A convite da Editora Intrínseca, estou aqui para contar a vocês quais foram os três livros dentre a leva de títulos apresentados na 5ª Turnê Intrínseca que mais me chamaram a atenção, e o porquê. 

Eu achei a proposta maravilhosa, pois, como eu mesma disse no post que escrevi sobre o evento, o mais legal de tudo foi poder conhecer melhor alguns livros que normalmente eu nem pensaria em ler.

No evento, as obras foram apresentadas por categoria – ficção, não ficção e literatura jovem. Sendo assim, escolhi um título de cada para alargar minha wishlist. Vejamos então quais são.


NÃO FICÇÃO: É Isso o Que Eu Faço, de Lynsey Addario
A história da própria autora começa quando ele ainda tentava se estabelecer no fotojornalismo, na época em que os atentados de 11 de Setembro sacudiram o mundo. Por ser um dos poucos profissionais da época com alguma experiência no Afeganistão, ela foi chamada para voltar ao Oriente Médio e cobrir a invasão americana. Foi quando fez a escolha de abrir mão do conforto e da previsibilidade a fim de correr o mundo com sua câmera confrontando as mais duras verdades. 
A obra ganhou minha atenção por dois principais motivos. Primeiro, ela mostrar uma personalidade real apaixonada por sua profissão, que optou por ir à procura do que ela realmente acreditava ser importante. E, segundo, porque promete expor a violenta cultura existente contra a mulher em meio aos relatos de Lynseu, inclusive sobre o seu próprio sequestro durante a guerra civil, na Líbia. Eu, particularmente, aprecio muito essas histórias, pelos exemplos, pelas reflexões e pela realidade no qual ela nos impõe. Por que se arriscar tanto? O que ela precisou enfrentar? Será que ela conseguiu superar tudo rapidamente? Quais lições tirou a partir dessa experiência? Tudo isso eu pretendo descobrir com a leitura desse livro.

FICÇÃO: Eu Sou o Peregrino, de Terry Hayes
Na trama, Peregrino é o codinome de um homem com tantas identidades, que ele mesmo mal consegue lembrar seu verdadeiro nome. Adotado ainda jovem por uma família rica, ele se tornou um importante profissional da espionagem. Sua próxima missão é desvendar uma conspiração arquitetada para efetuar um crime terrível contra a humanidade, envolvendo uma série assassinatos brutais.
Fiquei bastante curiosa por se tratar de espionagem, e eu simplesmente adoro essa temática! Além disso, achei a história do personagem principal muito curiosa: de onde vem Peregrino? Como ele chegou até a espionagem? Ele trabalha para quem? De que forma ele irá solucionar os crimes que compõem a conspiração? Detalhe que não há um padrão, aparentemente. Sim, porque além de terem uma execução diferenciada, as barbaridades ocorreram em lugares distintos, como Arábia Saudita, Síria e Manhattan (leia a sinopse para saber mais). Estou intrigada e preciso saber mais.

JUVENIL: Simon vs. a Agenda Homo Sapiens, de Becky Albertalli
A narrativa nos apresenta Simon, um garoto gay de dezesseis anos. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Só que ele não contava que Martin, o bobão da escola, iria chantageá-lo ao descobrir sua troca de e-mails com Blue, pseudônimo de um garoto misterioso que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Já ouvi muitos comentários positivos sobre esse livro. E, somado a isso, sinto que estou precisando ler uma história que trate questões relacionadas aos dilemas que vivemos na adolescência, amadurecimento, e sobre o tão esperado encontro pessoal com quem realmente somos. Na turnê, fiquei sabendo que essa história tem tudo isso e muito mais! Tem humor, é delicado e traz tudo com muita naturalidade. Pronto, agora não resta dúvidas! Preciso conferir.


Essas foram as surpresas que a Turnê Intrínseca me trouxe. Foi realmente muito bom saber um pouco mais sobre essas tramas. Agora eu gostaria de saber quais foram os livros que mais chamaram a atenção de vocês durante as suas respectivas turnês, ou se curtiram algum dos títulos citados aqui. Deixem nos comentários abaixo.
Abraços,

3 Comentários

  1. Por onde começar, Fran? Eu não tinha conhecimento sobre É Isso que Eu Faço e Eu Sou o Peregrino, e também gostei muito das premissas. Agora posso dizer que tenho interesse nas três obras. Ótima seleção.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Francielle,
    Tudo bom?
    Dos títulos mencionados o que mais me chamou a atenção foi "Eu sou o peregrino", fiquei bem curiosa, e apesar de não gostar muito de Não Ficção, eu achei chamativa a história de Lynsey Addario.

    Adorei o seu blog! *-* Estou seguindo-o... E convido você a conhecer o meu cantinho, e se gostar e puder seguir agradeço imensamente...

    Beijinhos

    Lylu - Menina Lylu

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sou muito fã dos títulos lançados por essa editora, por isso tenho apenas alguns na estante (alguns bem antigos). Mas é sempre bom ficar por dentro das novidades e como você mesma destacou dar atenção aquele livro que a princípio achamos que não leríamos mas ao adquirirmos mais informações ficamos surpresos e desejando ler. Enfim valeu pelas dicas. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!