pelo governo alemão daquela época. As descrições de Anne, sempre em forma de carta, nos levam ao seu cotidiano no Anexo Secreto junto a outra família tão peculiar quanto a sua. Além disso, conhecemos uma Anne cheia de planos para o futuro... essas partes, em especial, realmente me emocionaram. Pretendo falar mais sobre o livro por aqui, em breve.
  3. O terceiro livro lido foi uma grande surpresa! Estou falando de O Menino dos Fantoches de Varsóvia, da Eva Weaver. O enredo nos apresenta o ilustre Mika. Com a morte de seu avô no gueto de Varsóvia, Mika acaba herdando um grande casaco, onde encontra escondido o fantoche de um príncipe. Isso o fez ter a ideia de criar um teatro de marionetes, que acaba alegrando todo o gueto enquanto a guerra vai assolando aos poucos a vida de cada um. O que mais me impressionou é que esses fantoches trouxeram esperança não só para os judeus de Varsóvia, mas também para um soldado alemão que se insere na história de forma muito peculiar. Isso dá uma perspectiva que dificilmente encontramos em livros do gênero. Adorei!
  4. Toda Luz Que Não Podemos Ver, do Anthony Doerr, foi a última leitura do projeto. No livro conhecemos a pequena Marie-Laure, de seis anos. Quando a menina fica cega, seu pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos daquele lugar (detalhe: na ocupação nazista, em Paris, eles precisam fugir). Em paralelo temos o Werner, um rapaz que tem como missão descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Para isso ele é enviado a Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure enquanto ambos tentam sobreviver à Segunda Guerra Mundial. Como um todo a história causa certa estranheza devido a forma desconexa como é contada. De qualquer forma, a leitura é fluida... e a história é bela.
  5. Por último, comecei a leitura de A Viajante do Tempo (primeiro volume da série Outlander), da Diana Gabaldon. O livro faz parte das minhas metas literárias para 2016. Não vou comentar muito porque ainda não finalizei o livro... pretendo fazer isso até meados de março, que é quando a segunda temporada da série de TV dá início. Ademais, estou gostando muito de relembrar os fatos... agora vejo que a série está sendo bem fiel ao enredo original.

Acho que o rendimento foi bem positivo. E você, leu muito em janeiro?
Abraços,


3 Comentários

  1. Foi um ótimo começo de ano, Fran! Desses só li O Diário de Anne Frank, que pretendo reler a qualquer momento. Seus comentários sobre os demais me deixaram bem curiosa, e pretendo ler A Viajante do Tempo o mais breve possível. Em janeiro conclui a leitura de S., li a HQ Isto é Tóquio, Charlie Brown!, A Esperança e O Desafio de Ferro. Foi bom.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai que ótimo esse diário de leitura! Nunca pensei em fazer em forma de post, amei!
    E Anne Frank é um dos meus livros favoritos, preciso reler em breve! E não conhecia esse Varsóvia! SUPER ME INTERESSEI!!! =O
    Outlander acredita que eu ganhei de aniversário do ano retrasado e não consegui ler? Troquei por outro livro kkkkkkk! Acho que não foi pra mim naquela época mas quem sabe mais pra frente? Já consegui isso com GoT! #vitória

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
  3. Amiga vc teve um ótimo rendimento em janeiro, leu ótimos títulos e numa quantidade ótima para um mês.
    Esse ano eu ainda não desencantei, até agora só conclui 5 livros e estou quase finalizando o sexto. Apesar de ainda não estar no meu ritmo estou feliz com as leituras. Aguardo sua opinião sobre os livros lidos. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!