Você sabe por que o dia 25 de maio é o dia do orgulho nerd?

A iniciativa que celebra o direito de ser nerd teve essa data escolhida para comemorar a premiere do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, que aconteceu em 25 de maio de 1977. Aliás, Star Wars é um dos maiores símbolos da cultura nerd, ou geek, já que seu impacto cultural saiu das telonas para os games, para a literatura, para as HQs, dentre outros.

Star Wars é uma franquia de ópera espacial estadunidense de fantasia científica. Fonte: Google.

O dia 25 de maio também é importante por outro motivo. Nele se comemora o Dia da Toalha em homenagem ao escritor Douglas Adams (1952-2001), autor da famosa trilogia de cinco de livros, O Guia do Mochileiro das Galáxias. Ele também é considerado o grande percursor da cultura nerd. Como o autor dedicou um página inteira em sua história para falar sobre a toalha e sua importância para os mochileiros, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema.

Representação de "Os Mochileiros da Galáxia". Fonte: Google.

De forma geral, o nerd é aquela pessoa muito dedicada aos estudos. Daí vem a junção do geek mais computação, internet, livros, games, quadrinhos, seriados e filmes. O resultado disso é um grupo de adoradores por um mundo cheio de conteúdo. E, felizmente, essa cultura não só se expandiu, como retirou os nerds da margem da sociedade (antes o nerd era visto como o 'esquisitão').

É claro que existem muitas pessoas que não curtem a cultura nerd, e que a caracterizam como uma modinha. Independente disso, acho bacana e até importante que haja um dia dedicado a quem dá valor a essa cultura repleta de coisas legais e interessantes a serem exploradas. É uma forma mútua de celebrar tanto quem recebe o produto quanto quem o produz. 

Portanto, a quem a carapuça servir, tenha orgulho de ser nerd!
Feliz dia da toalha!


3 Comentários

  1. Feliz Dia da Toalha, Fran! Quando descobri o que é ser nerd descobri minha verdadeira identidade, e sou muito mais feliz desde então. Adorei seu post sobre a origem da data, nosso orgulho merece ser celebrado. :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que existia uma data, para comemorar o orgulho nerd, mas amei a iniciativa!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/05/canal-douanne.html

    ResponderExcluir
  3. Amiga que postagem interessante. Gostei dos esclarecimentos.
    Confesso que não me acho uma nerd, gosto de ler e ver filmes e séries. Mas nunca fui de curtir Hqs, jogos etc. Admiro quem os faz e coleciona coisas relacionadas à sua paixão além de se caracterizar para eventos. Enfim foi ótimo ficar por centos dos motivos da comemoração. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!