Abril foi um mês para sair da zona de conforto. Teve livro de parceria, literatura brasileira clássica, livro nacional contemporâneo, maratona literária... teve de tudo um pouco! E o melhor é que no geral foi tudo muito produtivo. Vamos aos comentários? Tentarei ser sucinta graças ao número de obras.

Em abril foram mais leituras digitais...  :)
  1. Minha primeira leitura foi uma obra-prima de Graciliano Ramos, Vidas Secas. Apesar de apresentar personagens não muito envolventes (exceto pela cachorra Baleia), a escrita 'seca' do autor fez emergir uma história de cunho social importantíssima. Por suas críticas e militância social. Além disso, o mais impressionante é que os problemas apontados pelo autor em 1938, quando o livro fora publicado, ainda persistem. O tempo passou, mas muitas coisas continuam iguais, como a seca, a fome, a miséria e a subserviência... problemas longe de desaparecerem.
  2. Em seguida eu li Tenda dos Milagres, do Jorge Amado. Aliás, esse livro faz parte da minha TBR de metas para 2016. Ele trata, em geral, da miscigenação e da cultura popular através de uma narrativa que transparece resistência contra os atropelos da civilização ocidental, que visava descaracterizar culturas ditas primitivas para suprir seus fins capitalistas. Além disso, é mais um alerta contra o preconceito racial e religioso; um alerta para a luta contra a igualdade e a preservação das crenças de cada um. Eu escolhi essa leitura porque o tema me interessa bastante. Sem contar que a escrita popular de Jorge Amado é uma maravilha! É preciso calma para ler esse livro (nada de pressa!), caso contrário soará cansativo, mas vale muito a pena.
  3. Depois eu fiquei doida para ler um romance policial. E a quem eu recorri? Agatha Christie, claro! Foi assim que eu li O Assassinato de Roger Ackroyd. A morte do sr. Ackroyd, na verdade,  foi a terceira de uma misteriosa sequência de crimes que podem estar relacionadas devido a uma série de fato. E quem nos conta essa história é o dr. Sheppard, o médico legista que se vê envolvido nos crimes por saber demais. Como sempre, fiquei bastante surpresa com o desfecho... o responsável é sempre aquele que menos imaginamos, não é? Mas desta vez a coisa foi surreal, gente (haha!). Enfim, ótimo livro para quem procura algo cheio de ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e muito mais!
  4. Em abril eu também consegui finalizar a primeira leitura do projeto leitura de domingo (edição 2016). Estou falando de A Sombra do Vento, do Carlos Ruíz Zafón. Trama totalmente eletrizante, repleta de romances, tragédias, amizades feitas e desfeitas, crueldade, paixões, enfim... tudo numa construção excelente e escrita primorosa. Em breve pretendo falar mais dele por aqui...
Agora vamos às leituras da Vedatona.
  1. Para cumprir o desafio de ler um livro cujo autor eu gosto bastante, escolhi Noah Foge de Casa, do John Boyne. Leitura incrível, gente! O narrador é o Noah, de 8 anos, que foge de casa para não ter que lidar com certo problemas. Mas é exatamente nessa fuga que ele passa a pensar neles graças a ajuda do dono de uma loja mágica de brinquedos. E assim, ele avalia melhor as consequências sobre aquilo que deixa para trás. Maravilhoso! Ainda quero escrever uma resenha sobre esse livro.
  2. Em seguida eu li E Se Obama Fosse Africano?, do Mia Couto, para cumprir o desafio de ler um gênero ainda não lido este ano. A obra reúne ensaios, do qual o autor chama de "interinvenções", que aborda os principais impasses da África contemporânea, como corrupção, autoritarismo, ignorância, ódios raciais e religiosos, além da riqueza da tradição oral e das culturas locais e a influência de Jorge Amado e Guimarães Rosa sobre a literatura luso-africana. É maravilhoso e faz emergir muitas reflexões. Vale super a pena!
  3. Depois foi a vez de Surpreendente, do Maurício Gomyde, lido para cumprir o desafio de ler algo de um autor que até então eu não conhecia. Confesso que a história foi bem diferente do que eu imaginava (o que não é algo necessariamente negativo, se não fosse...)... e muitas coisas me desagradaram: os personagens (imaturos demais para a idade deles, e chatos), as pontas soltas deixadas na trama, os exageros. Gomyde escreve muito bem, e é isso que eu tiro como ponto positivo. Mas é praticamente isso.
  4. Por fim, para continuar uma série, eu resolvi não adiar mais a leitura de Um Beijo Inesquecível, da Julia Quinn. Vai ter resenha dele por aqui em breve, mas já adianto que gostei bastante (isso não é novidade), apesar de que algumas coisas (lê-se a conduta dos personagens) me fizeram questionar sobre a época da história. Ademais, é super fofo! 

Agora chega que eu já falei até demais. E você, leu muito em abril?
Abraços,



Um Comentário

  1. Abril foi mesmo bem produtivo pra ti, heim Fran? E o melhor é que a maioria das leituras te agradou muito, pelo que pude perceber. Pra mim já não rendeu tanto, só li três livros: Star Wars - Marcas da Guerra, Cress e Duas Faces do Destinos. Poucas leituras porque precisei ficar uns dias sem ler para organizar umas coisas e também porque não são livros pequenos. E só gostei dos dois primeiros. Espero que maio renda mais.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!