Maio foi um mês produtivo, de leituras bem variadas. Vou tentar ser sucinta com os livros já resenhados (e com os que ainda aparecerão por aqui)... com os demais tentarei explicar melhor o que achei, ainda que de forma objetiva. Vamos ao balanço, então!?

Quatro livros físicos e três e-books.  :D
  1. A primeira leitura do mês foi fruto da nossa parceria com a Editora Intrínseca: Simon vs. a Agenda Homo Sapiens, de Becky Albertalli. Trata-se de um YA que pauta com naturalidade a tarefa de amadurecer e os dilemas pelos quais enfrentamos para encontrarmos a nós mesmos. O livro apresenta uma abordagem que pode resultar opiniões ambíguas. Para saber mais confira a resenha completa clicando aqui.
  2. Depois eu li Fique Onde Está e Então Corra, do John Boyne, para cumprir a meta literária de maio (onde o desafio era ler uma obra infantil). A trama se passa em meio às tragédias da Primeira Guerra Mundial, e conta as aventuras do menino Alfie Summerfield, que mobiliza todas as suas forças para trazer seu pai (que está em combate) de volta para casa. Essa é uma história de amor... é nisso que Alfie acredita que irá salvar seu pai. Agora imagem só: John Boyne + grandes guerras + narrativa do ponto de vista de uma criança. O resultado só pode ser positivo. Ainda assim, algumas coisas me incomodaram no sentido de serem um pouco surreais demais, tendo em vista que estamos falando de um período bastante crítico da história do mundo. Aliás, não consegui não compará-lo com O Menino do Pijama Listrado, que, apesar de ser mais infantil, é ainda mais intenso. Enfim, ambos tem suas qualidades. E são igualmente adoráveis e emocionantes.
  3. Minha próxima aventura foi com Baía da Esperança, de Jojo Moyes, do qual tive acesso também através da Editora Intrínseca. Confesso que essa leitura demorou um pouco a fluir, porque inicialmente as descrições são cansativas e as alternâncias de pontos de vista são excessivas. Ainda assim, a autora sabe exatamente como nos prender até o final, e nos dá gratas surpresas (mesmo um pouco clichês). Eu gostei, apesar dos pesares. Para saber mais confira a resenha completa clicando aqui.
  4. Em maio eu também li O Misterioso Caso de Styles, primeira obra publicada pela Rainha do Crime, Agatha Christie. Eu gostei bastante do livro, especialmente porque ele já nos dá indícios de coisas que foram se tornando com o tempo a marca registrada da autora. Nele, e como em tantas outras obras, todos os personagens são igualmente suspeitos, além de existir uma série de reviravoltas que faz o assassino ser revelado somente ao final. Só me incomodou o fato de que a narrativa é sintetizada e objetivada demais, ausente de descrições mais completas dos personagens, lugares e até das situações. Além disso, o assassino é meio óbvio (e você não quer acreditar que foi ele justamente por ser óbvio, haha), mas vale a pena!
  5. Sono foi a minha próxima leitura. No conto de Haruki Murakami, uma mulher não consegue dormir há 17 dias. Ela tinha uma vida normal, aparentemente perfeita, mas nunca chegou a pensar seriamente nisso. Até o dia em que deixou de dormir. Vi essa situação como uma metáfora. Acredito que em um devaneio lúcido através da insônia persistente, a personagem desperta para a vida e passa a refletir sobre seus desejos, sua vida (estagnada pela rotina), seus amores, dentre outros. A história é curta, narrada em primeira pessoa e bastante reflexiva. Gostei, com exceção do desfecho (totalmente em aberto), e pretendo ler outras coisas do autor.
  6. S (O Navio de Teseu), de JJ Abrams e Doug Dorst, também foi uma das leituras de maio. Eu pretendo falar mais desse livro por aqui, portanto, irei me ater ao que eu achei de forma bem geral: engenhoso. O livro tem uma qualidade espetacular, e é impossível largá-lo, mesmo que ele soe confuso (fiquei assim por diversas vezes). Vale ressaltar que nesse livro nós somos apresentados a duas histórias: a do Navio de Teseu, escrito por V. M. Straka, e a história de dois leitores que começam a conversar através de anotações no livro a fim de descobrir quem foi Straka. Enfim, apesar de ambas as histórias terem seus altos e baixos, o mais bacana desse quebra-cabeça todo é, sem dúvidas, a experiência de leitura. É por isso que ele vale a pena.
  7. Por fim, li O Jogo do Anjo, de Carlos Ruiz Zafón. Essa foi a segunda leitura do projeto leitura de domingo (edição 2016). Mais uma vez a Barcelona do início do século XX é explorada, mesmo cenário de seu grande êxito internacional A Sombra do Vento. Trama totalmente eletrizante e cheia de suspense. Tem também uns tocs de fantasia, é macabra, cheia de mistérios e tem muita emoção. Me vi preza aos personagens ainda mais do que no livro anterior, e em vários momentos eu não conseguia parar. Excelente!

Eita que eu falei demais. E você, leu muito em maio?
Abraços!


3 Comentários

  1. Conseguiu ler bastante coisa, eu não li nada, tenho que organizar melhor meu tempo.... tá uma correria louca aqui, amei as leituras do mês
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi um mês bem cheio, Fran. Fico feliz que tenha curtido S. e gostado de O Jogo do Anjo, atém bem mais que eu. Preciso muito ler algo da Agatha e do John Boyne! Bom, pra minha surpresa acabei de constatar que li o mesmo número de livros que você em maio. Foram: As Crônicas Marcianas, Somos Todos Feministas, Um Estudo em Vermelho, O Leitor do Trem das 6H27, Eu Sou Malala, 1984 e Os Molambolengos. E ainda comecei Como Eu Era Antes de Você. Definitivamente foi um bom mês. Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amiga pelo que vi pelos blogs amigos, maio foi um mês ótimo para todos nós. Eu consegui concluir cinco livros, para mim essa é uma ótima média, nem sempre consigo. Parabéns por suas leituras, sempre tão originais. Uma coisa que gosto por aqui é que sempre encontro títulos e sugestões que outros blogs não exploram, parabéns pelas escolhas e suas explicações sobre suas impressões foram ótimas, deu para ter uma noção do que esperar.
    Beijos e que junho seja fantástico para nós!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!